Comprei um Acer - V5-171-6832http://br.acer.com/ac/pt/BR/content/model/NX.M3DAL.008
64-bit - processador Intel® Core™ i3-2375M (1,5GHz) - 2GB de memória DDR3 - 500GB disco rígido - tela de 11,6" CineCrystal™ HD LED-backlit LCD (1366 x 768) - Intel® HD graphics - Mobile Intel® HM77 Express chipset
Primeiras horas instalando o Ubuntu e tudo funcionou bem, ou quase. Percebi de cara que o brilho da tela estava no máximo e não era possível regular. Logo depois percebi lentidão no sistema ao usar múltiplas abas no chrome e outro aplicativos também.
Curioso, fui experimentar outras versões como: xubuntu, eOS, Studio, etc. E todas repetiam o mesmo desempenho.
Ao monitorar a memória percebi que está disponível apenas 1,7GB de RAM. E sempre ao chegar em 75% de utilização de memória o sistema trava, fica trancando e algumas vezes não volta.
Pensei em otimizar a memória com o zRAM, mas nada adiantou. não senti nenhum efeito.
Já procurei muito sobre isso e não encontrei ninguém com o mesmo problema. Essa máquina tem 2GB de RAM e deveria atender bem com Ubuntu. Mas está impossível de trabalhar. Não consigo nem ouvir música usando o gmail. Simplesmente esgota a memória e o sistema começa a travar.
Li no próprio site da Intel que não há versão do driver de vídeo para 13.10. Apenas 13.04 está disponível no site e este não instala no 13.10. Sobre driver de chipset nem encontrei.
Alguém tem ideia de com posso liberar toda a memória para o sistema e como otimizar ??
Não consigo trabalhar direito...
Obrigado!