Por vezes, ao navegar pela Internet, chega-se a uma altura em que estão 15 ou 20 abas abertas ao mesmo tempo no browser. Isto torna-se numa desorganização enorme: não se sabe que abas estão abertas, onde está a aba x ou y, não se consegue ver os ícones identificativos de cada aba, entre outras coisas.

No entanto, há várias opções para resolver este problema, como por exemplo usar extensões de gerenciamento de abas. Neste artigo vai ser apresentada a extensão TooManyTabs para o Google Chrome. Esta extensão permite, de uma forma simples e prática, navegar por 20 abas ao mesmo tempo de uma forma rápida e organizada.

Instalação

Instalar o TooManyTabs

Esta extensão, tal como a grande maioria das extensões para o Google Chrome, é de uma instalação muito simples. Para instalar o TooManyTabs no Google Chrome basta clicar no botão do lado direito intitulado “Install” (este botão utiliza o endereço oficial da extensão).

Caso prefira aceder à página principal da extensão e instala-la a partir de lá, deve seguir o seguinte endereço: página oficial do TooManyTabs.

Se ainda não tiver o Google Chrome instalado e o quiser fazer, pode ver aqui no Ubuntued como o fazer:

Google Chrome nativo disponível para Ubuntu!!


Como utilizar a extensão

Para utilizar esta extensão basta clicar no ícone que aparece junto à barra de endereços.

Ao clicar lá, uma janela com as suas abas vai aparecer. Aqui, tem várias opções. Pode procurar uma aba pelo seu nome, pode organizar as abas por data de abertura, pode organizá-las por título e também por endereço. Para além disso, pode também adicionar as abas que desejar às colunas que aparecem do lado direito. Estas colunas são sempre gravadas automaticamente. Por isso, quando abrir o Google Chrome de novo, pode consultar essas colunas e as abas que lá estão guardadas.

Pode também seleccionar outra cor como tema preferido.


Como configurar o TooManyTabs

Para configurar esta extensão, basta clicar no ícone da mesma com o botão do lado direito do rato e escolher “Options“.

Depois disso, vai aparecer a página das opções aberta numa aba nova no Google Chrome. Aqui, é possível modificar algumas opções:

  • Popup width: é o tamanho da janela que aparece com todas as suas tabs (abas) abertas. Pode escolher mais largo (wide), mais estreito (narrow) ou  mais pequeno (small)
  • Show tab count on the icon: active esta opção caso queira ver o número de abas que tem abertas no seu Google Chrome no ícone da extensão. Caso contrário, desactive.
  • Number of recently closed tabs: é o número máximo de abas recentemente fechadas que quer guardar. Ao fechar uma aba, ela vai para essa lista. Caso a lista esteja cheia, a aba mais antiga é eliminada para colocar a mais recente.
  • Custom theme color: cor utilizada por padrão no tema da extensão. No entanto, esta cor pode ser mudada de forma bastante mais simples ao usar a extensão.
  • Custom columns: se desejar adicionar ou remover colunas de abas escolhidas por si, deve seleccionar a 2ª opção. Caso deseje apenas utilizar as duas colunas que vêm pode padrão, escolha a 1ª opção.
  • Use shortcut key to bring up TMT window: escolha a tecla de atalho para abrir a janela do TooManyTabs. O atalho será tecla ctrl+tecla definida por si.

Conclusão

Para concluir, esta extensão pode ser bastante útil. Permite gravar abas em secções definidas por nós e navegar de forma simples pelas abas já abertas.

Para finalizar, fique com um pequeno vídeo demonstrativo para que possa ver como se utiliza esta extensão.


Nota: já deve ter reparado que, nas imagens aqui disponibilizadas, o número de abas que aparece no ícone indica 2 abas abertas a mais do que aquelas que realmente estão. Isto não é nenhum erro, deve-se apenas ao facto de estar outra janela do Google Chrome aberta ao mesmo tempo.

18 Respostas ate agora.

  1. [...] interessantes para gestão de Abas. Tem funcionalidades de agrupamento de abas, algo semelhante à deste artigo, que podem ser vistas no final do vídeo demonstrativo deste [...]

  2. Araken diz:

    Sabem por que eu não uso o Chrome? Porque não tem nenhuma extensão que limpe o histórico ao fechar o browser

    • n4n3 diz:

      Não existe porque é desnecessário, já que o Chrome nativamente possui a opção de navegar de modo anônimo (não guarda cookie, histórico, etc a não ser que você explicitamente peça para que seja guardado).

  3. António Cascais diz:

    Olá Jorge.
    Obrigado pela sugestão. A filosofia dessas extensões e da TooManyTabs acaba por ser um pouco diferente, no entanto essas também parecem muito boas.

    Talvez no futuro saia um artigo sobre alguma delas ;)

  4. Cláudio Novais diz:

    Olá Jorge Sousa,
    Grande dica que aqui apresentou! Nunca me dei ao trabalho de procurar algo assim, pois logo de início criei pastas de favoritos que sempre que eu quisesse ver determinado tema, bastava clicar com a tecla do meio do mouse e eles abririam todos.

    No entanto, acho que esta sua solução é bem melhor! Obrigado pela sugestão! Ficarei a aguardar novas sugestões! :D

    Abraço

  5. Nunca me consegui habituar a usar este tipo de extensões, apesar de lhes reconhecer utilidade. Esta já a tive instalada uns tempos mas, não sei, acabo por não clicar ou olhar para lá e, na tentativa de não ter muita coisa instalada, é o tipo de extensão que é das primeiras a ir à vida.

    De qualquer forma e apesar deste tipo de extensão servir bem o propósito de organizar separadores, aprecio mais o conceito do Morning Coffee, para Firefox, que tem versões mais ou menos nele inspiradas no Chrome/ium (links no fim).

    https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/2677/
    https://chrome.google.com/extensions/detail/keepgbcgekdilbnpklfknmkfmehppaag
    https://chrome.google.com/extensions/detail/nmidkjogcjnnlfimjcedenagjfacpobb

  6. Cláudio Novais diz:

    Sem dúvida que cada vez mais os utilizadores utilizam mais abas ao mesmo tempo. Na minha opinião a organização é primordial e por isso esta extensão seria algo extremamente útil.

    No entanto, eu prefiro utilizar várias janelas, uma para cada tema de abas e as janelas dispostas nas minhas 9 áreas de trabalho! :D

    Cada um deve experimentar durante algum tempo as várias opções que há e ver em qual se identifica melhor. No meu caso, prefiro áreas de trabalho, no entanto, há utilizadores como o Icaro que preferem esta extensão.

    Para concluir, e exactamente pelo que disse no último parágrafo, é excelente que haja estes artigos que dêem a conhecer novas funcionalidades para nós vermos com qual possibilidade nos identificamos melhor.

    Parabéns António, por mais uma excelente funcionalidade!

    Abraço

  7. [...] This post was mentioned on Twitter by Planet Ubuntu Brasil and Homem Livre in Linux, Cláudio Novais. Cláudio Novais said: Extensão TooManyTabs [Chrome] http://goo.gl/fb/gp1oD [...]

  8. Icaro diz:

    Ja usava essa extensão, acho mt útil na organização.

    Parabéns pelo artigo.

Deixe um comentario