Olá Miguel, desculpa mas só hoje e agora tive a oportunidade de vir aqui e continuar (se possível) a busca por uma solução em relação ao equalizador do Foobar2000. Deixo aqui estas duas imagens que mostram a janela principal do programa, a 1ª ainda sem a introdução do equalizador para poder manuseá-lo e a 2ª após a introdução do mesmo; tal como te queria dar a entender antes era e ainda é isto o que se passa e ao que parece tudo funciona normalmente no Foobar, apenas controlar isto está difícil de resolver, só mesmo desta forma como aparece então na 2ª imagem, felizmente dá para definir os parâmetros do equalizador (tendo paciência deslocando a janela até chegar às áreas pretendidas, o que é muito chato dado o espaço que existe entre os botões).
Reparei que no teu caso ainda faltava ao fundo da janela do equalizador alguns botões como o zerar os mesmos atribuindo o efeito de flat e também o save dos nossos parâmetros, mas neste caso acho isso secundário pois raramente utilizava.
Caso não consiga controlar este efeito no equalizador ainda assim irei querer usar o Foobar como o predefinido como leitor de músicas, pois já o fazia no windows. Não sei se verificaste o feedback em relação a este programa, sobretudo quanto à qualidade extraordinária de som conseguida com o seu equalizador, ainda me falta encontrar o programa (livre) que o suplante neste requisito!
Bom, não sei de onde vem esta irregularidade gráfica, poderei resolvê-la?