Com prazer compareço aqui para deixar minha apresentação.
Me chamo João Cláudio Amorim, sou estudante de Psicologia e natural de Natal, Nordeste Brasileiro.
Há algumas semanas estava eu perdendo a paciência com meu Windows7, muita coisa nele me incomodava.
Não lembro como ou por que, me deparo com um artigo sobre o Ubuntu e o crescimento de sua utilização, bem como de todas as distros Linux, que já somam 2% em todo o país.
O que me seduziu, à primeira vista, foi o visual bonito do Ubuntu, o que me passou a impressão de que eu ia me dar bem, que não iria ficar sem saber mexer nele. Parecia tudo muito simples, daria para instalar direto pelo pen drive, e o mais importante, era grátis.
Sem pensar duas vezes, fiz o download da iso, e de um programa que usei para inseri-la no pen e torná-lo bootável, fiz todos os procedimentos conforme dizia o site onde li a matéria, e estava pronto pra me livrar do 'janelinhas', como eu gostava de chamar meu antigo OS.
Por dois dias testei o 11.10, que rodava juntamente com o Windows. Tinha que me certificar que não era de difícil manuseio, que possuía todas as ferramentas que eu necessitava, que tudo iria ficar bem, já que desde sempre a intenção era deletar o Windows.
Algumas coisas foram difíceis no começo, já que a Unity não é tão simpática e intuitiva assim. Acabei deletando o Ubuntu, porém, sem desistir. Fui atrás de encontrar as soluções pros meus problemas, realmente gostei do sistema, era agradável em todos os sentidos, principalmente no que se refere ao ambiente gráfico. O que se opunha totalmente ao meu antigo conceito sobre o linux.
Quando consegui, e já estava tudo Ok, pronto para migração, tive diversos problemas na instalação. E o pior, tinha medo de perder todos os meus arquivos, já que não entendo quase nada de informática e seus processos mais complexos, e pedia insistentemente para formatar partições para efetivar a instalação.
Foi quando achei o Ubuntued.
Levei uns dois dias lendo sobre particionamento e instalação. Quando me senti seguro, particionei meu HD, joguei tudo importante pra lá, instalei o Ubuntu com o /home separado, particionando tudo certinho.
E deu certo!
Isso faz umas duas semanas, e desde então venho acompanhando quase que diariamente o site, e buscando postagens interessantes sobre aplicativos e customização do sistema.
A cada hora que passa, sem exagero, me apego mais ao Ubuntu. Tem tudo que eu preciso, e até agora não encontrei nada que me fizesse sentir arrependido.
Hoje, entrei no site e vi o artigo sobre a disponibilização definitiva do 12.04. Resolvi instalar imediatamente. Desde que vi o beta, fiquei com esse desejo, mas por ser iniciante e o beta ser algo menos estável, resolvi esperar e não arriscar.
Tive algumas dúvidas sobre a instalação, e não hesitei em perguntar. Me senti tão confortável com isso, e principalmente com o retorno, que resolvi entrar no Fórum, poder aprender mais e ajudar outros usuários.
O que o Ubuntu significa pra mim hoje?
A possibilidade de quebrar tabus, preconceitos e dogmas.
A possibilidade de conhecer e explorar um novo mundo, que eu julgava inalcançável.
A possibilidade de aprender e interagir mais, com o computador e com o mundo.
Sei que escrevo muito, mas, queria deixar meus sinceros agradecimentos por toda ajuda prestada.
![Obrigado :obrigado:](./images/smilies/NEOThanks.gif)
![Ubuntued, What else!? :ubuntued:](./images/smilies/NEOUbuntued.gif)