Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 9:25 Pesquisa avançada

Conheça o OpenKinect, o Kinect para todos

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Conheça o OpenKinect, o Kinect para todos

Mensagempor Luciano Fernandes » Qua, 8 de Fevereiro 2012, 22:34

Boa noite! Desejo que todas(os) estejam bem :!: :OK:


Hackers criam inúmeras possibilidades para o dispositivo da Microsoft através de um software livre. Saiba mais sobre essa tecnologia



Por Olhar Digital


Imagem

Você que gosta de videogames, certamente já deve ter se aventurado a brincar um pouco no Microsoft Kinect, pensado, inicialmente, para proporcionar diversão e uma experiência única ao usuário. Afinal, quando podíamos imaginar usar o nosso próprio corpo para controlar os personagens dos games?

Pensando no futuro do dispositivo, vários hackers e desenvolvedores têm criado soluções bastante criativas e úteis para o aparelho interativo. Essa iniciativa ganhou o nome de OpenKinect, que, como o próprio nome já diz ("Kinect Aberto", na tradução livre), é, basicamente, um módulo para que você consiga acessar as configurações do console.

Mais que isso, é um grupo de pessoas interessadas em utilizar o dispositivo da Microsoft em computadores e outros periféricos, criando, assim, produtos embarcados com software livre. Dessa forma, o aparelho pode ser utilizado em diferentes plataformas e sistemas operacionais, incluindo Windows, GNU/Linux e Mac OS X. Hoje, essa comunidade já conta com mais de 2 mil membros.

O projeto surgiu com o objetivo de integrar o Kinect aos computadores, desenvolvendo os já conhecidos frameworks - conjunto de códigos comuns que promove uma funcionalidade genérica, ou seja, que serve para todos. A partir daí, o foco principal é o software libfreenect, um driver que inclui todo o código necessário para ativar, inicializar e fazer a comunicação de dados com o hardware Microsoft Kinect através de imagens de profundidade e RGB, acelerômetro, áudio e outras linguagens.

A princípio, isso tudo pode parecer um bicho de sete cabeças. E de fato é mesmo! Gustavo Jordan, pesquisador e engenheiro de Software na Corollarium Technologies, afirmou, na palestra que ministrou na Campus Party, que, para começar a criar os próprios frameworks, é necessário já ter um certo conhecimento nessa área. Ou seja, não é qualquer pessoa que vai conseguir usar a máquina, pois é necessário um aprendizado técnico acerca do produto.

Agora você deve se perguntar: mas invadir um aparelho não é considerado ilegal? A princípio sim, já que a Microsoft ainda não permite o uso do Kinect para fins comerciais. Mas hoje, existe uma companhia que certifica e promove a compatibilidade da interação natural (NI, na sigla em inglês) para dispositivos e aplicações. Inclusive, criou um framework de código aberto, o Open NI, que tem as mesmas funcionalidades do OpenKinect.

A própria Microsoft reconheceu que o uso do software livre é essencial para o desenvolvimento de plataformas como o OpenKinect. É aí que muita gente aponta o verdadeiro motivo para o lançamento do Kinect para PC, que seria uma alternativa da empresa americana para evitar a criação e a cópia não-autorizada de programas não patenteados por ela ou outras instituições.

A versão para computadores adiciona recursos de detecção de movimentos e características específicas dos PCs, além da câmera ter sido adaptada para rastrear objetos que estejam a cerca de 40cm de distância.


OpenKinect e suas criações

Aqui no Olhar Digital você já viu as inúmeras possibilidades do Kinect, e não apenas nos jogos do Xbox 360. Apesar de muitas delas ainda não estarem disponíveis para nós, usuários, isso parece ser só o começo, já que, com o lançamento do Kinect para Windows, espera-se que a capacidade de recursos e aplicações do dispositivo venha a se expandir. Veja, abaixo, algumas dessas opções.

Parque temático em 4D
O espaço, situado na Coreia do Sul, é todo feito em um mundo virtual de tecnologia 4D, com a possibilidade de brincar em vários jogos interativos através do Microsoft Kinect. Com 65 "brinquedos" diferentes, o parque, chamado de Live Park, pode abrigar até 3 mil pessoas de uma só vez e, antes de entrarem no espaço, cada uma delas recebe uma pulseira RFID que reconhece suas vozes e rostos, permitindo a conectividade do Kinect com as atrações. Saiba mais aqui.

Visualizar o interior do corpo humano
Estudantes da Universidade Técnica de Munique (Alemanha), decidiram voltar o uso do aparelho para fins educacionais através de um projeto chamado "Mirracle". O dispositivo da Microsoft, acoplado a um aplicativo de realidade aumentada, é utilizado como uma espécie de "espelho mágico" capaz de fazer com que as pessoas vejam o que há no interior de seus corpos - ossos, músculos e até chapas de raio X, por exemplo. Saiba mais aqui.

Provar roupas
A companhia britânica Bodymetrics criou um sistema para facilitar a vida de consumidores online. Durante a CES 2012, a empresa apresentou um produto que usa um sensor, semelhante ao do Kinect, que permite que o internauta experimente peças de roupas virtualmente. A tela do computador ou televisão serve como um espelho, que copia os movimentos feitos pela pessoa. Dessa forma, o usuário pode provar uma roupa e analisar, de diversos ângulos, como ficaria o caimento. Saiba mais aqui.

Analisar o comportamento das pessoas
Com a câmera do sistema de reconhecimento de movimentos do Xbox 360, pesquisadores conseguem observar como os consumidores interagem com os produtos de uma loja, seja pela forma que eles escolhem o que vão comprar, como eles fazem para escolher o que vão levar, quantos produtos eles pegam nas mãos para avaliar se vão ou não comprar e quantos eles efetivamente compram. Saiba mais aqui.

Cão-guia robótico para cegos
A empresa japonesa NSK construiu um robô que tem o objetivo de ajudar pessoas com deficiência visual. Os futuros cães-guia robóticos para cegos são controlados pelo Kinect, e vão avaliar e compreender a segurança do ambiente percorrido pelo seus donos - os humanos. Saiba mais aqui.

Controlar apresentações de slides
Um grupo de pesquisadores japoneses da Universidade de Meiji, em parceria com o Instituto Nacional de Ciência Industrial Avançada e Tecnologia (AIST), criou um sistema de apresentação de slides que faz uso do Kinect para controlar os movimentos dos itens na tela. Quando alguém se posiciona diante do visor durante uma apresentação de imagem ou texto, o aparelho detecta automaticamente onde a pessoa está e reposiciona todos os elementos da projeção. Saiba mais aqui.

Efetuar pagamentos e transações bancárias
A empresa lituana Etronika apresentou um aplicativo que irá permitir que pessoas paguem dívidas e gerenciem suas contas bancárias através do sensor Kinect, da Microsoft. Todos os ícones são controlados por movimentos feitos da esquerda para a direita ou vice-versa, e para abrir e fechar um item basta que o usuário utilize gestos das duas mãos juntas. O sistema ainda vai permitir transferência de dados do Kinect para smartphones. Saiba mais aqui.


Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins :!: :obrigado: o :ubuntued: agradece sua preferência, volte sempre! ;)


:arrow: ORIGEM CRIACIONAL: OLHAR DIGITAL/ HOME PRODUTOS / DIGITAL_NEWS



Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 91 visitantes

cron