Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 23:31 Pesquisa avançada

Porque o Linux não decola (na minha opinião)

Nesta secção poderá sugerir ou até criticar o funcionamento do Ubuntued e do Fórum do Ubuntued. As sugestões e críticas não deverão ser sobre artigos em concreto, mas sobre o layout (aparência), modo como são publicados os artigos, secções do fórum, etc etc etc.

Porque o Linux não decola (na minha opinião)

Mensagempor Rilson » Qua, 23 de Julho 2014, 19:29

Fora o mercado de servidores (Red Hat, Ubuntu) e o de smartphones (Android), os sistemas operacionais Linux não tem se dado muito bem, os motivos apesar de parecerem óbvios são um pouco mais complexos, o principal motivo do Linux ser o que é, é a liberdade, e o principal motivo do Linux não ser o que poderia ser é a má utilização dessa liberdade.

Imagem

A FALTA DE SOFTWARES: Parece óbvio que o principal problema dos usuários é que eles possuem poucas opções comparado a outros sistemas, e até mesmo entre distros existem softwares que sequer funcionam em muitas delas, e as alternativas aos programas de outros sistemas normalmente são de qualidade inferior.
A DIVISÃO DA COMUNIDADE: Esse é um ponto importantíssimo, pois a filosofia open-source permite e incentiva a que cada um faça melhorar por si mesmo, mas no final isso acaba desestimulando aos iniciantes no mundo do pinguim e pior, acaba desestimulando a criadores de software que não sabem em que plataforma lançar seus programas.

CENTRAIS DE APLICATIVOS SEPARADAS: Cada distro por si ocasiona formas de instalação distinta. Em lugar de uma extensão única e uma central unificada, as distros normalmente constroem centrais separadas, com extensões distintas, confundindo e dificultando a vida de muitos usuários, que muitas vezes precisam recorrer ao terminal (que acreditem, é estranho pra muita gente) ou a métodos estranhos para obter o programa que deseja. Eu fico muito irritado em saber que bons aplicativos que servem para o Android serviriam de maneira perfeita no desktop, mas as distros preferem criar um novo recurso na barra de navegação cheia de bugs e anunciam isso como se fosse um grande feito.

O VISUAL EM DETRIMENTO DA ESTABILIDADE: Não posso colocar a todas as distros aqui, mas a mais usada com certeza tem esse pensamento. Desde 2011 o Ubuntu se preocupa pouco com a estabilidade e a rapidez e se foca mais no visual e no mercado de smartphones (que pelo que parece não vai bombar tanto como eles esperam.
NECESSIDADE DE INSTALAR APLICATIVOS DE TERCEIROS: Esse problema vem desde a instalação do sistema, que não vem com os aplicativos necessários para personalização e muitas vezes sequer com os codecs precisos para rodar música ou vídeo. Tudo isso muitas vezes acontece porque o programa proprietário é taxado de inimigo mortal dos desenvolvedores e eles não podem sequer pensar em usar um programa desses no seu sistema perfeito. Chrome? Nem pensar, só uso Chromium porque é livre.

FALTA DE FOCO EM UM PROJETO: Esse é o ponto principal da minha crítica, por que atinge todos os pontos anteriores. O LibreOffice, o GIMP, o Inkscape e o OpenShot podem até tentar, mas não são programas com tantas funções como as suas alternativas, claro, você pode usar, mas em algum momento vai ter algum recurso que vai faltar, ou até o visual vai desagradar. A Central de Aplicativos da maioria das distros também deixa a desejar, algumas são muito pesadas, outras possuem poucos aplicativos. O "Painel de Controle" do OpenSuse é bem completo, mas as outras distros tem uns painéis pobres e pouco desenvolvidos.

O número de distros também é imenso, e muitas vezes a diferença é apenas no visual, ah, e muitas vezes as distros só se resumem ao visual, algumas possuem programas praticamente similares, mas só mudam de nome ou outro detalhe. TRADUZINDO: "O que aconteceria se um dia a comunidade se juntasse, pelo menos das principais distros (Ubuntu, Fedora, Debian, OpenSuse, Linux Mint e derivados) e dissessem: ""vamos fazer um sistema unificado e simples que incorpore o melhor de cada uma das distros e que seja disponível para o público apenas quando esteja completamente estável, forte e com uma suite de aplicativos estáveis e bem fortes em relação as alternativas.""?" Pronto, duvido que esse sistema passe desapercebido pelo público e melhor pode até mesmo bater de frente com o Windows e o Mac, mas enquanto estivermos nos perguntando se o melhor é o Unity ou o GNOME Shell, o Thunar ou o PCmanFM, o LXterminal ou o Guake, só vamos nos separar cada vez mais e nunca apresentaremos um sistema completo e agradável pra quem chega no Linux.

Em conclusão, o Linux é um sistema magnífico, mas as centenas de distros carecem de um esforço maior em agradar ao usuários final na questão de softwares, porque em questão de visual, o Linux já apresenta alternativas a todos os gostos.

http://umuniversodeideias.blogspot.com/ ... ecola.html

Rilson
 
Mensagens: 70
Registrado em: 05 Junho, 2012

Re: Porque o Linux não decola (na minha opinião)

Mensagempor Eric Serrano » Qui, 24 de Julho 2014, 22:31

Em resumo acho que é isso mesmo! :\

Sempre me intrigou a falta de unidade do mundo linux, falta de uma appcenter única, um formado único, etc.

Concordo que alguns softwares opensources apesar de bons são ligeiramente em certos aspectos inferiores ao software proprietário, é o caso do libreoffice writer e microsoft word, sei que isso se acentua no excel, mas faço uso do word e já tentei diversas vezes trocar o word pelo writer, mas não consegui, certos recursos básicos que o libre não tem a mesma qualidade ou não tem.

Tenho muita vontade de migrar todos os computadores de familiares para distros linux, mas a falta de um office nativo me impede de fazer isso, o wine me supre nesse quesito, mas seria apenas mais uma barreira para eles.

Eric Serrano
 
Mensagens: 22
Registrado em: 29 Setembro, 2013

Re: Porque o Linux não decola (na minha opinião)

Mensagempor Strobe » Qua, 30 de Julho 2014, 21:17

Imagem
Avatar do usuário
Strobe
 
Mensagens: 310
Registrado em: 17 Novembro, 2012



Voltar para Sugestões/Críticas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 42 visitantes