DockBarX a funcionar na Dock AWN

O DockbarX é um excelente aplicativo que lista os programas que estão abertos (e também programas fechados se o utilizador quiser). Este excelente software começou por ser apenas um applet que listava as aplicações, de forma bonita, organizada e com excelentes funcionalidades, que você pode ver neste artigo.

Entretanto com o passar do tempo, algumas das funcionalidades foram melhoradas, outras removidas com a evolução dos programas e nasceu entretanto uma nova Dock do projeto, a DockX. Assim, a DockbarX deixou de ser apenas um plugin e agora tem também a sua própria dock autónoma.

DockBarX no AWN, com o tema Lucido

O DockBarX nasceu na altura do Gnome2 em que não existia Gnome-Shell e os aplicativos eram todos listados no painel do Gnome. Nessa altura não havia funcionalidades visuais interessantes, como previews de janelas e agrupamento de janelas do mesmo tipo. E foi exatamente aí que o DockBarX apareceu e rapidamente se destacou.

Nas primeiras versões do DockBarX, ele era um plugin que se adicionava ao painel do Gnome2 e apresentava as janelas de forma similar ao Windows Seven, ou seja, só o ícone de cada aplicação, e depois mostrava as janelas em miniatura. Entretanto, com as novas versões do Compiz e do Unity, essa funcionalidade das pré-visualizações das janelas (que você pode ver na imagem abaixo à esquerda) deixou de funcionar. Para piorar a situação, como esta funcionalidade recorria ao Compiz, ela nunca poderia funcionar no Gnome-Shell, pois este usa um sistema de composição alternativo, o Mutter. Por isso, se você tem um Ubuntu minimamente moderno (Ubuntu 12.04 ou superior) esta funcionalidade não irá funcionar, apresentando um resultado semelhante ao da imagem abaixo à direita:

3 - ANTIGA dockbarXM 4 - DockbarX atual não tem funcionalidade de previewM

Em todo o caso, esta funcionalidade das “previews das janelas” é apenas uma numa imensidão de outras funcionalidades. A DockBarX tem um sistema de preferências muito grande. Está recheado de opções que o utilizador pode aventurar-se. Não só pode personalizar praticamente tudo o que é estética, como também pode usar temas que fazem as alterações de forma mais abrangente e simples.

Para além disso, há inúmeras outras opções funcionais, que podem mudar a maneira como a DockBarX funciona. Todas estas opções que você modificar têm efeito não só na versão Applet do DockBarX, como na versão autónoma, a DockX (veja ela a funcionar nesta imagem abaixo).

2 - DockX é a dock autónoma do DockBarX

A DockBarX funciona então de maneira autónoma, mas também pode ser inserida noutros softwares como se fosse um plugin extra. Tal como referido inicialmente ela funcionava no Gnome2, entretanto ele deixou de existir para o Gnome-Shell. No entanto, a DockBarX também pode ser inserida noutros softwares, nomeadamente na dock AWN (Avant Window Navitagor) e no painel do Mate (o fork do Gnome2). Por exemplo, nesta imagem abaixo, o DockbarX está a funcionar no AWN:

Entretanto, antes de passarmos à instalação, convidamos-lhe a assistir a este pequeno vídeo que demonstra a instalação, o funcionamento da DockX e até mostra como adicionar a DockBarX ao AWN:

 

Instalação da DockBarX

A instalação da DockBarX é tão simples quanto instalar o pacote da aplicação. No entanto, neste artigo sugerimos que instale ainda mais dois pacotes: um que traz temas alternativos e outro que adiciona a funcionalidade de plugin ao AWN para se você um dia quiser adicionar o DockBarX ao AWN.

O DockBarX não está nos repositórios do Ubuntu, por isso antes de mais, você precisa de adicionar o repositório deste projeto. Para tal, abra o terminal e escreva o comando seguinte:

sudo add-apt-repository ppa:dockbar-main/ppa -y && sudo apt-get update

Depois do processo terminar, você já pode instalar os referidos pacotes, executando o comando seguinte no terminal:

sudo apt-get -y install dockbarx dockbarx-themes-extra awn-applet-dockbarx

 

Como utilizar a DockX?

Quando o processo de instalação terminar, você fica com acesso imediato à DockbarX e também à sua Dock autónoma, a DockX. Por isso, conforme o seu ambiente gráfico, já pode abrir a DockX:

5 - A abrir a DockBarX

Quando a executar ela irá aparecer imediatamente com a lista de aplicações que você tiver abertas. Você poderá adicionar outras aplicações, bastando para isso clicar com a tecla da direita do mouse em cima das aplicações abertas e mandar fixar essas aplicações. Assim quando fechar as aplicações o seu ícone mantém-se na mesma na DockX.

 

Como aceder às preferências da DockX?

Tal como você abriu a DockX, você pode abrir também as preferências que mudam a aparência e funcionalidades. A aplicação chama-se DockbarX Preferences e portanto conforme o seu ambiente gráfico, deverá abrir essa aplicação.

A aplicação tem inúmeras funcionalidades que você poderá investigar. Todas as funcionalidades que você ativar e desativar têm efeito na DockbarX em geral, ou seja, tanto na DockX como na versão applet do AWN ou Mate.

5 - Opções da DockBarXM

 

Como adicionar a DockbarX ao AWN

Se você prefere a dock AWN em vez do DockX, você pode também ter a DockBarX. Para tal, abra as preferências do AWN na zona dos Miniaplicativos, procure pela DockBarX. Selecione-a e clique no botão da seta para baixo.

A DockbarX é adicionada imediatamente. E você já poderá usufruir dela. Se precisar de mais ajuda, recomendamos que veja o vídeo acima, pois demonstra este procedimento.

6 - A adicionar a DockBarX ao AWNM

 

16 Respostas ate agora.

  1. Pedro Fernando diz:

    Não estou conseguindo com o segundo comando, fica dano: Impossível corrigir problemas, você manteve (hold) pacotes quebrados. E AGORA? :S

  2. Ricardo diz:

    Boas Cláudio, como é que na barra do Kubuntu posso colocar os programas abertos ou minimizados só com o respectivo icon do programa.

    Obrigado

    • Não me faça perguntas com o Kubuntu! Nos últimos 4 ou 5 meses tive apenas cerca de duas horas com o Kubuntu, portanto não sou a melhor pessoa para o ajudar. Mas pergunte no forum do Ubuntued! Provavelmente alguém o ajudará! ;)

  3. FernandoRJ diz:

    Ubuntued como sempre muito bom. Parabéns ao Cláudio Novais pela competência. Eu uso o cairo dock e estou muito satisfeito. Na verdade só passei para felicitá-lo. Aqui no Brasil fazes muito sucesso.

  4. Deivison A. Silva diz:

    Olha, eu instalei o Dockbar no meu Ubuntu 12.04 e ele tá ótimo. O único problema é que eu não consigo mantê-lo permanente no sistema. Tenho sempre que ativá-lo com o computador ligado, o que é muito chato. Não têm um jeito de fazer com que ele inicialize junto com o sistema?

  5. Evandro Mulatinho diz:

    Novais, será que serve para a versão 12.04 que uso(até hoje ñ atualizei para a12.10, pq já vai sair a 13.4)? Parabéns por suas publicações de sempre! Um abraço!

  6. Patrick diz:

    Sempre gosto das dicas do ubunted.
    As vejo, para mim, como fundamentais, principalmente no "gnome antigo".
    Hoje uso KDE e noto que, boa parte dos aplicativos que gosto, já estão incluídos na interface que uso.
    E viva a personalização!

    • Cláudio Novais diz:

      Muito obrigado pelas boas palavras Patrick!

      Efetivamente o Ubuntued carece de dicas para KDE, mas isso ocorre porque nenhum de nós que escreve para o Ubuntued se identifica/usa o KDE :\

  7. Fernando diz:

    Software muito interessante, prático e bonito.
    Me lembra a barra de tarefas do Windows 7.

    • Cláudio Novais diz:

      Verdade Fernando! Há muitos temas que tentam aproximar-se ao Windows 7 e quase sempre usam a DockbarX por causa das semelhanças. O facto de pôr uma espécie de película nas janelas abertas faz parecer muito o Windows.

  8. David diz:

    Cláudio Novais que tema você usa?

  9. Mario diz:

    Não consegui instala da este erro:

    A ler as listas de pacotes… Pronto
    A construir árvore de dependências
    A ler a informação de estado… Pronto
    Alguns pacotes não puderam ser instalados. Isso pode significar que
    você solicitou uma situação impossível ou se você está a usar a
    distribuição unstable em que alguns pacotes pedidos ainda não foram
    criados ou foram movidos do Incoming.
    A seguinte informação pode ajudar a resolver a situação:

    Os pacotes a seguir têm dependências não satisfeitas:
    awn-applet-dockbarx : Depende: python-awn mas não é instalável ou
    python-awn-trunk mas não é instalável
    E: Não foi possível corrigir problemas, você tem pacotes mantidos (hold) estragados.

    :(

    Sabe como resolver?

    • Cláudio Novais diz:

      Qual é o seu Ubuntu?

    • Rafael O. Vieira diz:

      No meu Linux Mint encontrei o mesmo erro Mario.

      Tente adcionar os repositórios através do comando:
      "sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8 -y && sudo apt-get update"

      Em seguida:
      "sudo apt-get -y install dockbarx dockbarx-themes-extra awn-applet-dockbarx"

Deixe um comentario