Comentários em: Como instalar o Veetle no Ubuntu http://ubuntued.info/como-instalar-o-veetle-no-ubuntu Tudo sobre Ubuntu Tue, 12 Aug 2014 19:03:40 +0000 hourly 1 http://wordpress.org/?v=3.9.2 Por: marcelehttp://ubuntued.info/como-instalar-o-veetle-no-ubuntu/comment-page-1#comment-357966 Mon, 05 Aug 2013 12:40:16 +0000 http://ubuntued.info/?p=11781#comment-357966 olá como excluir um video please.

]]>
Por: Carloshttp://ubuntued.info/como-instalar-o-veetle-no-ubuntu/comment-page-1#comment-15735 Thu, 20 Jan 2011 05:14:28 +0000 http://ubuntued.info/?p=11781#comment-15735 Olá Luís Cardoso

Das duas uma, ou dizes por completo “livre de custos” ou dizes “gratuito”, porque dizer apenas “livre” é erro neste contexto. Se bem que é preferível usares a palavra livre para falar de liberdades e não misturares com custos.
Dizer Software proprietário e livre é a mesma coisa que dizer que é preto e branco, são duas coisas completamente opostas. O contrário de Software Livre é Software Proprietário e o contrário de Software Open Source é Software Closed Source.
E Free Software é diferente de Freeware, por isso não percebo o “freeware = free software”.

Um programa proprietário é mais do que “não se pode ver o código”, um programa pode continuar a ser proprietário mesmo tu podendo ver o código (caso do unRAR, por exemplo), desde que não respeite as 4 liberdades essenciais definidas pela FSF (Free Software Foundation) ou até a definição da OSI (Open Source Initiative).

Pelo o que vi da Xara Xtreme a versão Windows é proprietária e paga enquanto que a versão para GNU/Linux é livre (ou seja, permite as 4 liberdades, através da licensa GNU GPL) e gratuita.

Ah e eu também não gosto da pirataria, atacar barcos e aviões é muito feio.

Bem esta discussão já está a ficar extensa demais, é melhor parar por aqui.
Até mais.

]]>
Por: Luís C.http://ubuntued.info/como-instalar-o-veetle-no-ubuntu/comment-page-1#comment-15725 Wed, 19 Jan 2011 12:24:44 +0000 http://ubuntued.info/?p=11781#comment-15725 Olá Carlos,

Vamos lá esclarecer uma coisa: quando refiro livre, é no sentido de livre de custos ao utilizador, mas este termo tanto se aplica ao Programa Proprietário (sendo denominados por freeware = free software) como ao Open Source Software. Agora falta referir que o Programa Proprietário apenas indica que o utilizador final (End User) não tem acesso ao seu Código Fonte sem a autorização do seu “Criador”. No campo do Open Source Software (Programa de Código Aberto), o utilizador pode consultar o Código Fonte, mas o seu “Criador” pode restringir as acções aplicando a Licença que quiser ver no seu projecto, sendo que aí poderá entrar a dita FSF (Free Software Foundation).
Dou-te o Exemplo do programa Xara Xtreme, que em 2006 a Empresa passa a disponibilizar o seu código ao abrigo do Open Source, possibilitando desta forma portar o programa para Linux. Se pesquisar o programa verá que na versão Windows (versão original) este ainda é Pago. No caso da versão Linux, encontra-se ao abrigo da GPL, sendo distribuída de forma gratuita (Livre de Custos).

Outra coisa errada que refere, Drivers e Jogos, os drivers não são apenas necessários para os Jogos, porque se quer que o Hardware dure muito anos, convém ao SO saber como interagir sem ser de forma “bruta” evitando um maior desgaste do Hardware, diminuindo o gasto energético e aumentando o período de vida útil do equipamento. Eu no meu caso apenas precisei de instalar driver proprietário no caso da Impressora, de resto foi tudo configurado correctamente pelos drivers que o Ubuntu já possui.
Quanto às placas gráficas, não precisa de jogar para puxar por elas, pois se tiver de processar imagens em tempo real como eu já tive de processar, a placa gráfica dava o “berro” ainda antes de terminar de analisar o primeiro lote de imagens.

Agora para finalizar, a questão do Kicad e o Eagle, se eu optei pelo Eagle na versão Light (Livre de custos) é porque não tenho de momento maneira de contribuir para o Kicad, nem para comprar a versão Standard ou Profissional. E fiz isto porque sou contra os Software Pirateado e porque apenas precisava de desenhar uma placa, que segundo as limitações da versão Light do Eagle, era possível realizar de forma rápida e eficaz. Mas não quero com isto dizer que não vá dar uma nova olhadela ao Kicad, pois ele além de não ter as limitações que a versão Light do Eagle apresenta, está em constante evolução devido à comunidade e quem sabe ainda contribuir com alguns componentes para a lista do mesmo. Mas no momento não tinha qualquer disponibilidade para o fazer.

Peço desculpa ao Cláudio pela extensão deste comentário, que em nada tem a ver com o artigo dando este como o meu último comentário acerca do tema abordado.
Quanto ao artigo, acho interessante, mas não o uso porque já fui mais amante de TV, agora pouco me atrai, principalmente tendo mais de 40 canais e sem nada de jeito a passar XD

Só uma nota: Sou utilizador de Windows e Linux, programador de sistemas embebidos e concebo placas no âmbito da Robótica, pelo que pouco me chama o vício dos Jogos, mas mesmo quando tenho tempo para tal, prefiro os Jogos disponíveis em Linux, tipo Warzone 2100 e Assault Cube :)

Abraços,
Luís Cardoso

]]>
Por: Carloshttp://ubuntued.info/como-instalar-o-veetle-no-ubuntu/comment-page-1#comment-15717 Tue, 18 Jan 2011 23:01:15 +0000 http://ubuntued.info/?p=11781#comment-15717 Esqueci-me só desta parte, desculpem.

«A Liberdade no Sistema Operativo Linux, está na escolha do software instalado, independentemente de ser Open Source ou Proprietário, desde que a sua instalação não tenha por base a violação dos Direitos de Autor e da Licença associada.»

“Enquanto a FSF usa o termo “Software Livre” envolta de um discurso baseado em questões éticas, direitos e liberdade, a OSI usa o termo “Código Aberto” sob um ponto de vista puramente técnico, evitando (propositadamente) questões éticas.”
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_aberto

Eu não estou a favor do Open Source, mas sim do Software Livre.
Se leres esse artigo perceberás a diferença.

]]>
Por: Carloshttp://ubuntued.info/como-instalar-o-veetle-no-ubuntu/comment-page-1#comment-15716 Tue, 18 Jan 2011 22:52:10 +0000 http://ubuntued.info/?p=11781#comment-15716 Marcia Cogitare olá novamente.

Vejo que não leste os links que coloquei…

Luís Cardoso

Vamos primeiro esclarecer uma coisa, eu sinceramente que não percebo como as pessoas podem confundir LIVRE com GRATUITO. Então se eu disser que existe liberdade de expressão quer dizer que não devo pagar por jornais, nem revistas, nem livros, etc… ?! hã?! A sério desculpem, mas isso já é não saber português…

Em relação a essa situação dos drivers da gráfica, quando fores a comprar um computador novo, primeiro verifica se funciona bem com GNU/Linux, não é comprar um qualquer e depois esperar que funcione.
Alguém só precisa de instalar software proprietário para a gráfica se quiser jogar jogos 3D e para jogar é melhor ficar no Windows que é bem melhor para isso…
Em relação às outras drivers, enfim, se já tiveres comprado o hardware antes de usares GNU/Linux não tens grande escolha, da próxima vez tem em atenção as empresas que te respeitam.

Em relação ao programa que falaste (Kicad), tens boa solução, apoia os projectos livres (ou open source ou como lhe quiseres chamar). Em vez de dares dinheiro pela versão paga do Eagle, paga aos programadores do Kicad ou outros programadores quaisquer ou modifica tu mesmo… opções não te faltam.

]]>
Por: Marcia Cogitarehttp://ubuntued.info/como-instalar-o-veetle-no-ubuntu/comment-page-1#comment-15709 Tue, 18 Jan 2011 14:23:44 +0000 http://ubuntued.info/?p=11781#comment-15709 Olá Luís Cardoso, muito esclarecedor seus apontamentos.

Hug

]]>
Por: Luís C.http://ubuntued.info/como-instalar-o-veetle-no-ubuntu/comment-page-1#comment-15707 Tue, 18 Jan 2011 14:13:00 +0000 http://ubuntued.info/?p=11781#comment-15707 Olá Carlos e Marcia Cogitare,

É assim existe software Proprietário (isto não significa que seja pago) e o Open Source. Não quer portanto indicar em algum dos casos que seja pago ou não, apenas indica a licença que está associada a cada produto.
Por vezes o que nos leva optar por software Proprietário é a falta deste no ramo Open Source. Tenho como exemplo os drivers, há quem tenha de instalar software Proprietário para poder usufruir da sua placa gráfica, do seu modem e até da impressora (como é o meu caso Canon).
Já mesmo em software que não seja direccionado para os drivers, então também tenho um exemplo, em Linux existem duas ferramentas, que acho essenciais para o meu curso, no âmbito do desenho de PCB’s que são o Kicad (Open Source e Livre) e o Eagle (Proprietário, Livre na versão Light, Pago na versão Standard e Professional). Já testei tanto um como o outro e prefiro o Eagle porque é bastante mais completo que o Kicad. Não quero com isto dizer que não seja bom, peca em ter uma pequena lista de componentes.

«A Liberdade no Sistema Operativo Linux, está na escolha do software instalado, independentemente de ser Open Source ou Proprietário, desde que a sua instalação não tenha por base a violação dos Direitos de Autor e da Licença associada.»

Abraços,
Luís Cardoso

]]>
Por: Marcia Cogitarehttp://ubuntued.info/como-instalar-o-veetle-no-ubuntu/comment-page-1#comment-15706 Tue, 18 Jan 2011 13:38:57 +0000 http://ubuntued.info/?p=11781#comment-15706 Oi Carlos blz, então, concordo quando vc diz que Linux é também uma filosofia, e pelo que entendi você considera uma espécie de traicão um software que seja pago no Linux, isso iria compra sua política de liberdade, seria isso?. Mas por outro lado o windows tb dispõe de alguns softwares gratuítos, então acho que no fim das contas cabe a cada usuário decidir o que usar ou não e o pq.
Mas certamente cada OS tem seus pontos fracos e fortes, não existe uma OS perfeita, seja Linux, Mac ou Windows, talvez por esta razão as pessoas optam por personalizar seu sistema com o que há de melhor em cada OS.

Hug

]]>
Por: Carloshttp://ubuntued.info/como-instalar-o-veetle-no-ubuntu/comment-page-1#comment-15699 Tue, 18 Jan 2011 00:36:42 +0000 http://ubuntued.info/?p=11781#comment-15699 Marcia Cogitare olá.

Não é contraditório, eu explico. A principal razão de eu usar GNU/Linux é por ser software livre (http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre).

GNU/Linux não é só mais um produto no mercado, tem também uma filosofia associada (software livre) que apoia a liberdade dos utilizadores de computadores. Se não concordas nem respeitas essa filosofia acho que não devias usar o sistema em primeiro lugar. Até porque, como já disse, se a minha intenção fosse instalar software proprietário (http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_propriet%C3%A1rio) sempre que possível, instalava logo Windows e evitava muitos problemas.

Ah e estaria a ser extremista se dissesse que o Windows é pior só porque não é livre. Eu sei separar a parte técnica da parte ética. A nível técnico o Windows tem os seus problemas, mas “funciona” porque quase toda a gente desenvolve para Windows.
A nível ético obviamente que prefiro qualquer sistema (GNU/Linux, BSDs, Haiku, OpenIndiana, etc) desde que seja composto por software livre.

Fica bem.

]]>
Por: Paulo Henriquehttp://ubuntued.info/como-instalar-o-veetle-no-ubuntu/comment-page-1#comment-15697 Mon, 17 Jan 2011 21:33:42 +0000 http://ubuntued.info/?p=11781#comment-15697 Cláudio, Tu é o cara!! Esse blog incrível sempre traz coisas que eu preciso, na hora que preciso!! Meu amigo, tu é o cara!! vlw!! (O planeta ubuntu deixou de ser a homepage, agora o ubuntued é a homepage xD espero que se lembre)

]]>