Firefox 22 no ubuntu 13.04

A Mozilla acabou de lançar o Firefox 22 e já está disponível nos repositórios do Ubuntu para atualização. Esta versão do Firefox traz várias novidades, que em alguns casos são apenas melhorias que você irá sentir. As novidades principais são claramente o WebRTC para realização de chamadas de vídeo e os jogos 3D.

Os jogos 3D e a alta performance

Começando por uma das novidades mais interessantes, os jogos 3D, esta versão do Firefox 22 traz melhorias consideráveis neste aspeto. A Mozilla investiu muito na melhoria de uma parte muito importante do Javascript, o asm.js. Através deste recurso os sites poderão começar a disponibilizar serviços de alta qualidade como aplicações Web e jogos 3D.

Aliás, as tecnologias Web são tal forma importantes que a Mozilla frisa que este é o futuro do desenvolvimento aplicacional, pois os programadores ao desenvolverem desta maneira fazem-no de forma genérica, não fragmentada para cada sistema operacional ou arquitetura. Através desta noção claramente que a Mozilla também está a mostrar o seu interesse no desenvolvimento destas aplicações que na prática poderão ser aplicações do FirefoxOS.

Relativamente a esta tecnologia 3D, na prática para o utilizador final, como você leitor do ubuntued, não há diferenças. No entanto, os programadores através destas tecnologias poderão investir mais fortemente em jogos 3D ou aplicações Web pois já terão a certeza que as performances serão consideravelmente superiores.

Há já vários sites que disponibilizam este tipo de conteúdos e que você poderá desde já testar. Um jogo muito conhecido que demonstra esta tecnologia é o Epic Citadel que utiliza o motor Unreal Engine 3, que você pode experimentar neste link abaixo e pode visualizar no vídeo abaixo:

 

Um outro jogo, que a Mozilla criou para provar tudo isto, é o BananaBread que você também pode testar e inclusive pode jogar contra Bots (personagens com inteligência artificial), totalmente de forma 3D:

Tudo isto começa já a ter uma alta performance, mas temos de garantir, claro certos aspetos: você tem de ter uma placa de vídeo capaz de renderizar os ambientes 3D, como qualquer jogo normal; o sistema terá de ter os drivers corretamente instalados para garantir que o WebGL poderá utilizar todas as potencialidades da placa de vídeo.

 

As chamadas de Voz e a partilha de ficheiros

Para além das habituais melhorias, o Firefox22 traz uma novidade interessante que já anda a trabalhar há algum tempo em parceria com o Google Chrome, que é o WebRTC. Um protocolo livre de comunicação (chamadas de voz) que não exige software adicional, como o Java, Flash ou outros plugins comuns neste tipo de situações.

Este aspeto é mais uma prova do que a Mozilla, e inclusive a Google, procura para a Internet: um ambiente genérico, padronizado, capaz de ser lido e trabalhado por qualquer sistema operacional e em qualquer hardware. Assim, tal como os jogos 3D, querem que as próprias comunicações usem padrões livres para que as tecnologias fechadas não sejam necessárias.

Sobre o WebRTC, você pode ver este vídeo abaixo que mostra uma experiência feita há uns meses atrás onde é feita uma comunicação entre o Firefox e o Google Chrome, usando tecnologia WebRTC.

 

Como instalar o Firefox 22 no Ubuntu/Mint/Elementary?

Apenas atualize o seu sistema. Simples. O sistema de atualizações do Ubuntu tem estas vantagens e basta que o Firefox 22 esteja nos repositórios. Ora, esta manhã (26) o Firefox foi inserido nos repositórios por isso você apenas precisa de atualizar o Ubuntu.

Assim, para ter o Firefox 22, abra o Atualizador de Programas do Ubuntu, aguarde para que sejam procuradas atualizações e depois atualize o seu sistema:

Atualizar Ubuntu para instalar o Firefox 22

Depois, se você tiver o Firefox aberto, simplesmente reinicie-o e desfrute do Firefox 22.

Reiniciar após atualizar

 

 

Referências

17 Respostas ate agora.

  1. tanto no windows como no ubuntu este é o melhor navegador em minha opinião, mas a cada dia que passa consome mais cpu e memória; percebe-se que o chromium é bem mais leve (é chromium, não chrome, tenho os dois instalados no mesmo sistema e a versão open source é mais leve e abre mais rápido)

  2. Carlos diz:

    Magnífico!

    Essa Unreal Engine roda leve!(i7 HD 3000 a 40fps)
    Coitado do Flash, Shockwave e Unity web player…

    Livre, leve, código aberto e sem instalar plugins.

    • Olá Carlos,

      Talvez. Sinceramente nesse aspeto não sei até que ponto coisas nativas terão uma melhor performance. Não sei mesmo. Mas se algum dia tiverem performances equiparáveis, então estaremos perante casos em que sistemas HTML serão suficientes para uma percentagem muito grande de utilizadores.

      • Carlos diz:

        Cláudio, não entendi mt bem seu argumento… Claro que programas nativos sempre tem mais performance, mas dá para sacrificar velocidade em prol da comodidade, multiplataforma, etc…

        O lado ruim é que as grandes empresas terão mais controle(total) sobre sua utilização de software.

        Sinistro e espetacular.

  3. Anderson diz:

    Esse é o meu navegador! ;)

  4. Maikon diz:

    Instalei o Firefox através das atualizações automáticas do Ubuntu e ele não abre mais nenhuma página, tive que instalar o Chromium para postar a dúvida aqui. Alguém sabe o porquê?

    • Maikon,

      Você precisa de proxy? Já houve uma atualização há uns meses (talvez anos) que o Firefox andava a ativar o proxy ao atualizar. Experimente ir às preferências > Avançadas > Rede > Ligações: Definições > Nenhuma proxy.

      É possível que seja isto.

      • Maikon diz:

        Olá Claudio!

        Obrigado pela atenção. Consegui resolver. Pedi para reiniciar com as extensões desativadas, e escolhi a opção fresh start (a "safe mode" não adiantou) e voltou ao normal. Apenas perdi dois addons mas já os instalei de volta.

        De fato, no trabalho utilizo proxy, porém estava configurado normalmente em "usar as configurações de proxy do sistema" que utilizo em casa. Mas agora já está funcionando beleza, aliviado por ter recuperado minha raposa rs.

        Abraço!

        • Fiquei sem saber se era isso da Proxy? Era isso ou era algum add-on?

          • Maikon diz:

            Acho que foi o Proxy, porém antes da atualização, eu estava utilizando no modo padrão em casa. Só tenho 3 addons: Clearly, DownloadHelper e Firefox OS, mais os complementos padrão do Ubuntu. Não creio que foram eles, provavelmente o proxy mesmo. Na falta de uma análise mais avançada ficaremos só na imaginação rs.

          • Maikon diz:

            Olá, Claudio!

            Era o proxy mesmo. Estava no trabalho utilizando o proxy quando mandei a resposta anterior, agora cheguei aqui em casa e tentei utilizar configurando "Usar as configurações de proxy do sistema" e novamente não funcionou. Então fiz do jeito que você descreveu acima: Preferências > Avançado > Rede > Configurar conexão > Sem proxy.

            Apenas as opções: "Sem proxy" e "Auto detectar as configurações de proxy para essa rede" funcionam (esse ultimo demora um pouco).

            Encontramos o problema. rs

  5. Renan Rischiotto diz:

    Legal!
    Mozilla Firefox 4ever! =)

    Como eu atualizo no Linux Mint?

  6. Robson Dantas diz:

    Acho que você se precipitou. Só funciona no Firefox 23 (trunk), até mesmo o site informa isso: This browser is currently unsupported. Please download Firefox 23 (Nightly) for an optimal experience.
    Já o outro diz que a versão 22 funciona, mas ao rodar dá erro e diz a mesma coisa. deve ser bug

    • O que não funciona Robson? Eu não me percipitei pois o anúncio que fiz é oficial! ;)

      Os jogos, por exemplo eu testei e funcionou bem. Já no caso do WebRTC efetivamente não experimentei pois nem sei como testar para já. :p

Deixe um comentario