Catfish

Apesar de gostar muito do Ubuntu e de, sempre que possível, defender este Sistema Operativo espectacular, a verdade é que quando se fala de procura de ficheiros no disco as ferramentas ficam um pouco aquém do que elas deviam realmente oferecer ao utilizador. Por esse motivo, apresento este artigo que refere a aplicação  Catfish, que tornará as pesquisas bem mais atractivas ao utilizador.


Na minha opinião, e certamente na maioria dos utilizadores, os programas que o Ubuntu traz para fazer procuras de ficheiros não são, de modo algum, programas completos. Uns apenas funcionam no terminal (o locate e o find), outros funcionam à base de indexadores que põem o sistema operativo mais lento (o Tracker) e depois temos a procura do Nautilus, que não tem opções de pesquisa, apenas permite escolher a palavra a procurar.

Opcoes do Catfish

Ora, o que Catfish faz é agrupar todas estas funcionalidades e juntá-las numa aplicação só. O Catfish é um programa que, na sua janela, apresenta uma zona para os resultados das pesquisas e outra para as opções das pesquisas. Nesta última permite escolher o método (ou programa) a utilizar para fazer a procura, ou seja, caso nunca tenha instalado nenhum programa de pesquisa terá apenas acesso ao locate e ao find. Caso tenha o beagle, este também será incluído na lista de métodos de pesquisa.

Para além de permitir escolher qual o programa a utilizar para procurar ainda inclui algumas opções importantes, como escolher o tipo de ficheiro, limitar os resultados, procurar ficheiros ocultos e escolher a zona onde procurar.

Resultados de uma pesquisa


Instalação

Visto que esta aplicação está nos repositórios oficiais do Ubuntu, a sua instalação é muito simples. Você poderá instalar o Catfish apenas clicando aqui ou, então, abrindo o terminal e escrevendo o seguinte:

sudo aptitude install catfish


Depois de o instalar, para executar o catfish poderá utilizar o Gnome-do ou então pelo Menu Principal do Painel do Gnome em: AplicaçõesAcessóriosCatfish.


Referências:

Homepage do Catfish.

24 Respostas ate agora.

  1. klektory diz:

    Esotiq Woman Felicia figi 18783 ,

  2. Amphetamines are not recommended for children under 3 years of age. ,

  3. I think I will stop when this months supply is gone. ,

  4. None diz:

    For patient use, refrigerated Kaletra capsules remain stable until the expiration date printed on the label. ,

  5. “As a registered dietitian, this study indicates to me that helping people make gradual changes will help them comfortably achieve a healthier weight. ,

  6. Amaral diz:

    Tudo de bom, o catfish!!
    parabens.

  7. Cláudio Novais diz:

    Olá luisousa,

    Tem toda a razão! Erro corrigido!
    Obrigado pelo reparo.

    Olá Kernel_Script,

    Obrigado pelo comentário.
    Ah, pode falar em português. :p

    Abraço.

  8. Superb tip. I use that awesome app for a long time now and also recommend it.

    Última publicação de kernel_script: Lori’s Tear – Meu projeto de Jogo Open Source feito no Blender e BGE

  9. luisousa diz:

    Só uma nota: referes o beagle, mas já desde há algumas releases atrás que ele não vem instalado de origem.

    Em vez disso vem instalado o tracker, com o nautilus compilado para ter integração com ele.

    O tracker é um projecto mais recente que o beagle, e reconhece menos tipos de ficheiros, mas é substancialmente mais leve e rápido que o outro.

  10. Cláudio Novais diz:

    Olá Lex,

    Exacto, se se juntasse o “Pesquisar por Arquivos” ao Catfish e depois integrasse tudo no nautilus, ficaria perfeito. Mas penso que até lá ainda se vai passar muito tempo.

    Olá Anderson,

    O tema é o dust e os ícones chamam-se Ice, pode fazer download aqui:
    http://www.gnome-look.org/content/show.php/ICE+icons?content=84852

    Abraços

  11. Anderson diz:

    ótima dica.

    minha pergunta é outra … gostei muito do seu tema ali na foto. Você poderia dizer o que está usando?

  12. Lex Aleksandre diz:

    Excelente dica!
    As opções de escolha do tipo de arquivo e de qual backend de procura deveriam vir por padrão no “Pesquisar por Aquivos” (Pesquisar por Ficheiros). Sei que por padrão ele utiliza o locate, mas também pode usar o find e o grep se alterarmos isso no gconf-editor, mas não é uma tarefa a ser feita por um usuário final!
    Ateh!

Deixe um comentario