Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 11:35 Pesquisa avançada

Problema com o GDM no Ubuntu 13.04 64 Bits

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Problema com o GDM no Ubuntu 13.04 64 Bits

Mensagempor italo_ubuntu » Qui, 10 de Outubro 2013, 17:57

Tive um problema na instalação da interface gráfica Gnome 3.8 no meu Ubuntu 13.04 64 Bits, a instalação procede normalmente, contudo quando seleciono Gdm entres as seguintes telas de login: GDm e lightdm, acabo recebendo a seguinte mensagem de erro: Your System is running in low-grapics mode.
Ps: Só tenho esse erro reportado quando seleciono Gdm, quando seleciono Lightdm o sistema funciona perfeitamente.

italo_ubuntu

Re: Problema com o GDM no Ubuntu 13.04 64 Bits

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 12 de Outubro 2013, 2:37

italo_ubuntu (10-10-2013, 17:57) escreveu:Tive um problema na instalação da interface gráfica Gnome 3.8 no meu Ubuntu 13.04 64 Bits, a instalação procede normalmente, contudo quando seleciono Gdm entres as seguintes telas de login: GDm e lightdm, acabo recebendo a seguinte mensagem de erro: Your System is running in low-grapics mode.
Ps: Só tenho esse erro reportado quando seleciono Gdm, quando seleciono Lightdm o sistema funciona perfeitamente.

Boas Italo, qual é a tua placa gráfica e a sua capacidade (MB ou GB)?

Quando entras no Ubuntu, tens o "Unity", ou entras no "Fallback"?

Reinicializaste o PC cada vez que alternaste entre um e outro?

E apresenta aqui o comando que utilizaste para escolher entre o Lightdm e o Gdm.

A aguardar.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor italo_ubuntu » Sáb, 12 de Outubro 2013, 3:32

Minha Placa gráfica é uma Geforce 8400GS de 256mb/128bits e rodava "bem" o Ubuntu com a Unity, estou rodando o Gnome 3.8 agora, contudo conforme o informado ao selecionar o Gdm para a tela de login tenho o erro acima. Ps: O gdm já ativei quando instalei todo o gnome Shell e tive o mesmo problema, daí tentei resolver e optei por testar o Lightdm que funciona normalmente, o outro comando para a escolha da tela de login é o seguinte:sudo dpkg-reconfigure gdm .
Sempre reinicio o PC para que essas alterações tenham efeito, contudo o efeito nem sempre tem saído conforme o planejado.

italo_ubuntu

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 12 de Outubro 2013, 12:31

italo_ubuntu (12-10-2013, 3:32) escreveu:Minha Placa gráfica é uma Geforce 8400GS de 256mb/128bits e rodava "bem" o Ubuntu com a Unity, estou rodando o Gnome 3.8 agora, contudo conforme o informado ao selecionar o Gdm para a tela de login tenho o erro acima. Ps: O gdm já ativei quando instalei todo o gnome Shell e tive o mesmo problema, daí tentei resolver e optei por testar o Lightdm que funciona normalmente, o outro comando para a escolha da tela de login é o seguinte:sudo dpkg-reconfigure gdm .
Sempre reinicio o PC para que essas alterações tenham efeito, contudo o efeito nem sempre tem saído conforme o planejado.

Boas Italo, como instalaste o Ubuntu e só depois o Gnome, convém ter o Lightdm ativo, pois é aquele que vem por defeito como o Ubuntu.
De qualquer maneira, 256 Mb de gráfica parece-me começar a ser muito pouco para os SO mais recentes, convinha, por isso, assim que puderes, investires numa nova gráfica, de preferência, com o minimo de 1Gb.
O facto de colocarmos vários ambientes gráficos no mesmo SO, embora seja possível, não é muitas vezes saudável para a estabilidade do mesmo.
Por vezes surgem conflitos e surgem "crashes" inesperados e, muitas vezes, impossíveis de contornar.
Poderá ser este o caso, o facto de teres dois ambientes gráficos, instalados em separado e, também, dois gestores de login, estarem a tornar um deles (pelo menos), instável.
Se queres testar vários SO's, assim como vários ambientes gráficos, penso que seria melhor instalá-los em diferentes partições, em dual ou triple-boot, como eu faço.
Neste momento, tenho o Ubuntu 12.10, o Caixa Mágica 20 e o Elementary 2 instalados no meu PC.

Acrescento também, que tenho uma ATI X1600, com 512 Mb e já tenho que trabalhar no Gnome Fallback sem efeitos, pois, tanto no Ubuntu 12.10, como no Caixa Mágica 20, conseguia funcionar durante 30 minutos ou 1 hora e depois, nada. Um "freeze" total, que só conseguia resolver com o desligar do PC no botão de "power".

Entretanto, para evitares problemas, convém continuares a usar o Lightdm, visto que funciona sem problemas.

Hasta.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 12 de Outubro 2013, 12:40

@Miguel, primeiro de tudo, bem vindo de volta ;)

Quanto ao GDM, o problema é que ele no Ubuntu requer suporte ao Mutter logo no arranque e algumas gráficas só fornecem o básico nesse patamar, demorando um pouco mais a carregar as funções 3D. No Debian, por exemplo, já não teria esse problema porque ele tem o fallback mode no GDM, que não difere assim tanto do GDM com aceleração, substituindo o Mutter por Metacity!

Eu tenho uma placa Intel de 64MB (expansível até 1024MB) e não tenho qualquer problema com o GDM acelerado ou não! Mas também é porque a gráfica Intel fornece logo à partida as funções 3D assim que são pedidas!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor italo_ubuntu » Sáb, 12 de Outubro 2013, 15:10

Eu tinha Pesquisado aqui também e encontrei o mesmo erro em Placas Gráficas superiores à minha incluindo modelos da Série 600 e com o mesmo problema, em um dos comentários afirmava ser um Bug no Gdm. De Qualquer forma fico grato pela compreensão e pelos esclarecimentos.

italo_ubuntu

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas