Adicione aplicações ao arranque do Ubuntu!
Por vezes há aplicações que precisamos que sejam executadas logo no arranque do Ubuntu. As aplicações mais comuns que normalmente se adiciona ao arranque do Ubuntu, são pequenos serviços ou indicadores, que na verdade ficam abertos mas em background, ou seja, sem o utilizador ver essas aplicações a trabalharem.

Ora, neste artigo iremos explicar, de forma muito fácil e rápida, como adicionar aplicações ao arranque do Ubuntu. Você poderá adicionar o que quiser para ser iniciado com a sessão do Ubuntu!

Este artigo é extremamente simples, pois o Ubuntu tem uma aplicação que faz a gestão das aplicações de arranque. Portanto o artigo resume-se a explicar como abrir a aplicação e como adicionar os programas ao arranque do Ubuntu.

Antes de explicar como adicionar então aplicações ao arranque do Ubuntu, a equipa do ubuntued quer apenas lembrar que há um artigo muito interessante que permite mostrar todas as aplicações que estão no arranque da sessão do Ubuntu. Esse artigo existe pois há várias aplicações que são ocultadas para que os utilizadores não as desliguem. Quer saber como pôr essas aplicações visíveis? Veja este artigo:

 

Como adicionar uma aplicação ao arranque do Ubuntu

1. Você sabe qual é o comando da aplicação?

A adição de uma aplicação ao arranque do Ubuntu é extramemente simples, mas requer uma informação que você tem de saber previamente: o nome/comando que abre a aplicação que você quer que ela seja aberta. Para você saber qual o nome da aplicação, você pode simplesmente abrir o terminal e escrever o nome dela e carregar na tecla ENTER. Se ela abrir, perfeito, é esse o comando que a abre.

No caso de você não saber o comando que abre determinada aplicação, também não há problema pois existe maneiras de descobrir isso mesmo. A maneira mais simples de descobrir é utilizando a aplicação de gestão de atalhos do Ubuntu chamada Alacarte. Essa aplicação é dada a conhecer no artigo do link abaixo:

A abrir o Alacarte
Depois de abrir o Alacarte, tal como se mostra na imagem acima, para obter então o comando que abre determinada aplicação basta selecionar a aplicação pretendida e escolher a opção “Propriedades“. Ao fazê-lo, abre-se uma janela onde apresenta o comando que abre a aplicação que você escolheu. Por exemplo na imagem abaixo, o comando é “guake”.
A buscar comando da aplicação no alacarte

 

2. Abra o gestor de aplicações de arranque do Ubuntu

A aplicação que permite adicionar e remover aplicações do arranque do Ubuntu pode ser aberta do Unity. Basta procurar por “sessão” no Dash do ubuntu, tal como na imagem abaixo, e selecionar o gestor de aplicações de arranque do Ubuntu. No caso de você ter o Ubuntu em português do Brasil a aplicação aparecerá com o nome “Aplicativos de sessão”, caso tenha o Ubuntu em português de Portugal, o nome da aplicação é “Aplicações de Arranque”.
1 - Abrir aplicativos de sessãoM

 

3. Adicione uma nova aplicação ao arranque do Ubuntu

Depois de ter o gestor aberto, para adicionar uma nova aplicação ao arranque do Ubuntu, clique no botão “Adicionar” tal como se mostra na imagem abaixo:
2 - Clique em Adicionar para acrescentar uma nova aplicação ao arranqueM

Será então apresentada uma janela muito semelhante à da imagem abaixo em que você deverá preencher os vários campos apresentados conforme necessário.
3 - Preencha todos os campos de forma detalhadaM

De salientar que o comando deverá ser exatamente como você determinou antes e deve ter em atenção que o comando é case-sensitive, ou seja, letras maiúsculas são diferentes de letras minúsculas. Quanto aos outros campos, tente preencher da maneira mais detalhada possível para o caso de você um dia se esquecer do porquê de determinada aplicação estar a arrancar com o Ubuntu.

Quando terminar a edição, clique no botão “Adicionar“. A partir desse momento, sempre que iniciar o Ubuntu essa aplicação será iniciada.

 

 

5 Respostas ate agora.

  1. Nelson diz:

    O Problema colega é saber o nome do aplicativo ou onde encontra-lo colega, tem solução?

    • Cláudio Novais diz:

      O nome do aplicativo? Como assim?

      Se você sabe qual o aplicativo que quer adicionar ao arranque, basta procurar no Alacarte tal como referido no texto!

  2. Ivo diz:

    Muito bom o artigo.
    Gostaria de saber como faço para atrasar o arranque de um aplicativo. Tenho o Cairo Dock instalado e ele está abrindo um pouco antes da conclusão do SO, então a barra de ferramentas superior fica encobrindo parte dos ícones.
    Se alguém puder ajudar agradeço.

  3. Muito interessante sempre quis fazer isso no Ubuntu e não sabia como, agora o Transmission pode iniciar juntamente com meu Ubuntu 12.04 hehehehe

Deixe um comentario