No segundo dia do Encontro Nacional de Blogueir@s que aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de maio de 2012, em Salvador, foi lançado o Blogoosfero.
Blogoosfero é uma nova plataforma web, livre a autônoma, para que @s blogueir@s possam hospedar seus blogs com segurança, sem estarem atrelados a contratos e serviços com multinacionais do segmento. O conteúdo postado na nova plataforma, que tem toda sua tecnologia desenvolvida no Brasil, é de propriedade de seu autor e está protegido contra possíveis intervenções das grandes corporações e governos.
“Blogoosfero surgiu a partir de uma necessidade muita concreta d@s blogueir@s. Em 2010 tivemos muitos problemas com censura de blogs e os provedores comerciais não tem o menor interesse em ficar defendendo blogueir@s. Então discutimos nos Encontros Nacionais e Estaduais de blogueir@s a necessidade de ter uma blogosfera 'blindada', com plataforma própria, onde os conteúdos ali publicados e a tecnologia fossem nossos” disse Sérgio Luís Bertoni, de TIE-Brasil e presidente da Fundação Blogoosfero.
O Blogoosfero milita politicamente a favor d@s blogueir@s. Vários são os casos de blogs brasileiros hospedados em provedores estrangeiros que são retirados do ar sem aviso prévio. O Blogoosfero vem na contramão das restritivas políticas de privacidade e de propriedade do conteúdo difundidas pelos provedores estrangeiros e oferece aos blogueir@s uma plataforma nova e moderna que visa também a proteção jurídica dos participantes. Caso algum blogueir@ seja acionado na justiça, seu blog só será retirado do ar se a decisão judicial em última instância for desfavorável ao blogueir@.
A plataforma é colaborativa, o que significa que os participantes podem opinar e melhorar sua usabilidade constantemente. Na Comunidade “Ajuda” do Blogoosfero os usuários podem postar suas dúvidas bem como acompanhar as respostas às questões mais frequentes. O Blogoosfero também conta com um sistema SAC em que @s blogueir@s poderão entrar em contato diretamente com os mantenedores do projeto para sugerir modificações e até mesmo fazer reclamações.
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