![:D :D](./images/smilies/NEOicon_e_biggrin.gif)
Como tal, vou deixar aqui o procedimento tal e qual eu o realizei, por isso segue.o religiosamente!
![Desdentado :desdentado:](./images/smilies/NEOouch.gif)
Se não conseguires, eu tenho outro processo, mas é com um emerald mais antigo, que também instalei no meu PC.
Mas vamos pelo mais novo!!!
Abre o terminal (NA TUA PASTA PESSOAL) e executa estes comandos: NÃO INTERESSA QUE ELE TE DIGA QUE JÁ TENS OS PACOTES INSTALADOS!!! EXECUTA OS COMANDOS NA MESMA
Vamos começar de novo, por isso esquece o emerald que descarregaste, APAGA-O pois vamos descarregá-lo de novo!!!
introduz a tua password e instala isto tudo!!!
de seguida também no terminal:
Extrai o conteúdo do que descarregaste e irás ficar com uma pasta de nome "emerald-0.9.5".
Como tal: (não te preocupes com erros para já!!!)
de seguida:
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
ENTER
E AGORA AQUI O TRUQUE para ficares com um pacote deb e poderes instalá-lo ou desinstalá-lo através do gdebi, ou do Ubuntu Software Center!
introduz a tua password e ENTER
Ele vai fazer-te uma primeira pergunta do género "criar uma base de dados..." diz que sim (y).
Depois vai pedir que dês um nome ao pacote, versão, etc, dá ENTER em todos sem escreveres nada que ele faz automaticamente.
No final ele vai-te perguntar uma série de coisas e dá-te logo os conselhos se deves dizer sim ou não. Responde com ele te aconselha.
Quando acabar, vais-te aperceber, pois acaba de compilar e terás um pacote de nome "emerald_0.9.5-1_i386.deb" na pasta "emerald-0.9.5, no caso de teres instalado o Ubuntu 12.04 de 64 bits, será "emerald_0.9.5-1_qualquer coisa 64.deb"
![lol :lol:](./images/smilies/NEOicon_lol.gif)
Não sei, porque uso 32 bits!!!
Vais reparar que o pacote do emerald que criaste tem uma cruz em cima, porque só tem permissões root (administrador).
Normal, porque utilizaste o comando "sudo" para o criar.
Agora finalmente, para o instalares, continuando no terminal, dentro da pasta "emerald-0.9.5", executa o seguinte comando:
ENTER, introduz a tua password e ENTER outra vez.
Vê o processo de instalação para veres se não aparece nenhum erro e, se tudo correr bem terás o emerald instalado.
Agora, abre o fusion-icon (procura-o no dash) e escolhe o emerald como decorador de janelas.
Se tudo correu bem, já estás safo!!!
![Desdentado :desdentado:](./images/smilies/NEOouch.gif)
Aguardo.
Cumps.