O Google lançou oficialmente o "Safe Browsing Alerts for Network Administrators", que antes era um projeto do Labs. O Google Labs está sendo descontinuado há algum tempo, mas os projetos mais importantes continuam sendo movidos para novas casas dentro do grupo.
O Safe Browsing Alerts permite que administradores de redes fiquem sabendo quando algumas URLs maliciosas forem encontradas em seus sistemas. O sistema do Google usa uma blacklist com sites maliciosos, e o serviço é acessado por alguns programas e serviços, incluindo os navegadores Chrome e Firefox. Para os donos dos sites o serviço envia notificações para os e-mails do domínio, além de uma entrada nas ferramentas para webmaster que permitem analisar e tomar ciência do problema.
Agora os administradores de redes que hospedam sites poderão ficar sabendo quando algum site na sua organização passar a hospedar malware, independente de terem ou não acesso aos e-mails dos domínios ou ao Google Webmaster Tools - até porque estes dois recursos são voltados ao proprietário do site, não ao administrador da rede. Muitas vezes a implantação de malware em sites se dá sem que o webmaster tenha conhecimento, já que é comum explorarem falhas de segurança nos sistemas e/ou nos próprios sites. Um caso chocante, por exemplo, se deu no MySQL.com há pouco tempo.
Mais alguns detalhes do serviço podem ser vistos no anúncio inicial, de setembro de 2010. A configuração dos alertas pode ser feita nesta página, já fora do Google Labs.
Fonte:Hardware
Vivamos a LIBERADE com total DIGNIDADE!