Como recuperar o Grub?
- 6 Comment
Grub é um boot-loader, isto significa que é um programa que permite escolher que Sistema Operativo arrancar. Se você tem instalado o Ubuntu, certamente já o viu:
Por vezes, ou porque instalou o Windows, ou porque houve uma actualização do mesmo, ou porque fez algo de errado no terminal, o Grub “desaparece” impedindo, assim, o utilizador escolher que Sistema Operativo quer arrancar. Esta artigo explica como resolver esta situação.
O primeiro passo que um computador executa, quando é ligado, é o teste de hardware e, de seguida, lê do disco principal um sector chamado MBR (Master Boot Recorder). Este sector tem um tamanho muito reduzido e contem apenas informação básica e útil ao funcionamento do Sistema: partições, código para a execução do Sistema Operativo, entre outros. Assim, basicamente o MBR terá um determinado código que apontará para o “início” do Sistema Operativo.
Num sistema Windows ele estará a apontar para o início do próprio sistema operativo. No caso do Ubuntu, como este permite vários sistemas operativos, o MBR estará a apontar para o Grub, que terá várias opções que apontarão para os vários sistemas operativos. Assim, compreende-se o que é, afinal, o Grub: uma espécie de ponte que aponta para vários caminhos.
Assim, se por algum motivo, o ficheiro MBR for modificado, o GRUB não mais arrancará, sendo, portanto, necessário executar os vários passos abaixo descritos.
Para resolver este problema, deve ligar o PC, arrancar o Ubuntu através do live-CD e seguir os passos seguintes:
- Abrir a consola e escrever:
sudo grub
Este comando executará o programa grub;
- Dentro do Grub escreva:
find /boot/grub/stage1
o resultado será semelhante ao seguinte:
(hd0,X)
Este resultado é a localização do Grub. O primeiro valor é o disco e o segundo, o X, é o valor da partição (número);
- A seguinte linha informa a localização do Grub, através do resultado anterior:
root (hd0,X)
Esta linha deve ser escrita exactamente como o resultado da linha anterior, tendo, portanto, que substituir o X por um numero;
- Por último, deve escrever o seguinte:
setup (hd0)
Esta linha irá escrever no MBR a localização do Grub, referida anteriormente;
- Tendo o MBR actualizado, basta fechar o Grub, fazendo:
quit
Feche o terminal e reinicie o sistema operativo (não se esqueça de tirar o cd).
Referências:
Wikipedia - Master boot record;
Ubuntu Forums - How to restore Grub from a live Ubuntu cd;
LinuxQuestions.Org - write grub to the MBR;
Artigos relacionados:
6 Comentários:
Trackbacks
-
Pedro Adami diz:
Opa muito boa a dica, já tive problemas com o Grub, principalmente após ter que instalar o Windows na máquina, ótima dica, valeu.
Outubro 17th, 2008 às 2:02 pm -
Pedro Adami diz:
Opa muito boa a dica, já tive problemas com o Grub, principalmente após ter que instalar o Windows na máquina, ótima dica, valeu.
Última publicação de Pedro Adami: Honda mostra moto-conceito V4 com rodas vazias no Intermot
Outubro 17th, 2008 às 2:02 pm -
Cláudio Novais diz:
Olá BlackTigerIII,
Antes de mais, gostaria de avisar que nessa linha que escreveu não pode ter letras maiúsculas. Depois, isso não pode ser feito, tal como você disse, porque está num Boot-cd, assim, teria de se procurar qual o disco e qual a partição e só depois fazer a cópia de segurança.
No entanto, não é preciso fazer nada disso, uma vez que este processo faz a procura automática e simplesmente modifica o MBR para apontar para a localização do ficheiro menu.lst, não o modificando, portanto.
Obrigado
Até jáAgosto 13th, 2008 às 9:29 pm -
BlackTigerIII diz:
Esta cena é meia marada.
Só para avisar que convém sempre fazer um backup do file Menu.lst, pois as coisas podem correr pior do que se esperava, e nunca convém, por exemplo, perder a ligação a outro SO que tenhamos nos PC…basta fazer:
sudo cp \boot\grub\Menu.lst \boot\grub\MenuBa.lst(Nota: estou a partir do principio que se encontram na Unidade do disco onde está o grub)
Parabéns pelo blog Cláudio
Agosto 10th, 2008 às 6:44 pm -
Ubuntued diz:
Olá,
Sim, tem toda a razão. Obrigado pela correcção!
Abraço.
Agosto 3rd, 2008 às 1:27 pm -
Anonymous diz:
O primeiro a ser usado é ” sudo grub ” sem aspas.
Fonte:http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=224351Agosto 3rd, 2008 às 5:07 am
