Desligue o Bluetooth do arranque do Ubuntu. Quando precisar pode ativar temporariamente!Apesar do protocolo Bluetooth ainda estar presente na maioria dos computadores e celulares (telemóveis) atuais, este não é muito utilizado, provavelmente por ter ficado sempre à “sombra” do protocolo Wireless que trouxe muitas mais vantagens.

Assim, seguindo essa noção, conclui-se facilmente que se tem uma funcionalidade no computador que pouco se utiliza e que, caso esteja ligada, está a gastar energia para se manter em alerta (para que outros dispositivos possam conectar), o que pode ser desvantajoso em termos de poupas de energia.

Ora, se você tem um computador que só permite ligar/desligar o Bluetooth via software (como é o meu caso), então sempre que você liga o seu Ubuntu, tem o Bluetooth a gastar a sua bateria. Neste sentido, este artigo explica-lhe como definir o seu Ubuntu a arrancar com o Bluetooth desligado; depois, apenas caso preciso, poderá ativar o bluetooth como normalmente você faz para o desligar (ver imagem acima).

Desligue o Bluetooth do arranque do Ubuntu. Quando precisar pode ativar temporariamente!

Muitos são os computadores que têm o protocolo bluetooth que para muitos utilizadores é útil: para transferir fotografias do celular (telemóvel) ou simplesmente para fazer uso do seu mouse sem fios. No entanto, muitos outros utilizadores simplesmente utilizam muito poucas vezes esse protocolo para guardar fotografias; e relativamente ao mouse, ou têm um mouse com fio ou então um mouse atual ligado por wireless.

Ou seja, este artigo pode até não aplicar-se a si que o utiliza o Bluetooth com alguma frequência, no entanto, na generalidade dos utilizadores, este não é utilizado ou então é utilizado pontualmente. O que se conclui então que é preferível que o protocolo esteja desligado por padrão e, quando for preciso, se ative para efetuar essas ações.

Ativar o Bluetooth será então tão fácil quanto clicar no ícone do bluetooth e escolher para ligar, tal como pode ver na imagem acima. Como vantagens, terá certamente alguns minutos a mais de bateria; e ainda evitará que haja radiação a proliferar o nosso ambiente, à qual não sabemos qual o impacto na nossa saúde.

Depois de ligar o bluetooth temporariamente, volte a desligar para poupar bateria

Como definir o Ubuntu a arracar com o BlueTooth desligado?

Apesar de não existir uma opção via janelas de opções para desligar o Bluetooth do arranque do Ubuntu, é possível definir isso de uma forma bastante simples. Essa forma de definir passa por acrescentar uma linha de texto num ficheiro de configuração do Ubuntu, que apenas dirá ao Ubuntu para manter o Bluetooth desligado, mas que a qualquer momento poderá querer ativar através do indicador mostrado nas imagens do início do artigo.

Assim, para editar o ficheiro em questão faça a combinação de teclas ALT+F2 para executar o comando abaixo ou então execute esse mesmo comando no terminal (o resultado é o mesmo):

gksu gedit /etc/rc.local

Execute este comando com a combinação de teclas alt+f2

Depois disso, será aberto um ficheiro semelhante ao da imagem acima que no final dele se encontra uma linha com o seguinte:

 exit 0

Deverá então copiar a linha seguinte para esse ficheiro imediatamente acima da linha apresentada acima, ficando com um aspeto muito semelhante ao da imagem abaixo:

 rfkill block bluetooth

A definir o bluetooth delisgado no arranque do Ubuntu

Depois disso, guarde as alterações feitas no ficheiro e feche o programa. A partir deste momento o seu Ubuntu arrancará com o serviço bluetooth desligado. A qualquer momento, quando você precisar de utilizar o bluetooth, apenas precisará de ir ao indicador do bluetooth e ativar o serviço como normalmente o faria!

 

Referências:

12 Respostas ate agora.

  1. Guilherme Rodrigues diz:

    Aqui não funcionou, infelizmente. Para ligar o bluetooth e funcionar preciso reverter o processo.

  2. Ivo Acioly diz:

    Muito bom post!!! parabéns

  3. Matusalem diz:

    Maravilha!!! Obrigado pela solução!

  4. deco diz:

    Uauu, Muito bom msm gostei da dica!!! Esses dias estava me perguntando por algo parecido se é possível reiniciar o bluetooth em caso de problemas. É possível???

    • Cláudio Novais diz:

      Pelo terminal é muito simples, aliás, pelo terminal pode reiniciar qualquer serviço! Basta escrever o seguinte no terminal que ele é reiniciado:
      sudo /etc/init.d/bluetooth restart

      Abraço

  5. Colossos diz:

    Bom artigo, parabéns. Entretanto não aceito ter que ir nas entranhas do sistema digitar comandos, isso tem que acabar, esta função que você propõe deveria estar disponível nativamente, ou seja, um simples clique para desativar/ativar o bluetooth, como no windows. Do contrário, na próxima versão lá vou eu ter que refazer todas estas gambiarras.

    • Cláudio Novais diz:

      Olá Colossos,

      Verdade, sem dúvida! E acredite que isto está a mudar. Já viu como está o Oneiric Ocelot em termos de opções? Centralizaram tudo, agora é começar a enriquecer essa aplicação!

      Entretanto, este tipo de ideias, deve ser abordado não dessa maneira de "não aceitar", mas, sim, de forma pro ativa: utilizando o serviço BrainStorm do ubuntu que permite pedir funcionalidades e tomar decisões em comunidade!

      Abraço

  6. Olly diz:

    Offtopic: Sei que o artigo não é o mais indicado mas gostaria de pedir um esclarecimento. Como faço para partilhar o meu wifi com o meu android (2.3.6)? Existe algum tutorial que possam indicar ou publicar um artigo aqui no Ubuntued?

    Obrigado por tudo e (continuem o) bom trabalho!

Deixe um comentario