O mundo digital está a inclinar-se imenso para a mobilidade, para os sistemas de dispositivos móveis. Não só o Ubuntu Touch estará em breve a competir com o Android e o iOS, mas também vários outros sitemas nomeadamente o Tizen, Sailfish, GnomeOS e claro o FirefoxOS.
De forma a facilitar o desenvolvimento de aplicações para esses sistemas, as empresas que estão a desenvolvê-los tentam disponibilizar rapidamente formas de teste. Ora, neste artigo apresentamos-lhe o FirefoxOS Simulator, que basicamente é uma extensão para o seu Firefox que possibilita não só testar a última versão do FirefoxOS mas também permite que os programadores possam testar as suas aplicações para este novo sistema.
O FirefoxOS Simulator pode ser usado pelos utilizadores normais simplesmente para ver qual o estado atual deste sistema operativo. O processo é tão simples quanto instalar em dois botões e por isso qualquer pessoa pode ver o estado atual do software.
No entanto, o objetivo principal do FirefoxOS Simulator não é mostrar o estado atual do sistema. Na verdade o objetivo principal desta extensão é apresentar ao programador uma forma super facilitada de realizar testes das aplicações que ele esteja a desenvolver para o FirefoxOS.
Assim, o FirefoxOS Simulator apresenta uma interface adicional para visualizar uma consola de erros e também para acrescentar as aplicações que o programador estiver a desenvolver. A extensão é extremamente simples mas com um potencial muito grande. Por ser simples não há muito a dizer e portanto convido-o a visualizar este pequeno vídeo demonstrativo da instalação da extensão e execução do FirefoxOS:
Como instalar o FirefoxOS Simulator?
A instalação do FirefoxOS Simulator é extremamente simples, visto que é uma extensão normal do Firefox (que nem precisa que você reinicie o firefox depois de instalada). O único inconveniente (se é que é um inconveniente) é o tamanho desta extensão que ronda os 90MB.
Para instalar esta extensão comece por visitar a página do link seguinte e depois clique no botão “Adicionar ao Firefox” tal como pode ver pela imagem abaixo:
Ao clicar no referido botão o Firefox irá iniciar o download da extensão que poderá demorar algum tempo conforme a ligação à Internet, visto que são cerca de 90MB.
Quando o download da extensão terminar, será apresentada uma janela semelhante à da imagem abaixo a perguntar se você quer realmente instalar esta extensão. Aceite instalar clicando no botão do canto inferior direito, intitulado “Instalar agora”.
Ao aceitar instalar, será apresentada uma nova página muito semelhante à da imagem abaixo à esquerda. Esta página é a interface de gestão do FirefoxOS, onde você poderá efetivamente iniciar o FirefoxOS e onde você poderá gerir algumas das funcionaldiades, nomeadamente adicionar novas aplicações. Esta interface (página web) pode ser aberta no menu Ferramentas → Desenvolvedor Web → FirefoxOS Simulator, tal como pode ver pela imagem abaixo à direita.
Para iniciar o FirefoxOS, você apenas precisa de clicar no botão do lado esquerda da interface referida acima, onde diz “Stopped” (significa parado). Ao iniciar o FirefoxOS, este botão passa a ter o nome “Running” (em execução) e portanto se você voltar a clicar nele irá fechar a janela do FirefoxOS.
OBrigado,
Excelente Dica!!
Valeu Cláudio Novaes
Seria interessante todos que todos OS's disponibilizassem essa experiência!