Bem-vindo: Sáb, 26 de Abril 2025, 4:32 Pesquisa avançada
abdo (11-05-2014, 17:57) escreveu:Bom com o comando adduser podemos criar outro(s) usuário(s)
Agora como se faz para dar permissão de root a este novo usuário?
Luis Cardoso escreveu:abdo (11-05-2014, 17:57) escreveu:Bom com o comando adduser podemos criar outro(s) usuário(s)
Com acesso root faça o seguinte:# adduser utilizador sudo
Adicionando assim o utilizador ao grupo de Sudoers... Assim, quando o utilizador fizer (comportamento habitual no Ubuntu e que não recomendo, principalmente em utilizadores com maus hábitos do Windows...):
sudo apt-get update
Entre outras coisas, não precisará da senha de root. Todavia, pode-se controlar as acções deste utilizador, limitando-o apenas a uma porção de acções a realizar com o sudo!Referência
abdo (11-05-2014, 19:31) escreveu:Luis Cardoso escreveu:abdo (11-05-2014, 17:57) escreveu:Bom com o comando adduser podemos criar outro(s) usuário(s)
Com acesso root faça o seguinte:# adduser utilizador sudo
Adicionando assim o utilizador ao grupo de Sudoers... Assim, quando o utilizador fizer (comportamento habitual no Ubuntu e que não recomendo, principalmente em utilizadores com maus hábitos do Windows...):
sudo apt-get update
Entre outras coisas, não precisará da senha de root. Todavia, pode-se controlar as acções deste utilizador, limitando-o apenas a uma porção de acções a realizar com o sudo!Referência
Valeu Luis
Eu estou testando um vps com apenas 512 de memória e não queria instalar nenhum painel ou programa desnecessário e estou usando o rsync para enviar os arquivos para a pasta /var/www e não queria fazer isso com o root.
No outro vps uso painel e contas de ftp sem problemas mas queria ver e testar um vps assim mais cru...
Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes