Lançado o Kernel Linux 3.12.12

O novo Kernel Linux 3.12.12 acabou de ser empacotado pela Canonical, estando portanto disponível para download. Este kernel 3.12x, a versão mais estável atualmente, traz novidades muito importantes para quem utiliza placas de vídeo híbridas da AMD e nVidia, bem como para os sistemas de ficheiros Ext4, F2FS, XFS e BTRFS.

Este Kernel não está presente nas atualizações de nenhum Ubuntu, no entanto, você pode tê-lo no seu Ubuntu. Assim, neste artigo damos-lhe a conhecer o Kernel 3.12.12 e explicamos como você o pode instalar manualmente de forma fácil. De salientar que o método explicado neste artigo não requer qualquer procedimento complexo de compilação. Este kernel foi empacotado tendo em vista os últimos Ubuntus, portanto funciona bem no Ubuntu 13.10, 13.04 (que tem o suporte descontinuado), no Mint 15 e no Mint 16. Funciona também na versão LTS mais atual, o Ubuntu 12.04 e ElementaryOS.

ATENÇÃO: A instalação do Kernel é um procedimento apenas para usuários com
conhecimentos capazes de desfazerem a instalação caso ocorra algo errado.

 

O método apresentado neste artigo utiliza um script editado e testado pela equipa do Ubuntued (veja o vídeo abaixo). O script é extremamente simples e basicamente faz download dos pacotes deb do Kernel Linux conforme a arquitetura do seu computador (que estão presentes neste link). Você pode ver o código fonte desse script quando fizer download para o seu computador, bastando para isso abrir o ficheiro com o Editor de Ficheiros do Ubuntu, o Gedit.

Relativamente às novidades do Linux Kernel 3.12.12, são apenas modificações de manutenção da família Linux Kernel 3.12x. Você pode saber mais sobre o Kernel 3.12x aqui (em inglês). Verá que que este Kernel 3.12x, tem vantagens importantes para quem utiliza placas de vídeo AMD, nVidia e Intel Haswell. De resto você pode saber mais detalhes sobre esta versão em concreto aqui:

O procedimento de instalação é extremamente simples. No entanto, como o Kernel é a parte mais importante do Ubuntu, muita gente oferece alguma resistência em experimentar instalar. Antes de você realizar o procedimento, recomendamos que veja o vídeo seguinte onde mostramos todo o processo de instalação de um kernel anterior:

 

Como instalar o Kernel 3.12.12

Tal como referido o procedimento usa um pequeno script que faz download dos ficheiros deb conforme a arquitetura do computador. O procedimento deve ser executado sequencialmente e todo ele feito pelo terminal.

  • Navegue para a pasta temporária do Ubuntu:
cd /tmp

  • Faça download do script:
wget http://ubuntued.info/kernels/kernel-3.12.12 -O kernel-3.12.12

  • Defina o ficheiro do script como executável:
chmod +x kernel-3.12.12

  • Execute o script com o comando abaixo. Ele irá perguntar se você tem a certeza. Carregue na tecla ENTER para continuar. Aguarde e acompanhe a instalação.
sudo sh kernel-3.12.12

  • Quando o procedimento de instalação do comando anterior terminar, você já tem o kernel instalado. Significa portanto que apenas precisa de reiniciar para começar a utilizar. Para tal execute o comando seguinte:
sudo reboot

Depois de reiniciar, se você quiser confirmar que está a usar o novo kernel, abra o terminal e escreva o comando seguinte:

uname -r

 

Como remover o Kernel 3.12.12

A instalação do Kernel 3.12.12 deu algum problema? Você quer remover este kernel? O procedimento de remoção também é muito simples, basta escrever o comando seguinte no terminal:

sudo apt-get purge linux-image-3.12.12-*

 

Uma Resposta ate agora.

  1. Vou ficar no 3.2.0-60 mesmo!Uma vez quase explodi o computador trocando o kernel :'( vai que da algum erro e como eu nao sei voltar pro kernel antigo to fora dessa (y)

Deixe um comentario