Estudo aponta melhores maneiras de se fazer backup em ambientes virtualizados
Apesar da crescente adoção de virtualização de servidores, as empresas ainda não sabem o impacto dela na proteção de dados, segundo Aberdeen
Por: Olhar Digital
As discussões e pesquisas relacionadas à computação em nuvem pública e virtualização de servidores não estão limitadas apenas à segurança de cada um (saiba mais aqui). De acordo com recente estudo do grupo Aberdeen, por mais que as empresas estejam adotando o modelo de virtualização de servidores, poucas de fato entendem o impacto que isso pode ter em backup de arquivos.
Segundo o grupo de pesquisas Aberdeen, mais de 60% das aplicações de empresas já estão em ambiente virtualizado. Entretanto, os setores de TI dessas mesmas empresas ainda não conseguiram empregar 100% de eficiência nos métodos de combate à perda de dados ou prover seus usuários de total garantia de funcionamento de seus softwares (o chamado "downtime").
Mais de 60% das empresas entrevistadas disseram que o backup, quando em um ambiente virtualizado, demora demais para ser feito, ao mesmo tempo em que, estando em um local diferente do que o de um servidor comum, chega a ser mais caro, mais complexo. Algumas empresas ainda disseram não possuir mão de obra suficientemente capacitada para realizar essa tarefa, como se vê no gráfico abaixo:
Como solução para esse problema, as próprias empresas adotaram medidas mais complexas de recuperação de arquivos importantes, como a implementação de backup em camadas, deduplicação de dados (ou seja, a gravação de uma única cópia de dados idênticos, substituindo todas as outras por indicadores que apontam para essa cópia) e a réplica de sistemas em locais remotos.
O backup em camadas, como se vê no gráfico acima, é a solução preferida das empresas, pois, em termos simplificados, trata-se de uma solução de recuperação para situações bastante específicas, como perda parcial de informações. A criação de uma base remota para o banco de dados também é bastante lembrada, pelo fato de as informações mais sigilosas estarem disponibilizadas fora do ambiente virtual comum de uma empresa.
Caso tenha gostado da notícia, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins! o agradece sua preferência, volte sempre!
ORIGEM CRIACIONAL: Olhar Digital / HOME NEGOCIOS / SEGURANCA
Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!