Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 10:43 Pesquisa avançada

Cinnamon 2.0 deverá abandonar o Gnome

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Cinnamon 2.0 deverá abandonar o Gnome

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 8 de Junho 2013, 23:06

Claudio Novais (08-06-2013, 17:36) escreveu:@Luís, não disseste mas disseste algo parecido com isso mas que na prática eu ainda não compreendi como queres implementar tal coisa. :|

Sobre esta discussão, aqui pomos só as palavras bonitas, pelo gtalk já nos temos bloqueados um ao outro. LOL estou a gozar obviamente! xD

Eu não disse algo assim, nem de longe é parecido. E aliás, até estás a fazer confusão ao dizeres arquitecturas quando eu falei de separar o trigo do joio, i.e., separar as funções comuns em termos do tamanho da palavra, assim evitava-se andar com o ID/família de cada processador. É exactamente por isso que eu gosto do MSPGCC, porque tem as duas vertentes, uma para quem está mais virado para a informática, em que tem as famílias separadas (código redundante aos montes, centenas de .h com as mesmas porções de código), e outra vertente, mais virada para quem está mais habituado a hardware, onde tem um simples .h que define automaticamente tudo consoante o hardware, sem ter de andar a declarar 1001 .h quando mudamos de MCU. Existem milhares de MCU, mas muitos deles têm configurações em comum. Tais como as instruções em 32 bit (opcodes) são comuns, as de 64 bit também, etc, etc.

Uma das coisas que noto, na programação de mais alto nível (para mim o C já uma programação de alto nível, mas segundo sei, para alguns informáticos, é considerada de baixo nível, só para terem uma noção das diferenças), há muita redundância e é esta que tem vindo a introduzir toda esta lentidão. Temos milhares, senão milhões de modelos de Processadores, já te imaginaste a fazer um IF para cada um? Daqui a dois, três anos teremos biliões senão zilhões de modelos, agora já vês a lentidão que vai ser...

O Cláudio não está a gozar, se vissem a troca de palavras, algumas até tinha total desconhecimento de como eram escritas, mas afirmo que ainda são piores do que quando ditas... :troll: Nah, são pontos de vista diferentes, por lidarmos com aspectos diferentes, aliás são essas as diferenças que fazem com que tenhamos estes diferentes pontos de vista, e são estes mesmos, que fazem com que eu não o entenda a ele e, ele não me entenda a mim! xD
Mas espero com isto ( viewtopic.php?f=19&t=5084 ), vir a dar umas luzinhas sobre a minha perspectiva! E porque estou a partilhar isto do MSP430? Basicamente estou a preparar 4 MSP's que vão interagir entre si formando uma espécie de Quad Core, seguindo a topologia (por intermédio do uso de comunicação SPI): 1 Master - 3 Slaves. Mas isso, depois partilharei lá mais para a frente!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Xterminator » Seg, 10 de Junho 2013, 22:54

marcos.vargens (08-06-2013, 23:06) escreveu:Xterminator, não fico mudando muito de tema. Acabo usando o que mais me agrada e evito os pesados. Utilizo esse aqui.

Abaixo o resultado do que você me pediu. Não testei no note. Essa maquina é a que tem melhor a melhor placa de vídeo.

Spoiler:
GtkPerf 0.40 - Starting testing: Sat Jun 8 18:58:09 2013

GtkEntry - time: 0,02
GtkComboBox - time: 1,02
GtkComboBoxEntry - time: 0,92
GtkSpinButton - time: 0,05
GtkProgressBar - time: 0,05
GtkToggleButton - time: 0,10
GtkCheckButton - time: 0,03
GtkRadioButton - time: 0,07
GtkTextView - Add text - time: 0,38
GtkTextView - Scroll - time: 0,06
GtkDrawingArea - Lines - time: 0,33
GtkDrawingArea - Circles - time: 0,31
GtkDrawingArea - Text - time: 0,26
GtkDrawingArea - Pixbufs - time: 0,08
---
Total time: 3,69

Mas um detalhe: Mesmo usando o XFCE não notei muita diferença de desempenho. Parece que minha maquina chegou no limite de velocidade que poderia alcançar. Aqui o Unity roda quase igual ao Gnome-Shell, com lentidão em partes específicas (como o menu global, e em determinados zooms). Mas o Windows voa comparado ao linux.

É estranho, pois os resultados deste teste estão bem rápidos se comparados com os meus
qual é a sua configuração?
Geralmente meus testes usando a engine padrão e tema padrão ficam entre 5 e 7 segundos
para amostragem de 100 que é o padrão do teste.
Minha máquina é relativamente antiga, e no Linux tenho desempenho superior ao do Windows 7 64 Bits.
Athlon II X2 250 - 3ghz
Radeon HD 6670 1GB GDDR3
4GB
MB ASUS m2n68-se2 (Feita no Brasil)
Parsix 5.0 experimental - Gnome-shell 3.8 - raiz em Reiserfs 3 e home em ext4 compartilhada com o Fedora.
Fedora 19 Beta - Gnome-shell 3.8 - raiz e home em Ext4
Dados 370GB NTFS compartilhada com todos sistemas.

Ambos 64 bits, teste de ambos usando o Driver Catalyst, que pelo menos para mim
tem um desempenho superior ao driver opensource, utilizo a resolução 1920x1080, creio que se fizesse os teste em uma resolução inferior os resultados seriam melhores, mas não seria o que eu uso diariamente.
Xterminator

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 11 de Junho 2013, 0:23

Já me disseram que meu computador é uma exceção, só que o note do trabalho com core i7 é a mesma coisa, o Windows 7 64b roda super rápido. Mas o grande problema é o KDE rodar rápido, o que demonstra que o Gnome também poderia ser melhor.
Vejo cortarem recursos, mudarem os padrões de temas, extensões, a cada versão, e não vejo resultado prático nessas mudanças. Estão tirando coisas sem oferecer outras melhores em troca. Pelo menos essa é a minha percepção.
E não confundir meu Gnome com uma carroça. Ele roda muito bem, mas eu me lembro que no GTK2 ele rodava melhor.

Outro detalhe, agora comparando a mesma distribuição.
Fiz um teste em uma VM com o Kubuntu e ele usou 400k para o sistema. O Gnome Ubuntu, usa 600k e o Gnome normal também. (O Windows usa 2G :troll: ). Esses detalhes que não entendo. Veja que o KDE evoluiu com o passar dos anos em velocidade e beleza e agora até no uso de memória. Já o Gnome melhorou visualmente, mas em termos de performance não.

Você pode até alegar que seja um problema da distribuição, mas só estou comentando esses fatos porque já vi várias pessoas fazendo o mesmo questionamento e usuários de outras distribuições. Então não sou só eu que percebi isso.

Agora tem uma outra coisa que venho percebendo e que pode ter relação ou não.
A maioria das pessoas que dizem que o Windows 7 64 roda pior que o Linux, tem um hardware mais modesto(dual core), já o contrário, geralmente tem um hardware mais parrudo (quad core para cima). Ao meu ver quanto melhor o hardware mais rápido o sistema fluiria, mas na prática parece que não. Parece haver um limite. Isso me deixa frustrado porque meus Ubuntus+Gnome2 sempre foram mais rápidos que o meu Windows XP.

Minha maquina:
Phenom X4 955B - 3.2 ghz
Gforce GTX 460 - 1G - GDDR5 - 1920x1080
8G
MB ASUS M4N88TD-M
Hd seagate ST3500418AS 7200 rpm - 500GB - SATA || - 16Mb - 300MB/s

marcos.vargens

Mensagempor José Craveiro » Ter, 11 de Junho 2013, 18:57

Luis Cardoso (07-06-2013, 21:38) escreveu:
José Craveiro (07-06-2013, 19:00) escreveu:Talvez seja o menu cujo funcionamento roube a desejada fluidez no resto que eu pelo menos notei. Isto comparado com o gnome shell que uso neste momento, o cinnamon que agora experimentei estava a usar em média mais uns 30MB de ram. Só posso comparar com o que antes acontecia numa versão anterior.

Será que estava a usar o Cinnamon 2D, pelos sintomas descritos...

Bom, apesar de isto ter já ficado lá atrás :) , não Luís, estava a usar a sessão Cinnamon (só), mas entretanto como não gostei e quando não gostamos normalmente é quase sempre mais do que um aspeto que está em jogo. É, para além do peso a mais que verifiquei, eles deram uma mexida em vários pormenores na paleta de definições que comparado com o que existia lá mais atrás as diferenças num todo, na minha opinião, não me cativaram, enfim, opiniões; talvez a 2.0 mude a minha! :|
José Craveiro

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 11 de Junho 2013, 19:25

José Craveiro (11-06-2013, 18:57) escreveu:
Luis Cardoso (07-06-2013, 21:38) escreveu:
José Craveiro (07-06-2013, 19:00) escreveu:Talvez seja o menu cujo funcionamento roube a desejada fluidez no resto que eu pelo menos notei. Isto comparado com o gnome shell que uso neste momento, o cinnamon que agora experimentei estava a usar em média mais uns 30MB de ram. Só posso comparar com o que antes acontecia numa versão anterior.

Será que estava a usar o Cinnamon 2D, pelos sintomas descritos...

Bom, apesar de isto ter já ficado lá atrás :) , não Luís, estava a usar a sessão Cinnamon (só), mas entretanto como não gostei e quando não gostamos normalmente é quase sempre mais do que um aspeto que está em jogo. É, para além do peso a mais que verifiquei, eles deram uma mexida em vários pormenores na paleta de definições que comparado com o que existia lá mais atrás as diferenças num todo, na minha opinião, não me cativaram, enfim, opiniões; talvez a 2.0 mude a minha! :|

Pois, eu perguntei, porque já me aconteceu entrar pelo Cinnamon e depois parar no Cinnamon 2D, onde é usada renderização do Clutter via software, tornando tudo um pouco mais pesado... :| A maneira de ver isso é verificar se aparecem dois processos, um Cinnamon (comum nos dois ambientes) e o Cinnamon 2D. Em termos de aspecto não variam muito (um tem sombras na janela, o outro não), não é como a transição do Gnome-shell para o Gnome-fallback (aka Gnome Classic).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor pontonulo » Ter, 11 de Junho 2013, 21:12

quero agradecer ao @Luis Cardoso e ao @Claudio Novais, pela "aula de hoje", aprendi umas coisas bem fixes :yeah: 8)
agora a serio, ja há algum tempo(para nao dizer muito) que não via uma boa discussão num forum :rox:
_____________________________________________________________________________________________
em relação ao cinnamon, instalei o mint 15 com ele para testar a nova versao 1.8 (ja tinha testado a 1.6) gostei de algumas coisas, instalar os temas ficou muito mais fácil, o menu de configuração achei o um pouco confuso estava habituado ao antigo, o mais recente tem mais opções e nao sei ate que ponto ficaram a ganhar com isso. Falando do consumo de ram, nao verifiquei mas achei o bem mais rápido que a versão anterior.
O que me agrada cada vez mais é o nemo, jasus cada vez melhor :venia:

pontonulo

Anterior

Voltar para Notícias