A última versão do Network Manager tem funcionalidades muito importantes que alguns utilizadores provavelmente acharão indispensáveis. Uma dessas funcionalidades importantíssimas do novo Network Manager é o facto de disponibilizar a qualidade do sinal da Internet 3G em percentagem! Esta funcionalidade é extremamente importante para todos os utilizadores que tenham este tipo de Internet, a 3G. Por isso, para estes utilizadores, só têm duas soluções: ou instalar o novíssimo Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat, que já tem a última versão instalada por padrão, ou então, caso tenha o Ubuntu Lucid Lynx, seguir este artigo e actualizar o seu gestor de conexões à Internet para a última versão disponível.

Network Manager ligado à Vivo 3G no Ubuntu

Atenção! O procedimento explicado neste artigo, teve uma taxa de problemas considerável (como pode ver nos comentários). Sendo assim, antes de experimentar o procedimento, é recomendado que leia todo o artigo e comentários. Depois de ter feito a leitura, no caso de ter uma configuração de hardware semelhante à dos computadores referidos nos comentários ou se tiver algum modem, referido nos artigos, reconsidere e procure por mais informação para não ter um problema semelhante!

Este artigo foi maioritariamente desenvolvido pelo leitor do Ubuntued Andreson Goveia Pereira, que me propôs a apresentação desta dica que será certamente muito importante para muitos utilizadores, que sentem a necessidade desta nova funcionalidade da qualidade das Internet’s 3G no Ubuntu, e que não querem, ainda, aventurar-se no novo Ubuntu 10.10 Maverick Meerkat que ainda está em fase de desenvolvimento!

Network Manager ligado à Vivo 3G

Antes de explicar o processo, que é razoavelmente simples, é importante salientar que irá instalar uma aplicação que está presente num repositório oficial do Network Manager que contém apenas versões em pleno estado de desenvolvimento, ou seja, que não são consideradas 100% estáveis. Portanto, se normalmente não confia neste tipo de software, recomendo que pense bem se quer fazer esta actualização ou não!

Gestor de rede, também conhecido como Network Manager

Instalação

A instalação apresentada pelo Andreson Goveia, está dividida em duas alternativas, por janelas e através do terminal. Na minha opinião, recomendo que utilize a alternativa do terminal pois é exacta e prática, sem rodeios e extremamente rápida. No entanto, como utilizador é dono e sabedor do seu sistema, apresenta-se de seguida as duas alternativas.


Alternativa 1: Instalação gráfica, através de janelas

A instalação através de janelas é a mais demorada pois requer mais passos para a realização do processo de adição de repositórios. Sendo assim, comece por abrir o programa Canais de Software (em português de Portugal: Fontes de Aplicações) em Sistema →Administração →Canais de Software.

A abrir a aplicações Fontes de Aplicações

De seguida, na nova janela, seleccione a aba Outros (em português de Portugal: Outro Software) e clique no botão adicionar.

A adicionar novo PPA no Ubuntu

Irá aparecer uma pequena janela onde deverá digitar o seguinte na caixa de texto e depois clicar em “Adicionar fonte”:

ppa:network-manager/trunk

A adicionar repositório do Network Manager

Ao clicar nesse botão, o Ubuntu irá perguntar se quer actualizar a lista de programas. Deverá aceitar para que ele procure pelas novas actualizações do Network Manager.

A actualizar lista de programas

Em princípio irá aparecer o ícone que indica que há actualizações, clique nele para abrir o “Gestor de Actualizações“. No caso de não aparecer, abra o gestor manualmente em: Sistema →Administração →Gestor de Actualizações.

A abrir Gestor de Actualizações

Nessa janela que abrir, caso não apareçam actualizações, force a reverificação (clicando no botão “Verificar“) e depois proceda à actualização (clicando no botão “Instalar Actualizações“).

A instalar actualizações

Alternativa 2: Instalação através do terminal

Tal como referido, a adição de um novo repositório e posterior actualização dos novos pacotes é extremamente simples pelo terminal. Por isso, para começar, abra o terminal e escreva o seguinte para adicionar o repositório oficial do Network Manager e actualizar as listas de aplicações:

sudo add-apt-repository ppa:network-manager/trunk && sudo apt-get update


De seguida, para efectuar a actualização dos pacotes simplesmente escreva o seguinte no terminal:

sudo apt-get upgrade


Durante a instalação do Network Manager, ser-lhe-á perguntado se quer substituir uns ficheiros de configuração do mesmo. deverá aceitar actualizá-los. Após a actualização do Network Manager, para o processo surtir efeito tem de reiniciar o Ubuntu, pois haverá várias actualizações de várias bibliotecas!

Reinicie o comuputador após a conclusão da Instalação

Referências:

Artigo original escrito por Andreson Goveia;
Launchpad do Network Manager;

42 Respostas ate agora.

  1. bernamattos diz:

    Utilizo a versão 10.04 LTS e o ícone aparce normalmente, o problema é que ele mostra que não há conexão mesmo eu estando conectado à minha rede wi fi. Alguém sabe come resolver este problema? Abraço

  2. Jaime diz:

    Depois de ter tido alguns problemas de ligação com redes 3G no meu Netbook ASUS 1005 PX resolvi seguir a vossa dica e tudo deu certo. Utilizo o Ubuntu 10.04 e actualizei pelo terminal o network-manager que está a funcionar a 100%
    Espero que isto seja útil a outros utilizadores.
    Confesso que tive algum receio que não resultasse depois de ter lido os vários comentários sobre problemas encontrados.
    Obrigado

  3. Júnior diz:

    Valeu! O meu Ubuntu 10.10 demorava para se conectar à rede sem fio, e de vez em quando desconectava. Fiz o precedimento da atualização via terminal sem muita fé que iria funcionar, e agora ao reiniciar já está funcionando como se estivesse com cabo conectado. :-)

  4. Lincoln Carvalho diz:

    Muito obrigado Andreson Goveia.
    Minha internet é da antiga Brasil Telecom, e às vezes ela caía para o 2G e não voltava mais para o 3G, apesar de haver sinal. Tinha que reiniciar o micro. Agora eu forço sempre a utilização do sinal 3G sem reinicialização.
    Estou utilizando o modem USB ZTE MF 626, num Notebook Toshiba STi IS1253, Ubuntu 10.04 LTS Lucid Lynx. Funcionou perfeitamente, sem perda das configurações de Eternet, nem WiFi.
    Com a adição da fonte de dados do Network Manager nos canais de software, agora quando atualizo via apt-get update, as atualizações dele já são selecionadas para o upgrade.
    Continue com o bom trabalho, Andreson! Valeu.

  5. Gustavo Rodrigues diz:

    Fiz a atualização e não tive problemas, mas reparei num pequeno detalhe. A configuração padrão “auto eth 0″ do gerenciador de original sumiu, restando apenas a configuração manual que fiz pro DNS do google. Acredito que quem dependia de conexões padrão como a “auto eth 0″ ficou sem conexão configurada…

  6. Andreson Goveia diz:

    Engraçado que no site do projeto
    http://projects.gnome.org/NetworkManager/

    Diz que o Network Manager 0.8.1 é estavél e tem todas estas melhorias, e o que esta em desenvolvimento é o 0.8.2.

    Pelo viso o Ubuntu esta um pouco atrasado neste quesito.

  7. Andreson Goveia diz:

    Alguém testou o Ubuntu 10.10 para saber se também apresenta estes mesmos problemas?? (pois trata da mesma versão do network manager)

  8. Andreson Goveia diz:

    Claúdio Novaiz, infelizmente só tenho internet 3G aqui então não pude testar com outras conexões.
    Pórem como comentado no tutorial acima, é um repositório de desenvolvimento e por isso sempre está passivo a bugs, como é comum nestes tipos de software.

    Há neste método de reverter a atualização é bom desmarcar os repositórios que foram inclusos (primeiro desistalar o networkmanager)
    ai ele varrerá o disco e verá somente aquela versão, tendo ela por mais atual, precisando apenas marcar para instalação.

  9. Andreson Goveia diz:

    @Danilo este dock é o Cairo dock
    Para instalar basta da o comando no terminal

    $sudo apt-get install cairo-dock

    O wallpaper é do Ubuntu mesmo.

  10. Dangelo diz:

    Cláudio, segui seu tutorial, de fato, com a nova versão do network manager era impossível conectar em qualquer rede wireless. A solução foi plugar o cabo de rede no notebook e aplicar uma regressão, mas já vou avisando também, que acabou de sair uma nova atualização dos módulos DHCP pelo ppa do novo network manager….traduzindo…agora, com a atualização recente, é possível conectar e configurar todos os tipos de conexão(3G,cabo,wireless) com a nova versão do network manager :) A propósito, meu modem novo ZTE MF110 é totalmente compatível com Linux, segundo a fabricante, qualquer distro com kernel acima de 2.29 detecta o minimodem:D A primeira vez que vejo um modem totalmente compatível com Linux de acordo com o manual da própria fabricante. Meu antigo modem Huawei funfava com vivozap, mas era uma “gambiarra” horrível pra configurá-lo.

  11. Cláudio Novais diz:

    Como reverter o procedimento deste artigo!

    Visto que houve alguns utilizadores que tiveram problemas com a instalação deste software. O melhor será reverter o procedimento, ou seja, instalar a versão antiga do Network Manager.

    Eu neste momento não estou em casa e nem vou estar nos próximos dias, aliás, este artigo foi publicado automaticamente, na altura já estava fora. No entanto, como vi que estava a dar problemas, tentarei agora solucionar, MAS, sem ter experimentado este procedimento de reversão!

    Sendo assim, para reverter a instalação do novo Network Manager, como requisito principal, precisa do cd do Ubuntu Lucid Lynx.

    Então, insira o cd no seu computador e abra o Gestor de Pacotes Synaptic em Sistema -> Administração -> Gestor de Pacotes Synaptic.
    c

    De seguida, na janela do Gestor, navegue pelo menu Configurações -> Repositórios. E na nova janela, seleccione CD-ROM com o Ubuntu 10.04 e feche a janela.
    a

    Após isso, procure pelo pacote Network Manager através da caixa de texto para pesquisas.
    s

    Quando encontrar o pacote “network-manager” (sem aspas), seleccione-o e vá ao menu Pacote -> “Forçar Versão…”.
    q
    l

    Será aberta uma nova janela onde deverá seleccionar a versão anterior do network manager, ou seja, 0.8-0ubuntu3 (Lucid). Clique no botão Forçar versão.
    l

    Depois, na janela do Gestor, terá um botão que diz “Aplicar”. Clique nesse botão para aplicar as novas definições! reinicie e experimente a ver se funcionou!
    a

  12. Cláudio Novais diz:

    Olá Juarez,
    Realmente, não sabia que o novo Network Manager estava a ter tantas incompatibilidades com tantos modems! :s
    Creio que o melhor será esperar por novas actualizações, tal como você diz!

    Olá Danilo,
    A imagem desse ambiente de trabalho, não é do meu computador, é do Andreson! No entanto, relativamente a dock, pode ser a AWN:
    http://ubuntued.info/avant-window-navigator-awn-uma-dock-util
    Relativamente aos dados variados no fundo, o programa é o Conky:
    http://ubuntued.info/conky-o-gestor-de-sistema-para-a-area-de-trabalho

    Olá Cassio,
    Vou escrever dentro de momentos um comentário que irá explicar como fazer o procedimento para reverter a instalação do NetworkManager. O único requisito é ter um CD de instalação do Ubuntu. Atenção, eu não estou em casa (por isso mesmo demorei muito tempo a responder aos comentários) e por isso não consigo testar o procedimento que vou indicar já a seguir, no entanto, creio que funciona!!

    Olá Daniel,
    Relativamente ao ícone, não sei porque está diferente. Pode enviar uma imagem a mostrar o problema? Não será problema do tema de ícones que instalou?

    Olá Andreson,
    Apesar de ser um artigo bastante importante, o seu, ele está aqui a dar uma boa quantidade de problemas! Esperemos que os utilizadores que tiveram este problema consigam reverter para uma versão anterior, se não, não têm Internet!

    Olá jose carlos,
    Se o Modem está a funcionar, a ligação à internet também devia estar a dar. Experimente eliminar a sua conexão (k pode ter propriedades incompatíveis com a versão actual) e volte a criar uma nova ligação para a sua rede, configurando-a novamente.

    Olá Marcelo,
    Tal como pode ver, houve vários utilizadores que tiveram esse seu problema. Sinceramente não sei porquê. No meu computador está a funcionar perfeitamente. Quando instalou o Network Manager aceitou reformular os ficheiros que ele pediu? Se mesmo assim isso não deu, experimente, tal como disse acima, eliminar a sua conexão actual e criar uma nova para a sua rede. Se não der, o melhor será você reverter a instalação do Network Manager. Vou explicar já a seguir como fazê-lo, no próximo comentário a este artigo.

    Olá Fabiano,
    Vou explicar como reverter no próximo comentário!

    Olá Cassio Costa Almeida,
    Tal como disse anteriormente, visto que está com problemas, o melhor é você reverter a instalação. Eu irei explicar já de seguida o processo!

    Olá Gustavo,
    Aguarde uns minutos e apresentarei um comentário a explicar o processo!

    Olá Duda Ferreira,
    Ainda não tinha visto o seu comentário, enquanto redigia este comentário. Se calhar não será preciso reverter a instalação para todos aqueles utilizadores que tiveram problemas. No entanto, no próximo comentário irei explicar o processo de reversão.

    Olá André Rodrigues e Tiago,
    No próximo comentário irei explicar como reverter a instalação!

    Olá Jefferson Godoy,
    Sim, esse ícone indica que está ligado por cabo! ;)

    Abraço a todos e pedimos imensa desculpa por todo este desconforto que este novo software está a dar!

  13. Jefferson Godoy diz:

    Agora ta funcionando.
    Mas o ícone é uma seta pra cima e outra pra baixo, tá certo?

  14. André Rodrigues diz:

    Ola..
    Atualizei tranquilo.. mais agora estou com problemas, não está conectando pela eth!! Aparece a mensagem (Rede com fio desconectado)

  15. Tiago diz:

    Fiz o procedimento pelo terminal e agora não consigo conectar-me à Internet. Já tentei recuperar mas sem sucesso…

  16. Jefferson Godoy diz:

    Olá tudo bem?

    No meu netbook agora diz que o cabo de rede está desconectado.

    Como que eu desfaço essa atualização?

  17. Duda Ferreira diz:

    Ok, depois da segunda rodada de atualizações e de uma nova reinicialização, tudo OK.

    agora, toca a explorar novidades ;)

  18. Duda Ferreira diz:

    Aqui em casa, não consegui IP ao voltar do boot na primeira rodada. Coloquei um IP na mão via

    sudo ip addr add dev eth xxx.xxx.xxx.xxx/yy

    e comecei uma segunda rodada de upgrade (desta vez, via interface gráfica). Apareceram uns pacotes de dhcp que não me foram oferecidos na primeira rodada. vou dar um boot e volto com o resultado.

  19. Danilo diz:

    olá
    queria saber qual o dock utilizado na primeira imagem. Já utilizei o awn e uso o docky agora… apesar do awn ser bem mais complexo e completo, o docky tem essa bolinha azul em baixo, quando o app chama a atenção do usuário.
    e queria saber que app é este junto do wallpaper que dá as informações do sistema

    obrigado!

  20. Gustavo diz:

    Deu galho!

    Fiquei sem conexão nem wireless nem fixo……
    nem sequer atribui ip!

    Tou lixado….como é que volto à versão antiga sem ter rede?
    Fuc**!

  21. [...] This post was mentioned on Twitter by Planet Ubuntu Brasil, Planet Ubuntu Brasil, Bruno Bernardino, Edelmo Araujo, Edelmo Araujo and others. Edelmo Araujo said: RT @planetaubuntubr: Como ter o último Network Manager no Ubuntu 10.04 Lucid Lynx http://bit.ly/cMgom7 [...]

  22. Socorro !!! depois que atualizei o network-manager minha interface cabeada não funciona mais, como faço para voltar ? (OBS: sem acesso a internet agora)

  23. Fabiano diz:

    Como posso desinstalar e retornar ao original ??? A minha instalaçao apresentou problemas…

  24. daniel diz:

    Após reiniciar o pc, o meu modem não foi reconhecido, tive de baixar o antigo network-manager para usar a internet

  25. Marcelo diz:

    Fiz a atualização e perdi a conexão wifi, como faço para restaurar, ñ tenho conexão via cabo aqui, alguma dica?

  26. Por favor considerem que o chip é da Oi e não da Claro como equivoco lancei no outro comentário.

    JCarlos

  27. Tenho um modem 3g da Band Luxe com chip Claro, um parto que em todas a versões desde a 8.04 não consegui configurar tanto no desktop como no Notebook.
    Fiz a alteração no desktop e para surpresa minha o modem foi aceito e conectado sem qualquer impedimento.
    O detalhe é que a rede sem fio desta maquina não conecta mais (vejo a rede + não autentico)
    Estranho não?

    Grato

    JCarlos

  28. Andreson diz:

    @Juarez, discordo de você, pois uma forma fácil de ter o modem reconhecido é instalando o usb_modeswitch, e outra este artigo é justamente para o Ubuntu 10.04 LTS, ele pode reconhecer o seu modem porém não mostrará o sinal nem o tipo de conexão (umts, gsm, etc).

    Muito bom!!
    Me sinto muito honrado pela matéria, parabens.

  29. daniel diz:

    correção
    *o meu ícone não esta extamente igual ao da imagem acima

  30. daniel diz:

    Instalei hoje e não demorou muito para reconhecer o meu modem huawei e226 da claro, tanto que estou postando pela minha net 3g, só estranho um pouco o ícone extamente igual ao da imagem acima e esta sempre apresentando 41%, no mais esta tudo normal

  31. Cassio diz:

    Preciso de ajuda, depois que instalei esse network manager, perdi a conexão com a net. Gostaria de saber como reverter. Sou iniciante no Ubuntu. Agradeço

  32. danilo diz:

    uma vez instalei o awn e ele não tem essas bolinhas azuis em baixo do icone dos apps… o docky tem, mas ele é muito limitado.. existem outros docks para ubuntu?

  33. danilo diz:

    oi queria saber qual é o dock que está sendo utilizado, e qual é o app que está sendo utilizado no fundod e tela para apresentar os dados de frquencia de cpu, de ram, uso dos hds… etc

    obrigado!

  34. Juarez diz:

    Não vejo necessidade nenhuma disso, ja que o Ubuntu 10.10 não reconhece quase a maioria dos modem 3G, como o 10.04. Eu tenho 3G da Claro e muitos modens não foi reconhecido por isso enquanto tiver 3G vou ter que ficar com o 10.04 que considero melhor.

Deixe um comentario