Tema do root com o problemaNo Ubuntu, quando o tema é mudado, através do programa “Preferências de Aparência”, este apenas muda o visual das aplicações do utilizador actual e não dos outros utilizadores, nomeadamente do utilizador Root. O Root é utilizado sempre que é preciso modificar alguma característica importante do Sistema Operativo, nomeadamente instalar, actualizar e remover programas. Assim, este artigo explica como corrigir o problema do tema do Root..

Antes mais, gostaria de informar que isto não é bug do Ubuntu  mas, sim, uma tentativa de segurança. Com este tema diferente, o utilizador sabe sempre quando algum programa está a trabalhar em modo administrador. De salientar que nunca se deve utilizar os programas neste modo, por isso, sou da opinião e aconselho a utilizar um tema diferente para o modo Root de forma a ter sempre a certeza que não está a utilizar um programa em modo administrador.

Problema do tema do root

Pasta dos temas do Ubuntu

Cada utilizador tem uma pasta para os seus temas, localizada na home. Tal como os utilizadores normais, o utilizador administrador, também chamado utilizador Root, tem uma pasta para os temas. Mas, ao contrário da localização dos temas do utilizador normal, os temas do Root encontram-se na pasta:

/root/.themes

Assim, para resolver o problema dos diferentes temas basta copiar para esta pasta o tema que quiser, neste caso, o tema que está a utilizar actualmente.

Tema do root corrigido

Corrigir problema

Para resolver o problema abra uma pasta qualquer e em “localização” escreva:

~/.themes

Nautilus na sua pasta pessoal de temas

Ao escrever ~/.themes, o programa irá actualizar a localização para algo do género: /home/SEU_NOME/.themes/.

De seguida, abra outro Nautilus (explorador de ficheiros do Ubuntu) em modo administrador através do programa “Executar Aplicação”, que pode ser aberto com a combinação de teclas Alt+F2, e escreva:

gksu nautilus

Executar Aplicacao

Neste novo Nautilus escreva o mesmo que escreveu no anterior em Localização e clique na tecla “enter”:

~/.themes

O resultado deverá ser o seguinte (repare que é o mesmo programa mas aberto por diferentes utilizadores):

Nautilus em modo root

Depois de ter estas duas janelas abertas, só precisa de arrastar os seus temas que estão na sua home para o Nautilus que está em modo root:

A arrastar ficheiro do tema

Para além destes ficheiros, também pode precisar de corrigir os ícones dos botões. Assim, faça o mesmo que fez anteriormente mas para pastas diferentes. Neste caso, para o Nautilus em modo normal escreva em localização:

~/.icons/

E para o Nautilus que está em modo Root, escreva também:

~/.icons/

Depois só precisa de arrastar os ficheiros de um para o outro, tal como pode verificar na seguinte imagem:

A arrastar ficheiros dos icons

A próxima vez que abrir alguma aplicação em modo administrador o tema será o mesmo que está a utilizar sem sem ser nesse modo.


Referências:

http://brainstorm.ubuntu.com/idea/5822/
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=595664

36 Respostas ate agora.

  1. Victor Hugo diz:

    Obrigado pela explicação. Gostaria de saber se esse procedimento também é válido:
    chamar o aplicativo gnome-appearance-properties usando sudo ou gksu.
    Assim a gente acessaria as propriedades da aparência do root. Está correto?

  2. QutenzaQutenza, formerly NGX-4010, is a capsaicin transdermal patch for the management of pain due to postherpetic. ,

  3. However, elderly patients are more likely to have age-related liver, kidney, or heart problems, which may require an adjustment in the dose for patients receiving lamotrigine. ,

  4. , patients with OSAHS receiving CPAP should continue to do so). ,

  5. Urine and typical dose of celebrex for migraines calcium should weakenabilify readministered in these patients.

  6. Genitourinary effects occurring during fenofibrate where causality has not yet been established have included decreased male fertility and renal lithiasis. ,

  7. eu jogo tudo na pasta do sitema como root e funfou aki =D vou testar desse geito tbm

  8. [...] Corrigir problema do tema do root [...]

  9. [...] Corrigir problema do tema do root [...]

  10. [...] Corrigir problema do tema do root [...]

  11. Cláudio Novais diz:

    Olá NightMare,

    Exacto, eu inicialmente também pensava que era um erro, e de certa forma é. No entanto, isto é uma muito boa forma de prevenir problemas derivados da utilização de ferramentas administrativas.

    Abraço.

  12. NightMare diz:

    Sempre pensei que isto fosse um bug, mas agora que li o teu artigo, vi que afinal isto é uma boa técnica para saber quando um programa está em modo root ou não.

  13. Cláudio Novais diz:

    Olá SergioJP,

    realmente você tem razão! Eu esqueci-me completamente da pasta share. Quando tiver tempo actualizarei este artigo com a sua dica!
    Obrigado.

    Olá Aluado,

    O tema dos icons chama-se gnome-step-into-freedom.

    Olá Syph0s,

    Essa teoricamente seria a melhor opção para resolver este problema! Ainda melhor que a dica que o SergioJP referiu. No entanto essa dica funciona em muitos Sistemas Operativos. Não me pergunte porquê, pois não saberei responder-lhe, mas que isso é verdade, isso é. Se procurar pela net acerca disse verá que muita gente não consegue resolver o problema dessa forma.

    Para além disso, o melhor seria correr essa linha com o argumento ‘f’ também, para substituir o conteúdo. Assim, o melhor seria:
    sudo ln -sf /home/SEU_NOME/.icons /root/.icons && sudo ln -sf /home/SEU_NOME/.themes /root/.themes

    Obrigado a todos pelas críticas!
    Abraços.

  14. syph0s diz:

    Cara, na verdade desse modo você está copiando uma porrada de arquivos duas vezes sem necessidade. Temas de ícones mais usados (NuoveXT e Hydrogen, por exemplo) consomem mais de 80MB. Imagina então aqueles que são aficcionados por temas e tem vários temas instalados?? É mais fácil indicar a pasta de temas e ícones do root por link simbólico. Como root é só fazer o seguinte comando:

    # ln -s /home/SEU_NOME/.icons /root/.icons;ln -s /home/SEU_NOME/.themes /root/.themes

    Pronto. Não precisa copiar nada e quando você instalar um novo tema de ícones ou GTK, o root automaticamente já vai reconhecer. Mais prático não??

    t+

  15. Aluado diz:

    Qual tema de ícones vc está usando, Cláudio?

    Última publicação de Aluado: Windows7 é muito bom: vamos baixá-lo!

  16. SergioJP diz:

    Legal sua descrição, mas na realidade não é um problema, pois no caso voce está na sua conta normal, então para que os tema GTK, icones mouse funcionem para todos, a melhor maneira de se instalar esses temas é abrir o tema que voce baixou como root e extrair na
    pasta user/shar/themes para temas GTK e
    user/share/icons para temas de ícones e mouse.
    Até mais.

Deixe um comentario