O Veetle é um excelente serviço de video streaming, ou seja, de visualização de canais televisivos. O Veetle utiliza um serviço de streaming diferente dos muitos existentes na Internet, ele utiliza algoritmo de P2P, ou seja, quem está a ver um determinado canal, não só é cliente mas também é transmissor, ou seja, também partilha esse canal com outros utilizadores que estejam a ver. Este tipo de serviço é chamado P2P-TV, pelo facto de ser uma partilha entre utilizadores de canais televisivos.

Veetle a transmitir um episódio da série de Dexter

Por ter este funcionamento diferente, normalmente funciona melhor que outros serviços que com elevados acessos tendem a funcionar mais lentamente. E, exactamente por causa disso e principalmente por reproduzir os canais com alta qualidade, o Veetle é dos mais procurados na Internet para visualização de canais televisivos, normalmente para ver jogos de futebol ou séries americanas em directo, em vez de ter de se esperar meses até chegar ao nosso país de origem.

Este artigo, é bastante simples e apenas dá a conhecer este excelente serviço, que é o Veetle, e indica como o pode ter a funcionar no seu Ubuntu, visto que precisa de uma aplicação auxiliar para reproduzir os conteúdos.

Veetle a transmitir o TopGear

Antes de explicar o procedimento de instalação, se não sabe o que são serviços P2P ou serviços P2P-TV ou até o que é o Veetle, recomendo que dê uma vista de olhos no final deste artigo, na lista de referências para a criação deste artigo.

Relativamente a este serviço que utiliza um programa auxiliar, esse programa é utilizado pelos seus browsers e você nada precisa de fazer nos browsers a não ser instalar o referido programa. Esse programa é necessário para a leitura e para efectuar o referido procedimento de partilha do vídeo com os outros utilizadores. Por isso, seja qual for o seu browser, em princípio, depois de instalar este software, poderá ver os vídeos sem problemas.


Instalação

A instalação da aplicação que auxilia o Veetle é razoavelmente simples no entanto, como utiliza o Terminal, para alguns utilizadores pode parecer complicado. Por isso, recomendamos que leia atentamente a lista seguinte e proceda de forma sequencial todos os pontos:

Clique para fazer download do Veetle

  • Ao entrar num canal, caso ainda não tenha o Veetle instalado, será apresentado, na zona do vídeo, um botão azul intitulado “Baixar“. Deverá clicar nele e fazer download do ficheiro.

Guarde o Veetle no seu computador

Execute este comando para instalar o Veetle

  • Por fim, deverá digitar o seguinte no terminal:
    sh veetle-*

Clique no Enter para proceder à instalação

  • Serão apresentados os Termos do Serviço e então deverá carregar na tecla Enter até serem apresentados todos os termos e o programa referir o seguinte:

    Press to accept the terms and continue.

    Aguarde alguns segundos para que a instalação seja concluída.


Pós-Instalação

Depois do processo explicado acima ter terminado, basta actualizar a página do Veetle, ou mudar para outro canal. O vídeo será imediatamente apresentado.

Veetle a transmitir um jogo de futebol


Referências:

WebTV (P2P-TV) – Wikipedia;
P2P – Wikipedia;
Homepage do Veetle;
Sobre o Veetle.

38 Respostas ate agora.

  1. marcele diz:

    olá como excluir um video please.

  2. Carlos diz:

    Olá Luís Cardoso

    Das duas uma, ou dizes por completo “livre de custos” ou dizes “gratuito”, porque dizer apenas “livre” é erro neste contexto. Se bem que é preferível usares a palavra livre para falar de liberdades e não misturares com custos.
    Dizer Software proprietário e livre é a mesma coisa que dizer que é preto e branco, são duas coisas completamente opostas. O contrário de Software Livre é Software Proprietário e o contrário de Software Open Source é Software Closed Source.
    E Free Software é diferente de Freeware, por isso não percebo o “freeware = free software”.

    Um programa proprietário é mais do que “não se pode ver o código”, um programa pode continuar a ser proprietário mesmo tu podendo ver o código (caso do unRAR, por exemplo), desde que não respeite as 4 liberdades essenciais definidas pela FSF (Free Software Foundation) ou até a definição da OSI (Open Source Initiative).

    Pelo o que vi da Xara Xtreme a versão Windows é proprietária e paga enquanto que a versão para GNU/Linux é livre (ou seja, permite as 4 liberdades, através da licensa GNU GPL) e gratuita.

    Ah e eu também não gosto da pirataria, atacar barcos e aviões é muito feio.

    Bem esta discussão já está a ficar extensa demais, é melhor parar por aqui.
    Até mais.

  3. Luís C. diz:

    Olá Carlos,

    Vamos lá esclarecer uma coisa: quando refiro livre, é no sentido de livre de custos ao utilizador, mas este termo tanto se aplica ao Programa Proprietário (sendo denominados por freeware = free software) como ao Open Source Software. Agora falta referir que o Programa Proprietário apenas indica que o utilizador final (End User) não tem acesso ao seu Código Fonte sem a autorização do seu “Criador”. No campo do Open Source Software (Programa de Código Aberto), o utilizador pode consultar o Código Fonte, mas o seu “Criador” pode restringir as acções aplicando a Licença que quiser ver no seu projecto, sendo que aí poderá entrar a dita FSF (Free Software Foundation).
    Dou-te o Exemplo do programa Xara Xtreme, que em 2006 a Empresa passa a disponibilizar o seu código ao abrigo do Open Source, possibilitando desta forma portar o programa para Linux. Se pesquisar o programa verá que na versão Windows (versão original) este ainda é Pago. No caso da versão Linux, encontra-se ao abrigo da GPL, sendo distribuída de forma gratuita (Livre de Custos).

    Outra coisa errada que refere, Drivers e Jogos, os drivers não são apenas necessários para os Jogos, porque se quer que o Hardware dure muito anos, convém ao SO saber como interagir sem ser de forma “bruta” evitando um maior desgaste do Hardware, diminuindo o gasto energético e aumentando o período de vida útil do equipamento. Eu no meu caso apenas precisei de instalar driver proprietário no caso da Impressora, de resto foi tudo configurado correctamente pelos drivers que o Ubuntu já possui.
    Quanto às placas gráficas, não precisa de jogar para puxar por elas, pois se tiver de processar imagens em tempo real como eu já tive de processar, a placa gráfica dava o “berro” ainda antes de terminar de analisar o primeiro lote de imagens.

    Agora para finalizar, a questão do Kicad e o Eagle, se eu optei pelo Eagle na versão Light (Livre de custos) é porque não tenho de momento maneira de contribuir para o Kicad, nem para comprar a versão Standard ou Profissional. E fiz isto porque sou contra os Software Pirateado e porque apenas precisava de desenhar uma placa, que segundo as limitações da versão Light do Eagle, era possível realizar de forma rápida e eficaz. Mas não quero com isto dizer que não vá dar uma nova olhadela ao Kicad, pois ele além de não ter as limitações que a versão Light do Eagle apresenta, está em constante evolução devido à comunidade e quem sabe ainda contribuir com alguns componentes para a lista do mesmo. Mas no momento não tinha qualquer disponibilidade para o fazer.

    Peço desculpa ao Cláudio pela extensão deste comentário, que em nada tem a ver com o artigo dando este como o meu último comentário acerca do tema abordado.
    Quanto ao artigo, acho interessante, mas não o uso porque já fui mais amante de TV, agora pouco me atrai, principalmente tendo mais de 40 canais e sem nada de jeito a passar XD

    Só uma nota: Sou utilizador de Windows e Linux, programador de sistemas embebidos e concebo placas no âmbito da Robótica, pelo que pouco me chama o vício dos Jogos, mas mesmo quando tenho tempo para tal, prefiro os Jogos disponíveis em Linux, tipo Warzone 2100 e Assault Cube :)

    Abraços,
    Luís Cardoso

  4. Carlos diz:

    Esqueci-me só desta parte, desculpem.

    «A Liberdade no Sistema Operativo Linux, está na escolha do software instalado, independentemente de ser Open Source ou Proprietário, desde que a sua instalação não tenha por base a violação dos Direitos de Autor e da Licença associada.»

    “Enquanto a FSF usa o termo “Software Livre” envolta de um discurso baseado em questões éticas, direitos e liberdade, a OSI usa o termo “Código Aberto” sob um ponto de vista puramente técnico, evitando (propositadamente) questões éticas.”
    http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_aberto

    Eu não estou a favor do Open Source, mas sim do Software Livre.
    Se leres esse artigo perceberás a diferença.

  5. Carlos diz:

    Marcia Cogitare olá novamente.

    Vejo que não leste os links que coloquei…

    Luís Cardoso

    Vamos primeiro esclarecer uma coisa, eu sinceramente que não percebo como as pessoas podem confundir LIVRE com GRATUITO. Então se eu disser que existe liberdade de expressão quer dizer que não devo pagar por jornais, nem revistas, nem livros, etc… ?! hã?! A sério desculpem, mas isso já é não saber português…

    Em relação a essa situação dos drivers da gráfica, quando fores a comprar um computador novo, primeiro verifica se funciona bem com GNU/Linux, não é comprar um qualquer e depois esperar que funcione.
    Alguém só precisa de instalar software proprietário para a gráfica se quiser jogar jogos 3D e para jogar é melhor ficar no Windows que é bem melhor para isso…
    Em relação às outras drivers, enfim, se já tiveres comprado o hardware antes de usares GNU/Linux não tens grande escolha, da próxima vez tem em atenção as empresas que te respeitam.

    Em relação ao programa que falaste (Kicad), tens boa solução, apoia os projectos livres (ou open source ou como lhe quiseres chamar). Em vez de dares dinheiro pela versão paga do Eagle, paga aos programadores do Kicad ou outros programadores quaisquer ou modifica tu mesmo… opções não te faltam.

  6. Marcia Cogitare diz:

    Olá Luís Cardoso, muito esclarecedor seus apontamentos.

    Hug

  7. Luís C. diz:

    Olá Carlos e Marcia Cogitare,

    É assim existe software Proprietário (isto não significa que seja pago) e o Open Source. Não quer portanto indicar em algum dos casos que seja pago ou não, apenas indica a licença que está associada a cada produto.
    Por vezes o que nos leva optar por software Proprietário é a falta deste no ramo Open Source. Tenho como exemplo os drivers, há quem tenha de instalar software Proprietário para poder usufruir da sua placa gráfica, do seu modem e até da impressora (como é o meu caso Canon).
    Já mesmo em software que não seja direccionado para os drivers, então também tenho um exemplo, em Linux existem duas ferramentas, que acho essenciais para o meu curso, no âmbito do desenho de PCB’s que são o Kicad (Open Source e Livre) e o Eagle (Proprietário, Livre na versão Light, Pago na versão Standard e Professional). Já testei tanto um como o outro e prefiro o Eagle porque é bastante mais completo que o Kicad. Não quero com isto dizer que não seja bom, peca em ter uma pequena lista de componentes.

    «A Liberdade no Sistema Operativo Linux, está na escolha do software instalado, independentemente de ser Open Source ou Proprietário, desde que a sua instalação não tenha por base a violação dos Direitos de Autor e da Licença associada.»

    Abraços,
    Luís Cardoso

  8. Marcia Cogitare diz:

    Oi Carlos blz, então, concordo quando vc diz que Linux é também uma filosofia, e pelo que entendi você considera uma espécie de traicão um software que seja pago no Linux, isso iria compra sua política de liberdade, seria isso?. Mas por outro lado o windows tb dispõe de alguns softwares gratuítos, então acho que no fim das contas cabe a cada usuário decidir o que usar ou não e o pq.
    Mas certamente cada OS tem seus pontos fracos e fortes, não existe uma OS perfeita, seja Linux, Mac ou Windows, talvez por esta razão as pessoas optam por personalizar seu sistema com o que há de melhor em cada OS.

    Hug

  9. Carlos diz:

    Marcia Cogitare olá.

    Não é contraditório, eu explico. A principal razão de eu usar GNU/Linux é por ser software livre (http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre).

    GNU/Linux não é só mais um produto no mercado, tem também uma filosofia associada (software livre) que apoia a liberdade dos utilizadores de computadores. Se não concordas nem respeitas essa filosofia acho que não devias usar o sistema em primeiro lugar. Até porque, como já disse, se a minha intenção fosse instalar software proprietário (http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_propriet%C3%A1rio) sempre que possível, instalava logo Windows e evitava muitos problemas.

    Ah e estaria a ser extremista se dissesse que o Windows é pior só porque não é livre. Eu sei separar a parte técnica da parte ética. A nível técnico o Windows tem os seus problemas, mas “funciona” porque quase toda a gente desenvolve para Windows.
    A nível ético obviamente que prefiro qualquer sistema (GNU/Linux, BSDs, Haiku, OpenIndiana, etc) desde que seja composto por software livre.

    Fica bem.

  10. Paulo Henrique diz:

    Cláudio, Tu é o cara!! Esse blog incrível sempre traz coisas que eu preciso, na hora que preciso!! Meu amigo, tu é o cara!! vlw!! (O planeta ubuntu deixou de ser a homepage, agora o ubuntued é a homepage xD espero que se lembre)

  11. Marcia Cogitare diz:

    Oi Carlos blz. Segundo suas próprias palavras:

    “É triste ver o Ubuntu a transformar-se num Windows ou num MacOS X, não por se estar a tornar cada vez mais fácil de usar, mas sim porque as pessoas que o usam instalam qualquer coisa, sem se importarem se é software livre ou não.
    Se eu quisesse instalar software proprietário a torto e a direito tinha ficado no Windows que é bem melhor, e não, não estou a ser sarcástico”.

    Acredito que você está sem conviccão de qual sistema usar, já que usa Linux e diz que Windows é melhor, me parece contraditório.

    Mas estamos em numa democracia, as pessoas tem liberdade para escolher de acordo com sua conveniência, não seja tão inflexível assim não faz bem pra vida.

    Hug

  12. Marcia Cogitare diz:

    Oi Carlos blz. Segundo suas próprias palavras:

    “É triste ver o Ubuntu a transformar-se num Windows ou num MacOS X, não por se estar a tornar cada vez mais fácil de usar, mas sim porque as pessoas que o usam instalam qualquer coisa, sem se importarem se é software livre ou não.
    Se eu quisesse instalar software proprietário a torto e a direito tinha ficado no Windows que é bem melhor, e não, não estou a ser sarcástico”.

    Acredito que você está sem conviccão em qual sistema usar, já que usa Linux e diz que Windows é melhor, me parece contraditório.

    Mas estamos em numa democracia, as pessoas tem liberdade para escolher de acordo com sua conveniência, não seja tão inflexível assim não faz bem pra vida.

    Hug

  13. Carlos diz:

    É triste ver o Ubuntu a transformar-se num Windows ou num MacOS X, não por se estar a tornar cada vez mais fácil de usar, mas sim porque as pessoas que o usam instalam qualquer coisa, sem se importarem se é software livre ou não.
    Se eu quisesse instalar software proprietário a torto e a direito tinha ficado no Windows que é bem melhor, e não, não estou a ser sarcástico.

  14. Marcia Cogitare diz:

    Agora sim, com o link que vc passou pegou .

    Valew Cláudio

    Hug

  15. Cláudio Novais diz:

    Caríssimos leitores, penso que Angiak tem toda a razão!!
    Experimentem utilizar este ficheiro de instalação referido aqui! Mas não se esqueçam que isto é software ainda em fase de testes, por isso pode ser instável, mas é melhor do que nada ;)
    http://forums.veetle.com/forums/viewtopic.php?f=7&t=2312

    Entretanto, vejam o novo artigo, do delay do veetle, e reparem bem no vídeo que lá está! ;)

    Abraços

  16. Marcia Cogitare diz:

    Oi Angiak, pode ser sim, o meu é 64 bits.

    Hug

  17. Angiak diz:

    Boas Pessoal;

    A razão de o veetle não funcionar na maioria das maquinas é por elas deverão ter instalado a versão 64 bits do ubuntu.
    E ao que aparenta o veetle não tem suporte para 64bits.

    Não sei se todos aqueles que não conseguem por esta ferramenta a funcionar podem confirmar esta afirmação.
    Mas pelo menos é o que consta e a mim acontece-me o mesmo

    Cumprimentos a todos
    Angiak

  18. Maravilhoso!
    Agora estou curtindo o Evangelho de Mateus pelo Gospel TV em português.

    Em modo gráfico você vai no ícone do pacote de instalação:
    veetle-0.9.17-linux-install.sh

    Com o botão direito do rato aciona propriedades -> Permissões (aba) -> e habilita:

    Executar: Permitir execução do arquivo como um programa.

    Você clica no ícone do programa, abre-se uma caixa de diálogo:

    Você quer executar “veetle-0.9.17-linux-install.sh” ou exibir seu conteúdo?

    Você aciona:

    Executar em terminal

    Após breve instalação você já pode acessar os vídeos do Veetle :)

    Boa sorte!

  19. wellington diz:

    Ele parece que foi instalado mas na realidade não foi, examinando melhor o terminal na instalação aparece o seguinte:

    Unpacking decoder
    Decoder unpacked – Using for package extraction
    veetle-0.9.17-linux-install.sh: fork: Não foi possível alocar memória

    gzip: stdin: unexpected end of file
    tar: Child returned status 1
    tar: Error is not recoverable: exiting now

    Veetle Installed Successfully.

    You can now browse our video-web at http://www.veetle.com

    Então, mesmo dizendo que foi instalado com sucesso ele na verdade não foi instalado.
    Você tem idéia de como solucionar esse problema?

  20. Marcia Cogitare diz:

    Não aparece nada, diz até que foi instalado com sucesso, normal, e já tentei vários canais e browsers, vou tentar ver no forúm deles.

    Valew Cláudio

    Hug

  21. Cláudio Novais diz:

    Olá Bráulio e Gramathur,
    Obrigado pelo comentário!

    Olá Marcia Cogitare, Mr. Isaac e Olnei,
    Nada aparece ou ele volta a pedir para instalar o veetle? Não será problema do canal que está a ver?

    Sinceramente não sei qual será o problema. Apenas posso recomendar visitarem o forum do Veetle e pedir lá ajuda, pois se fizeram este procedimento, isso devia funcionar. Pode ser algum problema de hardware. O link do forum é este:
    http://forums.veetle.com/forums/viewforum.php?f=7&sid=435906394deb3d5dfdf8d9f1b0b77060

    Abraços

  22. Olnei diz:

    Aqui não funcionou…fiz da forma indicada e nada de vídeos.

  23. Gramathur diz:

    Excelente tópico. Parabéns Cláudio Novais.

  24. Mr. Isaac diz:

    Aqui não funcionou.
    Aparece a imagem como em http://ubuntued.info/wp-content/uploads/2011/01/veetle_installing_ubuntuM.jpg, mas quando entro no site do veetle, não aparece o vídeo, nem no Chrome e nem no FF.

  25. Marcia Cogitare diz:

    Oi Cláudio fiz exatamente como está na imagem do site, mas nada aparece.

  26. Bráulio diz:

    Maneiro o site ! Vlw ! Funfando ok !

  27. marcos diz:

    Xa sei desinstalalo:

    Ir a /home/usuario/.mozilla/plugins e borrar os tres ficheiros libveetle-broadcast-plugin.so, libveetle-core-plugin.so, libveetle-player-plugin.so

    Está ben?

  28. Cláudio Novais diz:

    Olá @AntonioVeras,
    Obrigado pelo comentário ;)

    Olá Igor,
    Tem a certeza que instalou? É que isso são sintomas de a instalação não ter corrido bem. Depois de executar o comando apareceram os termos de serviço? fez enter até o instalador indicar que está a descompactar tal como neste imagem?
    http://ubuntued.info/wp-content/uploads/2011/01/veetle_installing_ubuntuM.jpg

    Olá Fábio,
    Espero que goste e espero que continue a gostar do nosso trabalho também! ;)

    Olá Mauricio,
    Tem razão, já corrigi!! Obrigado pela indicação!

    Olá Paulecas,
    Exactamente por ser um serviço óptimo é que o indiquei :D
    Já corrigi o problema, obrigado pela indicação!

    Olá Marcia,
    Tal como eu indiquei ao Igor, quando executou o comando, apareceram os termos de serviço e deu enter até ele avisar que estava a instalar?

    Obrigado a todos pelos comentários,
    Abraços

  29. marcos diz:

    E como se desinstala? Non aparece no synaptic como Veetle.

  30. Marcia Cogitare diz:

    Olá Galera, excelente dica, mas o meu instalou, mas não abre os videos. O que fazer?.

    Hug

  31. Paulecas diz:

    O Veetle é um óptimo serviço. Já o usava tanto no Ubuntu como no Windows.

    O link para a página principal do Veetle não está a funcionar.

  32. Mauricio P Jesus diz:

    legal consegui

  33. Mauricio P Jesus diz:

    Instalação
    A instalação da aplicação que auxilia o Veetle é razoavelmente simples no entanto, como utiliza o Terminal, para alguns utilizadores pode parecer complicado. Por isso, recomendamos que leia atentamente a lista seguinte e proceda de forma sequencial todos os pontos:
    Visite a página principal do Veetle e aceda a um canal qualquer;
    Pagina não existe

  34. Fabio diz:

    Não conhecia o Veetle. Adorei!!!

  35. Igor Oliveira Monteiro diz:

    Oi,

    Achei bastante a ideia por trás do veetle, mas não funcionou no meu computador. Uso Ubuntu 10.10. Eu instalei sem problemas, no entanto quando eu entro no site do veetle e escolho um canal, o site não mostra o video e somente me sugere fazer o download do veetle de novo. Parece que o navegador não reconheceu a instalação do veetle. Tentei com o firefox e com o chrome.

    Saudações,
    Igor

  36. [...] This post was mentioned on Twitter by Planet Ubuntu Brasil, Homem Livre in Linux and others. Homem Livre in Linux said: Como instalar o Veetle no Ubuntu: O Veetle é um excelente serviço de video streaming, ou seja, de visualização d… http://bit.ly/flALrq [...]

  37. Cara. Gostei. Parabéns pelo post.

Deixe um comentario


Pesquisar


Publicidade

  • Forum Do Ubuntued
  • Ubuntu Dicas
  • Ubuntu-BR-SC
  • Tomates Podres
  • Servidores com Ubuntu desde 5$ do mês
  • Anuncie no Ubuntued!