Existe muitas imagens de CD’s na Internet que vêm como tipo de ficheiros .cue/.bin. Este tipo de ficheiros são utilizados, normalmente, quando é necessário guardar informação com o tipo de organização dos dados a guardar num determinado CD. Normalmente este tipo imagens de CD’s inclui dois ficheiros: um com a extensão .cue que guarda a informação dos metadados, ou seja, a organização dos dados, tais como o título do CD, as faixas, bem como sua ordem; e outro ficheiro que normalmente é .bin, ou seja, binário (no entanto, pode ser de som: mp3 ou wav), que tem a informação em concreto.

Ora neste artigo, explica-se como pode converter estes ficheiros com a extensão .cue/.bin para ficheiros com extensão .iso. Esta conversão pode ser necessária por várias razões, mas a principal será certamente para poder montar estes ficheiros em drives virtuais de uma forma bastante simples.

BinChunker a converter dois ficheiros, cue e bin, para um ficheiro final.iso

Este artigo vem no seguimento de um outro que aborda como converter ficheiros do tipo .nrg (do programa Nero) para o tipo .iso. Tal como no artigo referido, neste artigo a conversão é feita através de um programa que funciona apenas no terminal, chamado “binChunker“. À primeira vista, essa características pode não ser muito apelativa, no entanto, o funcionamento é muitos simples, tal como no artigo referido e, no caso de ter dúvidas bastará seguir os pontos básicos deste artigo.


Instalação do binChunker

A instalação do programa binChunker é muito simples pois ele está disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu. Sendo assim para instalar basta escolher um dos métodos seguintes: pode ou clicar neste botão a seguir ou então escrever o seguinte no terminal:

Clique aqui para instalar o bchunk

sudo apt-get install bchunk


Depois do processo estar concluído, o programa fica, como normalmente acontece no Ubuntu, imediatamente disponível para utilização.


Como converter ficheiros cue e bin para iso?

Depois de ter o binChunker instalado, a conversão deste tipo de ficheiros é muito simples e passa por abrir o terminal, navegar para a pasta onde se encontra os ficheiros a converter e executar o programa. Sendo assim, em concreto, o procedimento deve ser o seguinte:

  • Abra o Terminal, através do menu Aplicações → Acessórios → Consola (ou Terminal);
  • Navegue, pelo terminal, para a pasta onde se encontra os ficheiros a converter (se não sabe como fazer este passo, veja este artigo);
  • Quando estiver na pasta onde se encontram os ficheiros, deverá executar o programa, escrevendo o nome dele (bchunk) seguido do nome dos ficheiros originais e por fim do nome do novo ficheiro com extensão .iso que será criado. Este comando deverá ser muito semelhante ao mostrado na primeira imagem do artigo. Para uma melhor compreensão, hipoteticamente, se você tiver dois ficheiros chamados “original.bin” e “original.cue” e quiser convertê-los para um ficheiro chamado “final.iso”, então deverá escrever o seguinte no terminal:
bchunk original.bin original.cue final


O resultado da execução deste comando deverá ser algo semelhante ao seguinte:

binchunker for Unix, version 1.2.0 by Heikki Hannikainen
Created with the kind help of Bob Marietta ,
partly based on his Pascal (Delphi) implementation.
Support for MODE2/2352 ISO tracks thanks to input from
Godmar Back , Colas Nahaboo
and Matthew Green .
Released under the GNU GPL, version 2 or later (at your option).

Reading the CUE file:

Track 1: MODE1/2352 01 00:00:00

Writing tracks:

1: final.iso01.iso 574/574 MB [********************] 100


Referências:

Wikipedia: Cue;
Homepage do BinChunker;
Bchunk: convierte imágenes Cue/Bin a ISO;
UbuntuForums: Convert cue & bin to ISO format cdrom.

3 Respostas ate agora.

  1. sandro diz:

    To com um problema, tenho um cartao de memoria corrompido, na camera le, no pc diz que nao esta formatado.
    Atraves de um programa chamado Art plus digital photo recovery 4.1
    extrai um arquivo imagem do cartao chamado Arquivo.bin.
    Esse programa ate mostrou as fotos mas nao recuperou pois precisa serial. como faco para resgatar as fotos?

  2. niquelnausea diz:

    testei com um cd de dados e funcionou perfeitamente, mas com um cd de áudio não funcionou, criou vários arquivos com a extensão .cdr. para solucionar o problema deve-se usar as opções -s -w.

    bchunk -s -w original.bin original.cue final

    o arquivo final não estará no formato .iso, mas sim em várias faixas em wav.

  3. Rafael C457ro diz:

    Como eu precisava dessa dica um tempo atrás…muito obrigado

Deixe um comentario