c_00M

A personalização no Ubuntu é praticamente infinita. Aliás, quem souber programar, o limite da personalização do Ubuntu é a imaginação. Em todo o caso, para quem não sabe programar o Ubuntu oferece na mesma um conjunto vasto de opções para modificar, tanto ao nível funcional como na vertente visual.

Neste artigo explicamos como você pode trocar o cursor do mouse (ou ponteiro) para um visual diferente. Esta alteração tem um impacto muito grande no visual final, no entanto, também é algo que normalmente as pessoas são muito exigentes. Nem todos os temas ficam bem.

Por outro lado, apesar de esta alteração ser algo simples, no caso dos últimos Ubuntus (os que utilizam o GTK3) existe um pormenor que é necessário ter em atenção. Caso contrário o tema não é aplicado a todo o visual. Saiba tudo neste artigo e veja o vídeo demonstrativo.

 

Vídeo demonstrativo

Para você ter uma noção rápida do procedimento (que é bastante simples), recomendamos que veja este vídeo demonstrativo:

 

Pré-Requisito

Gnome Tweak Tool

De forma a facilitar a alteração de temas no Ubuntu, é recomendada a instalação do programa Gnome-Tweak-Tool. Assim poderá alterar todos os aspetos indicados neste artigo sem quaisquer dificuldades.

Encontrará mais informações sobre este programa, e respetivas instruções de instalação, no seguinte artigo:

gttfinalM

 

Instalação de um novo tema de cursores

Faça donwload de um cursor do mouse!

Para ter um novo cursor no Ubuntu, antes de mais, precisa de escolher um e fazer download. Normalmente os cursores vêm num ficheiro compactado, tal como ocorre nos ícones e temas para o Ubuntu.

Você pode encontrar em inúmeros sites cursores para o Ubuntu. Um dos locais mais importantes, que contém muitos temas de cursores é no Gnome-Look, por isso se você quer procurar um tema novo para o seu cursor recomendamos o link seguinte:

Para efeitos de exemplo, iremos descarregar o seguinte tema:

 

Adicione o cursor ao seu Ubuntu

Depois de escolher e fazer download do ficheiro do novo cursor, você precisa de o adicionar ao seu Ubuntu. O procedimento é muito simples. Você primeiro deverá descompactar o ficheiro compactado.

Depois deverá aceder à sua Pasta Pessoal e procurar pela pasta oculta chamada “.icons” (sem aspas. Como esta pasta está oculta, quando estiver com a Pasta Pessoal aberta, faça a combinação de teclas CTRL+H para ver todos os ficheiros ocultos presentes.

De seguida procure então pela pasta “.icons”, caso essa pasta não exista, crie uma exatamente com esse nome. Depois apenas precisa de copiar a pasta resultante da extração referida acima para esta nova pasta “.icons”. Se tiver alguma dúvida neste passo, veja o vídeo acima onde é demonstrado como fazer. Caso tenha alguma dúvida ainda, pergunte nos comentários deste artigo.

c_01M

 

Como ativar o novo cursor

A partir deste momento você já tem o tema do cursor instalado e portanto você apenas precisa de o ativar. Assim, comece por abrir o Gnome Tweak Tool e selecione o tema instalado (neste caso, como poderá observar, é o Simpleandsoft).

c_02M

Feita a seleção, poderá verificar que o tema não se altera. Mesmo que reinicie o seu Ubuntu, verificará que só em algumas circunstâncias (apenas quando passa com o cursor por cima de aplicações Gtk2) o cursor do novo tema será apresentado. Este problema afeta apenas os últimos Ubuntus, que utilizam o GTK3. Para esses casos, você deverá fazer o procedimento explicado na secção a seguir.

 

Este artigo requer:


Ubuntu 11.04+
GTK 3

Solução da mudança de cursores no GTK3

Tal como pode ver pela etiqueta ao lado caso você tenha um Ubuntu recente, provavelmente vai deparar-se com o problema referido no parágrafo acima. A solução é relativamente simples e resume-se a alterar o ficheiro de texto.

Então para contornar esse problema, precisa de abrir o terminal e digitar o seguinte comando:

sudo gedit /usr/share/icons/default/index.theme

Isto vai permitir que abra o ficheiro que define o cursor default e assim editar o seu valor para o pretendido. Para tal, veja o nome do tema presente na lista no Gnome Tweak Tool e escreva tal como é apresentado. Neste caso, foi substituído o tema original (DMZ-White) pelo novo (Simpleandsoft).

c_03Mc_04M

Depois de feitas as alterações, guarde o ficheiro e feche todas as janelas. Reinicie o seu computador para que todas as alterações sejam aplicadas a todo o sistema.

 

Referências

 

7 Respostas ate agora.

  1. Leandro S diz:

    Para aqueles que estão com problemas. basta seguir este tutorial: http://www.ubuntu-guia.com/2010/05/cambiar-el-cur
    funcionou comigo e com o exemplo simpleandsoft

  2. Mick diz:

    No meu caso deu um problema, deu tudo certo apenas a frecha do mouse mesmo não pegou a configuração, ficou uma frecha preta. alguém sabe como resolver isso?

    • Experimentou outro tema? Pode ser problema do tema que você quis aplicar!

      • Mick diz:

        experimentei, baixei ComixCursors também. e acontece a mesma coisa, engraçado que só na no sistema ele fica assim, porque no navegador o cursor muda.
        ele como o RMZ-Black, e eu fiz todos os procedimentos igual o fornecido, e reiniciei várias vezes para testar.

        • Hmm, então se aparece no Navegador o problema está exatamente na última secção referida no artigo. No ficheiro referido, você escreveu exatamente o mesmo nome, com as maiúsculas e sem espaços no fim?

          Repare no vídeo que eu fiz, a parte do nome é case-sensitive, ou seja, tem de ter as mesmas maiúsculas.

        • Hmm, então se aparece no Navegador o problema está exatamente na última secção referida no artigo. No ficheiro referido, você escreveu exatamente o mesmo nome, com as maiúsculas e sem espaços no fim?

          Repare no vídeo que eu fiz, a parte do nome é case-sensitive, ou seja, tem de ter as mesmas maiúsculas.

  3. Estou neste momento a usar o win8 cursor 1.01 :)

Deixe um comentario