Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 18:16 Pesquisa avançada

Problema com brilho em excesso no Ubuntu 13.04

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Problema com brilho em excesso no Ubuntu 13.04

Mensagempor victoremanuel » Ter, 9 de Abril 2013, 15:51

Olá, tenho um problema com meu notebook, o brilho da tela está sempre no máximo e não há como diminuir nem com as teclas de atalho ou com o aplicativo de energia do Ubuntu, abaixo estão as configurações do notebook e do SO:

Notebook:
Marca: Gateway
Processador: Intel Pentium P6200
Placa de vídeo integrada: Intel HD Graphics ( o Ubuntu reconhece como Intel® Ironlake Mobile x86/MMX/SSE2 )
HD: 320GB
RAM: 2GB
tela: 15,6" HD LED LCD

SO: Ubuntu 13.04 (versão beta) Atualizado 9 de abril de 2013.

A questão é a seguinte:
Quando eu usava o Ubuntu 12.04 e o 12.10 a tela apresentava o mesmo problema, porém pesquisando eu encontrei uma forma de minimizar a situação. O procedimento que fiz foi modificar o arquivo "grub" pelo comando:
sudo gedit /etc/default/grub

Depois alterei a linha GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash" para GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet acpi_osi=linux acpi_backlight=vendor splash"
depois salvei, fechei e atualizei o grub pelo comando:
sudo update-grub

e por fim reiniciei o notebook. Com isso dava para eu controlar o brilho pelas teclas de atalho e pelo gestor de energia, porém eu deveria diminuir o brilho pelas teclas toda vez que eu ligava o notebook, pois a configuração de brilho que eu tinha deixado antes de desligar não voltava quando eu ligada novamente.

O problema mesmo foi quando eu atualizei o Ubuntu 12.10 para o 13.04 (versão beta) e nem o procedimento hora citado acima resolveu mais.

Estou pensando em instalar de novo o Ubuntu 12.10 e o programa criado recentemente pela intel para verificar e instalar drives para linux ,(https://01.org/linuxgraphics/) pois ainda não há opção para o Ubuntu 13.04.

Se alguém tiver alguma solução ou palpite seria muito bem vindo, e eu agradeceria imensamente.
victoremanuel

Re: Problema com brilho em excesso no Ubuntu 13.04

Mensagempor Matheus Marques » Ter, 9 de Abril 2013, 19:06

Eu tive o mesmo problema quando atualizei do 12.10 para o 13.04 Beta. Eu resolvi com a solução que você colocou, mas em vez de adicionar esta linha toda

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet acpi_osi=linux acpi_backlight=vendor splash"

Eu coloquei assim

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet acpi_osi=linux splash"

Sem o acpi_backlight=vendor. Tenta ai e vê se funciona.
Windows é uma antiga palavra africana que significa: Eu não sei instalar e configurar o Linux!
Instituto Federal de Goiás - Campus Luziânia
Sou a favor da Netiqueta
Matheus Marques

Mensagempor victoremanuel » Ter, 9 de Abril 2013, 21:43

Tentei o que você disse e continuou com o brilho no máximo, mesmo tentando diminuir com as teclas. Mas eu pesquisei mais e tentei mudar a linha de baixo da
GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=
a linha
GRUB_CMDLINE_LINUX=
colocando nesta última
"acpi_osi=Linux"
na frente do = e então eu consegui diminuir o brilho com as teclas, mas quando eu desligo e ligo de novo, o nível que eu tinha deixado do brilho antes não permanece, então tenho que apertar as teclas de novo para diminuir o brilho. Você sabe como deixar o comando de diminuir o brilho para executar automaticamente ao ligar o pc? ou uma alternativa mais correta para que a configuração do brilho permaneça?

desde já grato.
victoremanuel

Mensagempor Rafael Schonberg » Ter, 9 de Abril 2013, 22:08

Isso de brilho inicial é próprio do portátil.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas