Aplicativos de arranque do UBuntuO Ubuntu, provavelmente para evitar que os utilizadores menos experimentes danifiquem o sistema, tem um grande número de serviços/aplicações de arranque ocultos. Alguns desses serviços podem ser desativados, aumentando assim a velocidade de arranque do Ubuntu e diminuindo até a carga de memória utilizada.

Como o Ubuntu vem com a lista de aplicações de arranque bastante filtrada, os utilizadores não podem proceder à desativação de alguns deles. Assim, este simples artigo tem apenas o intuito de mostrar como pôr essa lista completamente visível de forma a que se possa gerir quais as aplicações que queremos no arranque. Ou seja, através deste artigo a aplicação “Aplicativos de Sessão” passará a ter uma lista de conteúdos semelhante à da imagem acima do lado direito.

Na minha opinião, que é meramente opinião, esta atitude de esconder os serviços que estão no arranque não é a mais correta. Sendo o Ubuntu livre, não devia esconder mas, sim, organizar de forma hierárquica a informação e com avisos se necessário. Ou seja, neste caso, se quem tomou esta decisão achava que os serviços não deviam estar facilmente desativáveis por utilizadores iniciantes, então punham um botão intitulado “Avançado” e só quem clicasse e fosse avisado de que podia correr riscos de danificar o sistema é que depois tinha acesso à gestão desses serviços.

 

Aplicativos de arranque do UBuntuDe uma forma simplista, a lista de aplicações que arrancam no Ubuntu não é mais que uma lista de atalhos para aplicações. Ora, o que acontece é que os atalhos que a equipa do Ubuntu não quer que apareça têm uma opção (flag) para ocultar. Assim, a solução para ter a lista de aplicações de arranque visível passa por remover essa opção em todos os atalhos que tenham esse conteúdo. A forma mais simples de fazer isso é executar o comando que está mais abaixo. Ele irá percorrer todos os atalhos e irá remover essa opção. O procedimento é simples e seguro. E o resultado será semelhante ao desta imagem à direita.

Aplicativos de Sessão
Antes de apresentar o comando do terminal, caso você tenha alguma dúvida da eficácia deste procedimento, recomendamos que veja o vídeo seguinte. Aliás, mesmo antes de experimentar este comando decidi pôr a gravar o vídeo (uma vez que não há volta a dar depois de executar o comando), por isso o que você vai ver no vídeo seguinte foi o que realmente aconteceu no meu computador quando experimentei este comando (a autoria do comando está nas referências no fundo do artigo).

 

Demonstração

 

Procedimento

O procedimento é extraordinariamente simples e passa então por executar um comando numa pasta específica do Ubuntu. Assim, comece por abrir o terminal e escrever o comando seguinte que irá fazer com que navegue para o local apropriado:

cd /etc/xdg/autostart

Depois disso, você apenas tem que executar este comando abaixo no terminal:

sudo sed --in-place 's/NoDisplay=true/NoDisplay=false/g' *.desktop

Após executar este comando, se você aceder à aplicação Aplicações (através clicando no canto superior direito do Ubuntu e escolhendo a opção “Aplicativos de Sessão…“), verá que ela agora está bem mais povoada com os serviços/aplicações de arranque do Ubuntu.

A abrir Aplicativos de Sessão

Atenção: tenha muito cuidado ao desligar alguns dos serviços! Alguns deles são muito importantes, por isso se você não tem experiência no Ubuntu considere não se aventurar ou então pesquise na Internet sobre a necessidade ou não dos serviços que pretende desligar!

 

Referências:

 

18 Respostas ate agora.

  1. Rodrigo diz:

    Para reverter a ação, basta executar:

    sudo sed –in-place 's/NoDisplay=false/NoDisplay=true/g' *.deskto*

    (os aplicativos que foram desmarcados permanecerão visíveis)

    Aproveito para compartilhar:

    Como desativar serviços no Ubuntu 12.04 (em PT-BR) http://linuxlike.blogspot.com.br/2012/05/como-des

    • Cláudio Novais diz:

      Boa partilha Rodrigo!! ;)

      Entretanto sobre o comando, não o quis dizer para o caso de haver outros atalhos que tivessem o NoDisplay à partida e depois passassem a ficar com o NoDisplay=true sem se querer!

  2. Conforme prometido, resultado em meu VAIO VPCM120AB (netbook):
    O comando permitiu que desabilitasse vários programas de arranque (inicialização) e junto com troca por um pano de fundo mais "leve" no Desktop (Ecrã) consegui aliviar minhas duas CPUS de próximo dos 100% para algo em torno de 10 a 20%.

    Fantástico!

    Deus abençoe a todos!

  3. Guilherme Paganini diz:

    Sensacional essa dica Cláudio. Vai ser de muita utilidade, principalmente para aqueles que utilizam computadores com menos memória ram…

    • Cláudio Novais diz:

      Olá Guilherme,

      Obrigado! Ando um pouco sem tempo, e aliás ando a fazer os artigos de madrugada para não deixar o ubuntued "vazio"! No entanto, espero nos próximos artigos abordar mais temas relativos ao boot do Ubuntu! ;)

      Espero que goste!

      Abraço

  4. Muito obrigado pela dica!

    Mais tarde experimentarei no meu netbook.

    Creio que para quem os utiliza esse comando seja utilíssimo e quando o fizer, postarei o resultado!

    Deus abençoe a todos!

    • Cláudio Novais diz:

      Olá José!

      Para mim foi super útil! Aliás, como pode ler no texto, o vídeo que eu gravei foi no meu próprio Ubuntu! Como não havia volta a dar, antes de eu experimentar (e depois claro de me certificar que iria funcionar lendo o comando que ia executar) pus a gravar o vídeo! E mesmo durante o video desliguei logo alguns processos que não me interessavam.

      Em suma, por desligar logo na hora é que digo que realmente é importante executar este comando para ter acesso a estes processos! ;)

  5. Tiago de Souza diz:

    Esses serviços que surgem podem ser acessados por um programa via terminal chamado "rcconf", o qual lista e permite remover da inicialização qualquer serviço. Tem também o update-rc.d, que não só desabilita a inicialização do serviço, como remove o script que o inicia, porém ele não lista os serviços. Está aí a dica para quem não quiser fizer essa alteração irreversível. :)

    • Cláudio Novais diz:

      Esse programa traz mais alguns serviços que esses apresentados nesta aplicação! apesar de esta aplicação do artigo trazer serviços que se desligados podem não funcionar, no caso do rcconf ele traz serviços que poderão fazer com o que arranque nem seja consumado. Por isso, nessa aplicação é preciso ter bem mais cuidado!

      De uma forma mais geral, diria que este artigo serve para qualquer utilizador. Já um artigo a abordar esse programa seria apenas aplicado a utilizadores com alguns conhecimentos de UBuntu! ;)

      Não acha?

  6. Roberson diz:

    Parabéns! Muito interressante esse seu post!

    Eu realmente sentia muita falta da possibilidade de tirar esses aplicativos da inicialização (principalmente o som de login).
    Uma sugestão minha para um próximo post, seria quais serviços podem ser desabilitados e quais seus efeitos na inicialização!

    E muito obrigado por suas informações!

    • Cláudio Novais diz:

      Olá Roberson,

      Sem dúvida que um artigo desses seria interessante! Vou marcar como uma sugestão a fazer! ;)

      Obrigado pela sugestão e se tiver outras estamos sempre recetivos! ;)

      Abraço

  7. Andre diz:

    Olá!

    Como seria o "arranque" em português, por favor?

    Saudações.

    • Olá André. Perguntas sobre o português do Brasil, suponho. É como disse o Roberson, no comentário acima: "inicialização". No painel de controle do Ubuntu em Pt-br, o título é "Aplicativos de sessão".

      Ao Cláudio Novaes: obrigado novamente pelos posts extremamente úteis. Especialmente nessa hora, com o Precise Pangolin trazendo tantas mudanças! Abraço!

      • Cláudio Novais diz:

        Olá pessoal, desculpem não escrever sempre as duas alternativas, mas como devem saber é complicado estar atento a esses dois pormenores. Principalmente porque faria com que os artigos ficassem muito extensos.

        Normalmente tento fazer sempre um misto dos "dois mundos" para que ambos percebam! Por exemplo se repararem, no artigo o nome da aplicação está em PT-BR, no entanto, na escrita por vezes falo em PT-PT e na imagem principal, inclusive pus em PT-PT!

        Espero que compreendam que esta mistura não tem a ver com falta de qualidade mas, acima de tudo, tentar agradar ao pessoal dos dois países! ;)

        Abraço

    • O artigo trata dos "Aplicativos de Sessão"
      Em Português de Portugal fala-se arranque e, em Português do Brasil, inicialização.

      Deus o abençoe!

    • Guilherme diz:

      É só você procurar por "Aplicativos de sessão" no dash.

Deixe um comentario