13 Dicas para melhorar a usabilidade do Ubuntu 13.04

O Ubuntu 13.04 traz uma interface (chamada Unity) bastante concisa e acima de tudo simples para que os utilizadores menos conhecedores dos sistemas digitais não se confundam. Por tentarem trazer algo simples, alguns utilizadores acham o ambiente Unity do Ubuntu 13.04 demasiado básico, sem funcionalidades que costumam usar.

Assim, neste artigo apresentamos-lhe 13 excelentes dicas para melhorar a usabilidade do seu Ubuntu, ou seja melhorar a forma como o seu Ubuntu funciona para que você tenha algo mais produtivo, mais eficaz que agilize a sua forma de trabalhar no Ubuntu.


 

1. Instale o Unity Tweak Tool

O Ubuntu 13.04 não traz uma ferramenta avançada para modificar as características da sua interface, o Unity. Por padrão, o Ubuntu 13.04 traz apenas 4 opções disponíveis para alterar o Unity. Todas elas disponibilizadas na secção “Aparência” das “Configurações do sistema“.

Ora, o Unity permite alterar muito mais que essas 4 opções. É possível mudar o comportamento da barra lateral, é possível mudar os tamanhos e cores dessa mesma barra, entre muitas outras coisas. Todas as opções que o Unity permite alterar estão presentes numa aplicação chamada Unity Tweak Tool que você pode conhecer e instalar no artigo seguinte:

Imagem

 

2. Adicione áreas de trabalho!

Um dos maiores diferenciais dos sistemas Linux, como o Ubuntu, em relação ao Windows, são as Áreas de trabalho. Para quem está habituado ao Windows, esta funcionalidade não faz muito sentido (eu próprio achava ela completamente redundante quando só conhecia o Windows). No entanto, quem começa a usar as áreas de trabalho depois não quer outra coisa, pois elas realmente aumentam drasticamente a produtividade.

Aliás, existe programas pagos para Windows que simulam esta funcionalidade das áreas de trabalho e inclusive o MacOS também tem esta funcionalidade por padrão. Apesar de ser uma funcionalidade clássica dos sistemas Linux, no Ubuntu 13.04, ela foi desativada talvez para não complicar a interface para os utilizadores menos conhecedores de informática.

Em todo o caso, ativar esta funcionalidade é algo simples e é explicado neste artigo:

Imagem

 

3. Ative o botão de mostrar a Área de Trabalho

Muitos utilizadores gostam de ter acesso rápido à Área de Trabalho, principalmente para terem acesso aos ficheiros que estão lá presentes.

Na minha opinião, normalmente os utilizadores gostam de ter esta funcionalidade pois ainda não usam com suficiente à-vontade as várias Áreas de Trabalho referidas na secção anterior. Eu por exemplo, não costumo usá-la pois quando quero “minimizar” todas as aplicações, em vez de o fazer mudo para uma área de trabalho sem aplicações abertas.

Em todo o caso, se você quiser ter este botão que minimiza (e “desminimiza”) todas as janelas abertas, veja o artigo seguinte que mostra como ativá-lo. O procedimento é também muito simples:

Imagem

 

4. Ponha o Ubuntu a mostrar as janelas abertas movendo apenas o mouse!

Uma das funcionalidades mais espetaculares que se pode adicionar ao Ubuntu é a apresentada nesta dica número 4. Basicamente, se você seguir esta dica, você conseguirá pôr o Ubuntu a mostrar as várias aplicações abertas apenas com o movimento do cursor do mouse.

Ativar esta funcionalidade é algo relativamente simples mas requer que você instale um configurador avançado do Ubuntu. Por esse mesmo motivo, existe um artigo que explica como ativar esta funcionalidade (representada na imagem abaixo à esquerda). Esse artigo, do link abaixo, inclui também vídeo demonstrativo desta funcionalidade:

No mesmo artigo do link acima, há uma outra dica que recomendamos que você ative também! Basicamente tal como você pode mostrar as várias janelas abertas movendo o cursor do mouse para um canto, você também pode pôr o Ubuntu a mostrar as áreas de trabalho simplesmente movendo o cursor para um outro canto (tal como é ilustrado na imagem abaixo à direita).
Imagem

 

5. Ative o scrolling multi-direcional com dois dedos!

Você tem um laptop? Então esta dica provavelmente irá aumentar a sua produtividade! Para quem utiliza um touchpad ao invés de um mouse, provavelmente já reparou que fazer scrolling no Ubuntu, por padrão, não é algo fácil. Pelas opções normais do Ubuntu, temos de fazer um movimento vertical do dedo na zona lateral do touchpad. Ora esta maneira de realizar então o scrolling tem uma taxa de insucesso razoável visto que podemos falhar o posicionamento do dedo.

Assim, a nossa recomendação é: utilize os dois dedos para fazer scrolling. Ao utilizar esta funcionalidade você fica com mais espaço no touchpad para mover o mouse e quando quiser realmente fazer scroll simplesmente usa os dois dedos. Com esta funcionalidade associada a scrolling multidirecional, você fica com acesso a uma forma de scrolling muito natural e muito mais produtiva.

Para ter estas duas funcionalidades recomendamos que veja os dois artigos dos links seguintes. Nestes artigos há dois vídeos que mostram como você passa a usar o seu Touchpad. Acredite, você terá uma produtividade maior quando se habituar a fazer scroll desta maneira.

Imagem

 

6. Acelere o Ubuntu desligando o efeito de desfocagem

Um dos efeitos mais pesados do Unity é o efeito de desfocagem presente no Dash (a interface onde você procura por programas para os abrir). Por isso uma maneira simples de pôr o sistema mais rápido é simplesmente desligando este efeito de desfocagem, ou em inglês Blur. Os resultados práticos, ocorrem principalmente no tempo de espera de abertura do Dash, que vai ficar bem mais rápido.

Experimente esta dica e se não gostar volta a ativar a desfocagem. As diferenças são mínimas, aliás, compare as duas imagens abaixo.

Unity com desfocagem no Ubuntu 13.04 Unity SEM desfocagem no Ubuntu 13.04

 

7. Acelere ainda mais o Ubuntu, desligando as transparências do Unity

Se acha que a dica anterior aumentou pouco a velocidade do seu Ubuntu, então considere desligar não só a desfocagem mas também as transparências. Você vai sentir o Ubuntu consideravelmente mais rápido. Mas lembre-se que esta dica torna-o menos bonito.

Esta dica também pode ser revertida, por isso você pode experimentar e se não gostar volta atrás! A dica está apresentada neste artigo:

Imagem

 

8. Desligue as recomendações de aplicações

Uma funcionalidade interessante do unity é a amostragem de recomendações de aplicações que talvez você possa gostar. Conforme o que você escreve no Unity ele vai sugerindo aplicações que você não tem instaladas. Muitos utilizadores gostam desta funcionalidade pois foi graças a ela que descobriram aplicações interessantes que não vinham pré-instaladas no Ubuntu. Eu próprio já conheci algumas que acabei por recomendar aqui no Ubuntued!

No entanto, como é óbvio, esta funcionalidade requer que o Ubuntu tenha de processar esses resultados similares. Ora esse processamento é redundante e como é óbvio faz atrasar a apresentação dos resultados. Por isso ao desligar esta funcionalidade possivelmente vai aumentar um pouco a velocidade do Ubuntu:

Recomendações de aplicações do Unity

 

9. Como desligar os resultados comerciais (Amazon) do Unity

Tal como ocorre na dica 8, as recomendações comerciais que o Unity apresenta quando você procura por algum programa também atrasam a velocidade do mesmo, fazendo com que o Ubuntu fique sensivelmente mais lento (em computadores mais atuais claro que isso dificilmente se sente).

Assim, uma outra recomendação que fazemos é a remoção dos resultados comerciais. Se você não costuma fazer compras online, não faz grande sentido ter estes resultados. Para além disso, para que estes resultados apareçam o Unity está constantemente a mandar as suas consultas para os servidores da Amazon para que estes disponibilizem produtos similares à pesquisa, o que também não é algo que muitos utilizadores gostem.

Se você quiser remover estes resultados, veja o artigo seguinte, onde mostra várias maneiras de desligar esta funcionalidade:

Imagem

 

10. Ative a funcionalidade de Zoom do desktop no Unity

Uma funcionalidade que costumo recomendar muitas vezes é a ativação da funcionalidade de Zoom. Esta funcionalidade permite aumentar o que você está a ver na tela de uma forma muito simples, sendo útil principalmente para quem tem problemas de visão e até para aqueles utilizadores designers que precisam de ver ao pormenor determinados elementos apresentados nas aplicações do Ubuntu.

A funcionalidade é bastante simples de ativar e segue o procedimento similar à dica número 8. Esse procedimento é explicado neste artigo:

Imagem

 

11. Use e abuse dos atalhos (combinações de teclas) do Unity

O Unity tem um conjunto vasto de atalhos super interessantes que aumentam drasticamente a produtividade. Tem atalhos para abrir as várias aplicações da barra lateral, sem que precise de usar o cursor, tem atalhos para abrir uma lente em específico, tem atalhos para mudar de área de trabalho e até para arrastar janelas entre áreas de trabalho. São muitos os atalhos e para quem os conhece, acredite, são perfeitos!

Ora, como são muitos é algo que um utilizador normal demora a decorar. Por esse mesmo motivo, o Unity tem uma funcionalidade muito interessante que faz aparecer uma janela temporária à frente de todas as outras que mostra os vários atalhos (veja a imagem abaixo). Essa janela temporária aparece se você clicar na tecla SUPER (a tecla que tem o símbolo do Windows) durante alguns segundos. Já agora, se quiser, até pode imprimir um pequeno cubo super prático que contém todos os atalhos do Unity.

Assim, enquanto você não conhece os atalhos, use e abuse desta janela que resume todos as combinações de teclas do Unity. Depois, quando já não precisar dela, simplesmente desligue essa opção. Ao desligar você terá um pouquinho menos de peso do Unity e poderá até usar essa tecla para um outro atalho para uma funcionalidade qualquer, por exemplo usar essa tecla para realizar o Zoom explicado na dica número 10.

Para desligar essa janela temporária e respetivo atalho, veja este simples artigo:

Imagem

 

12. Remova as películas do Unity

Para cada ícone da barra lateral do Unity é adicionada uma pequena película que fica sobreposta ao ícone. Nem todos os utilizadores gostam dela pois esconde um pouco o ícone, visto que essa película adiciona brilhos e até efeito de luz por traz do ícone. Muitos temas de ícones já trazem brilhos e portanto estas películas são redundantes.

Assim, se você achar que essas películas estão a mais no seu Ubuntu, considere removê-las. O procedimento é razoavelmente simples e você pode voltar atrás a qualquer momento. Para saber como remover as películas veja o artigo seguinte:

Imagem

Já agora, se preferir ter umas películas iguais às do Ubuntu Touch, veja este artigo:

Unity com as películas do Ubuntu Touch

 

13. Tenha um Unity mais inteligente e abrangente

A nossa última recomendação para melhorar a usabilidade do seu Ubuntu é a recomendação de um software que ainda está em desenvolvimento e portanto não é 100% garantido que funcione sem bugs (aliás, há algumas funcionalidades que ainda não apresentam dados). Aliás, esta funcionalidade está a ser desenvolvida para o Ubuntu 13.10, mas pode ser usada no Ubuntu 13.04.

Basicamente recomendamos que instale as Unity Smart Scopes, que são pequenas “extensões” que são adicionadas ao seu Unity para que ele mostre mais informações do que as que ele atualmente já mostra. Ao você instalar este software, o seu Ubuntu começa a ser mais dinâmico e conforme o que você escreve o Unity procura na Internet por conteúdos relativos ao que você escreveu e conforme as suas preferências.

Por exemplo, se você procurar por uma cidade são apresentadas informações meteorológicas e até informações históricas da cidade, através de resultados da Wikipedia. Se procurar por um nome da música provavelmente você terá acesso a ela (para comprar) e até acesso a uma parte da música para ter a certeza que é essa mesma música. Uma outra funcionalidade bem interessante é que você pode procurar por imagens e até aplicá-las como fundo da sua Área de Trabalho. Para instalar as Unity Smart Scopes, veja o artigo seguinte:

Imagem

 

Dica Extra: personalize o visual do seu Ubuntu!

A produtividade é algo que está intrinsecamente ligado com a usabilidade, ou seja com a forma como as funcionalidades são disponibilizadas. No entanto, não podemos menosprezar o aspeto da interface que com alguns pequenos toques visuais poderá aumentar o seu humor e por conseguinte aumentar a sua produtividade.

Assim, a nossa dica final é simples: experimente mudar o tema do seu Ubuntu! Utilize um dos inúmeros visuais apresentados e minuciosamente explicados da nossa Série de Visuais:

Serie de visuais do Ubuntued

 

19 Respostas ate agora.

  1. Giovani diz:

    Na barra superior do unity nao aparece os icones de rede, relogio, volume e desligar

  2. Após fazer esses procedimentos, quando reiniciei a máquina, a barra lateral do Unity ficou sem transparência de modo "irreversível". Já ativei e desativei a transparência no Unity Tweek Tool, mas nada. Ficou preta e horrível e o pior: quando a oculto, o lugar onde ela normalmente estava fica preto, também. Ou seja: para não ficar tão feio, tenho que deixá-la à mostra o tempo inteiro. Alguém me ajuda? Adoro o Ubuntu pela beleza e funcionalidade, mas com isso, um dia depois do problema, já está sendo brochante usar o Ubuntu… :/

  3. João Alves diz:

    Queria usar o Ubuntu, entretanto não sou fera em Linux, acho um pouco complicado.

    • Olha, cara, não se preocupe. Você terá um grande suporte e não sentirá dificuldades. Se ainda assim estiver receoso, recomendo que instale o Ubuntu em dual boot com o Windows – há um turbilhão de tutoriais pelo google e no You Tube, é só seguir o que achar melhor.

    • jessica diz:

      Cara, eu era fã do Rwindows, e depois que conheci o Ubuntu minha vida mudou… Bem.. Pode ver como reconheço o windows hoje neh.. Não chamo de Rwindows à toa..

      Ubuntu é facin.. facin… Nunca fiz curso nem nada.. NÃO É COMPLICADO!!!

      Não tem nada haver com o antigo kurumin… Compilar programas… Nada disso existe mais no ubuntu.. é tudo bem mais simples..

  4. geekatatoo diz:

    vou tentar ver isso estou querendo mudar definitivamente meu sistema , seria muito bom entrar com aparencia nova no sistema

  5. chapa2eleita diz:

    Boa cara! Excelente!

  6. Se tem uma coisa que nunca gostei , foi deste Unity, embora eu já saiba utilizá-lo ele realmente não é nada intuitivo para um novato o que dificulta bastante a adesão do sistema ….
    Para que nunca utilizou o sistema e o linux é literalmente um obstáculo aos novos usuários linux !

    Apenas minha opinião pessoal

  7. Helder diz:

    Estou trocando pelo ElementaryOS… Vale a pena ver, mesmo estando em versao beta. http://elementaryos.org

  8. Claudio diz:

    Excelente post. Por isso que o Ubuntued é primordial para nós "ubunteiros"

  9. Clayton Maciel diz:

    A configuração nº4 acho mais fácil de ser executada via Ubuntu Tweak > Ajustes > Espaços de Trabalho.

    VIVA

  10. Carlos diz:

    Essa função “hot corner” é indispensável!!!

  11. JoãoDamasceno diz:

    Caraca…. eu já tenho simplesmente todas as dicas apontadas aqui…. rsrsrsrsrs… Valeu.

  12. carlos carvalho diz:

    Cláudio excelente post .

    Cumprimentos

  13. Anderson Rodrigues diz:

    Gostei do texto, vou botar algumas idéias em prática!

  14. Rodrigo diz:

    Ótima postagem :)

  15. leoseries diz:

    Muito legal

  16. Rafael Schonberg diz:

    Grande post. Obrigado por partilhares. Vou já começar a experimentar estas dicas.

Deixe um comentario