Bem aparentemente a configuração pppoe no Ubuntu, por ser um variante Debian, é bem simples a partir da ferramenta "pppoeconf" que já vem instalada por padrão. Nesse caso pode acontecer alguns probleminhas bem banais mais que podem impedir sua conexão adsl por exemplo; Ao instalar o Ubuntu a conexão era configurada normalmente a partir do "pppoeconf" mas o provedor acusava e-mail ou senha errados ou simplesmente não conectava. Nesse caso façamos o seguinte;
- (Como essa dica também serve pra Debian vou colocar um adendo aqui)
- Para configurar no Debian é muito simples; Antes mesmo de começar a instalação na tela inicial do boot do CD/DVD escolha a opção HELP depois aperte F8 ou "Select Parameters for Boot" ou coisa do genero nisso abrirá uma linha de comando para que você selecione os módulos iniciais a serem carregados com a instalação digite;
$ installgui (no caso de querer instalação gráfica) modules=ppp-udeb
Na instalação ele já vai pedir o e-mail e senha do provedor como no meu caso é speedy (telefonica-SP) pede o e-mail do terra por padrão.
Após instalado o sistema por completo, ao bootar o Debian normalmente a conexão não vai funcionar, basta fazer o seguinte; Vá até o synaptic procure por "network-manager" que é o gerenciador de conexões padrão no gnome e o remova. Depois reinicie. Tanto no Debian como no Ubuntu, isso fará com que o modulo "ppp" sejá carregado de forma indepente sem que o "network-manager" estabeleça uma conexão por si próprio já que ele não tem suporte ADSL.
Outro fator relacionado a isso pode causar um bug na instalação Live do ubuntu, principalmente nas versões mais novas 11.xx. Eu estava tendo um problema para instalar o 11.10, a instalação iniciava normalmente mas ao tentar baixar informações de Fuso Horario pela internet a instalação simplesmente travava. Para resolver é muito simples, basta entrar pelo modo live e fazer a configuração ADSL pelo "pppoeconf" dessa maneira;
# pppoeconf
automaticamente ele irá encontrar "eth0" como conexão padrão responda "sim". agora ele ira procurar um concentrador de acesso PPPoE, se caso ele falhar você terá que remover o "network-manager". Selecione "SIM" para as outras duas questões, depois basta seguir os procedimentos;
- Digitar seu nome de usuário (fornecido pelo provedor).
- Digitar sua senha (fornecida pelo provedor).
- Se você já possui uma conexão PPPoE configurada, ele perguntará se você deseja modificar sua configuração atual.
- Responda o padrão em todas as perguntas (basta digitar enter), ou mude, caso saiba o que está fazendo.
Limited MSS problem - choose "Yes".
- O programa perguntará se você deseja ativar a conexão durante o boot, provavelmente você vai querer responder Sim.
- Finalmente, perguntará se você deseja estabilizar a conexão imediatamente.
Enfim, eu sei parece muito besta, mas tais pequenos "desencontros" me fizeram fritar os miolos para conseguir estabelecer minha conexão adsl

Espero ter ajudado, Vlw!