A Toyota se uniu à The Linux Foundation, uma organização sem fins lucrativos dedicada a acelerar o crescimento do Linux, como um membro "Gold". Mas por qual motivo uma empresa do ramo automobilístico faria adesão à Linux Foundation? Ambas acreditam que o pinguim estará embutido nos carros do futuro.
A Linux Foundation crê que os consumidores estão começando a esperar a mesma conectividade em seus carros assim como possuem atualmente em suas casas e escritórios, e isso inclui os painéis do tipo IVI (In-Vehicle-Infotainment), aqueles sistemas de informação e entretenimento, ou "computador de bordo", embutido nos consoles dos carros mais parrudos.
A Toyota alega que o sistema operacional baseado no kernel Linux oferece uma plataforma comum que ajuda a conectar toda a rede de dispositivos do mundo, incluindo os carros. A Linux Foundation ainda diz que isso acontece por se tratar de um sistema de código aberto, oferecendo aos fabricantes e montadores de automóveis a flexibilidade que precisam para trazer rapidamente ao mercado os itens mais recentes de tecnologia.
Kenichi Murata, gerente geral de desenvolvimento eletrônico da Toyota, disse em um comunicado que o "Linux nos dá a flexibilidade e maturidade de tecnologia que precisamos para evoluir os nossos IVIs e sistemas de comunicação, para atingir as expectativas de nossos clientes. A Fundação Linux nos oferece um fórum neutro em que podemos colaborar com as empresas de tecnologia do mundo líderes em inovação aberta, o que acelera a evolução."
Já Jim Zemlin, diretor executivo da Linux Foundation, disse que "estamos muito satisfeitos em receber a Toyota à Fundação Linux. A liderança e a inovação comprovada da empresa trarão importantes contribuições para o avanço do Linux. O investimento da Toyota no Linux é um testemunho da onipresença do sistema operacional e sua capacidade para suportar os requisitos mais recentes do mercado."
Além de computadores pessoais, smartphones, sistemas embarcados que incluem os industriais, e muitos outros dispositivos que nem imaginamos rodar o pinguim, o Linux também poderá estar em seu próximo carro. É esperar para ver.
Fonte
http://www.hardware.com.br/noticias/201 ... linux.html