Por Marcos Elias Picão
Depois de morto (praticamente enterrado vivo), pode-se dizer que o webOS ressuscitou: a HP o tornará um projeto de software livre. O press release saiu hoje, mas não revela uma data para a liberação do código.
Esta é uma notícia que deve agradar a muitos, especialmente os entusiastas de software livre. O webOS parecia um sistema promissor, que viria em smartphones, tablets, desktops e notebooks, e tudo mais o que se possa imaginar. Mas tudo foi jogado ao ar numa das fases mais sofridas da história da HP.
Apesar de ter sido descontinuado, o webOS não foi liberado para ninguém: simplesmente acabaria. Muito se falou em achar um comprador, mas nada de concreto apareceu a respeito.
A HP promete acelerar o desenvolvimento dele, agora com código aberto. Uma grande diversidade de fabricantes poderá usar o sistema, sendo uma opção para bater de frente com o Android - considerando que o iOS e Windows Phone são proprietários, embora o segundo pode ser licenciado.
E mais, a empresa também promete se manter comprometida com o sistema, evitando a fragmentação - o pior pesadelo do Android.
Resta agora esperar que o código seja liberado e que o trabalho realmente comece. Muita coisa pode vir pela frente. E pelo jeito, coisa boa.
Quem quiser acompanhar o projeto pode ficar ligado no blog:
http://developer.palm.com/blog/
Caso tenha gostado da notícia, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins! o agradece sua preferência, volte sempre!
ORIGEM CRIACIONAL: Hardware
Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!