Bem-vindo: Sex, 2 de Maio 2025, 8:27 Pesquisa avançada

erro na instalação do ubuntu

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Re: erro na instalação do ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Sex, 27 de Abril 2012, 18:40

É, como disse antes, aqui no portátil tudo está tranquilo e a funcionar normalmente. A tela é bordeaux, mas ainda assim acho que o problema não reside aqui, mas em algo que impede a unidade de dar o seu arranque como seria normal.
Acho que isto pode passar por editar o Grub, mas não sei como fazer isso...

Mas, isto sinceramente, só me faz odiar as mudanças que os sistemas nos impõem... grrrr
Mas seria injusto estar a culpar o sistema, afinal aqui no portátil está tudo aparentemente bem.
José Craveiro

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 27 de Abril 2012, 18:57

José Craveiro » Sex Abr 27, 2012 6:40 pm escreveu:É, como disse antes, aqui no portátil tudo está tranquilo e a funcionar normalmente. A tela é bordeaux, mas ainda assim acho que o problema não reside aqui, mas em algo que impede a unidade de dar o seu arranque como seria normal.
Acho que isto pode passar por editar o Grub, mas não sei como fazer isso...

Mas, isto sinceramente, só me faz odiar as mudanças que os sistemas nos impõem... grrrr
Mas seria injusto estar a culpar o sistema, afinal aqui no portátil está tudo aparentemente bem.

Boas José, podes tentar o seguinte, mas caso continue, não será, em princípio problema do Grub e é então melhor instalares de novo o Ubuntu.

Eu não tive problemas nenhum na instalação do meu Ubuntu 12.04, mas noutras alturas enquanto me aventurava neste Mundo do Linux, tive um problema semelhante que o resolvi da seguinte forma:

"Arranca" o teu PC com o Live CD, Alternate, Pen, etc do Ubuntu 12.04 em modo de teste (Live).

Abre o terminal e executa os seguintes comandos por esta ordem:

sudo fdisk -l

este comando irá listar todas as tuas partições. Terás de verificar em que partição tens o Ubuntu 12.04 instalado.
Atenção, se tens outros sistemas Linux instalados!!! É a partição do teu Ubuntu 12.04 que interessa!!
No meu caso está na partição /dev/sda5 e o tipo de ficheiros é Ext4.

Como tal e, substituindo com os valores que encontrares, executa os seguintes comandos:

sudo mount -t ext4 /dev/sda5 /mnt

é evidente que substituirás o ext4 pelo tipo de ficheiros que tens e o sda5 pela tua partição.

Por último, executa:

sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda

é também evidente que substituirás o sda pelo teu valor, mas não colocarás o número da partição!!!
Por exemplo, sdb ou sdc.

Experimenta e depois diz alguma coisa.

Como disse, se este processo não resultar, poderá ter havido um erro grave no processo de instalação do teu Ubuntu 12.04!
Então, nesse caso, deverás instalá-lo de novo.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor José Craveiro » Sex, 27 de Abril 2012, 19:10

Obrigado desde já Miguel.

Ainda não tinha dito mas cheguei a instalar 2 vezes! :facepalm:
Sei que tenho 2 HD's conectados, um onde se encontram os sistemas e o outro só para ficheiros. Recordo acontecer penso que algo semelhante com o windows devido ao facto deste assumir como unidade C a sua principal base, ora tendo conectado outro HD alterava automaticamente as letras das unidades e portanto já não passava a ser a unidade C a unidade do sistema. Neste caso foi difícil iniciar qualquer sistema. Reinstalei-o mas só com o HD conectado onde seria instalado, funcionou!

Bom, vou ver se consigo alguma coisa. :|
José Craveiro

Mensagempor José Craveiro » Sex, 27 de Abril 2012, 19:33

Miguel, se continuar a funcionar de acordo com o bom resultado que consegui, posso dizer que está solucionado.

O ubuntu abriu normalmente! :OK:

Muuuuuuito obrigado Miguel... :D
José Craveiro

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 27 de Abril 2012, 19:54

José Craveiro » Sex Abr 27, 2012 7:33 pm escreveu:Miguel, se continuar a funcionar de acordo com o bom resultado que consegui, posso dizer que está solucionado.

O ubuntu abriu normalmente! :OK:

Muuuuuuito obrigado Miguel... :D

Ainda bem que funcionou José! :yeah:

O que estes comandos que "postei" fazem é dizer ao PC onde se encontra a partição responsável pelo arranque (MBR/Grub).
Então, quando instalaste o Ubuntu 12.04 no teu desktop, algures durante o processo de finalização da instalação, o Grub não foi correctamente actualizado (updated).
Ao executares estes comandos, "disseste" ao Grub onde "se dirigir" para arrancar o sistema.

Devo alertar, que, quando se instala um sistema operativo qualquer, será sempre esse sistema que "comandará" o arranque!
Isto quer dizer, que no meu caso, o último sistema operativo que instalei foi o BackTrack 5, logo foi este último que ficou responsável pelo arranque do meu PC.

Não que houvesse problema, mas tenho o Grub do meu Ubuntu 12.04 e o Plymouth todos "bonitos" e queria que fosse este último (12.04) a "governar" o arranque.

Tive então que recorrer a este processo que descrevi para recuperar o Grub do 12.04.

ATENÇÃO!!! Quando quisermos recuperar um determinado Grub, teremos sempre que usar o Live CD dessa versão do SO!
Isto quer dizer que, para recuperar o Grub do 12.04, temos que usar um Live CD do 12.04, para recuperarmos o Grub do 11.10, teremos que usar o Live CD do 11.10 e assim sucessivamente.

O Live CD do 10.04, do 10.10, do 11.04 e do 11.10 não vão servir para recuperar o Grub do Ubuntu 12.04 e vice-versa.
Assim como entre eles!

Bem, já me alonguei.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 27 de Abril 2012, 23:27

Miguel72 » 27 Abr 2012, 19:54 escreveu:
O que estes comandos que "postei" fazem é dizer ao PC onde se encontra a partição responsável pelo arranque (MBR/Grub).
Então, quando instalaste o Ubuntu 12.04 no teu desktop, algures durante o processo de finalização da instalação, o Grub não foi correctamente actualizado (updated).
Ao executares estes comandos, "disseste" ao Grub onde "se dirigir" para arrancar o sistema.

Então era os comandos acima que me estavam a faltar para ter o Kubuntu 11.10 64 bit a funcionar no meu portátil... É que o instalador a 99% (pois, logo nesse número) da instalação faz a configuração do GRUB e o Ubiquity ia abaixo... E quando fui reiniciar pensando, que apesar do erro, ele tivesse sido instalado na totalidade, visto tratar-se de um erro do Ubiquity... E como retorno tinha a mesma mensagem no arranque que o José!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor José Craveiro » Sáb, 28 de Abril 2012, 0:14

Bem, isto somado ao nervoso miudinho destas ocasiões, onde as nossas atenções captam qualquer réstia de irregularidade, acontecer isto após uma instalação bem sucedida, é de deitar abaixo... :desdentado: 8)
Até que as coisas efetivamente se nos mostrem calmas e estáveis, andamos em bicos de pés! :)
José Craveiro

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 28 de Abril 2012, 0:55

Boas, desde que a instalação do SO na sua totalidade tenha sido bem sucedida, é sempre possível através destes comandos e do Live CD, Pen, etc, apropriado, recuperar o Grub e fazer o SO arrancar sem nenhum problema.

Mas e, como já escrevi, desde que a falha seja apenas no Grub.

Também pode acontecer, como no caso do Luís, existir uma incompatibilidade do próprio instalador com o Grub deixado pelos sistemas antigos, não conseguindo o último sobrepor-se e "confundir" o já existente, deixando-nos sem possibilidade de "arrancar" com o PC.

Neste caso (ex do Luís), o melhor a fazer é manter o Grub antigo. Como?

Bem, imaginem que já têm instalado o Ubuntu X e agora instalam o Kubuntu Y, mas o PC não arranca.
Partindo do princípio que o Kubuntu Y foi totalmente instalado e que só falhou a instalação do Grub, podem "pegar" o Live CD do Ubuntu X (respeitando a versão!) e executar os comandos que referi, "instruindo" o PC a arrancar pelo Grub do Ubuntu X.

Ele irá reconhecer automaticamente a existência do Kubuntu Y e adicioná-la ao "seu" Grub.
É evidente que terão que utilizar nos comandos a referência à partição do Ubuntu X, dizendo-lhe para "arrancar" da mesma.

Espero não ter complicado. :desdentado:

Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor José Craveiro » Sáb, 28 de Abril 2012, 1:05

Agora não acho complicado, aliás faz todo o sentido essa explicação à luz do que por exemplo aconteceu comigo.
Quando pedi ajuda para resolver o problema, sabia à partida que algo deste género existia e que seria a solução, mas claro, desconhecia por completo os parâmetros para que chegasse a bom porto! Valeu mesmo pela ajuda Miguel. ;)
José Craveiro

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 28 de Abril 2012, 1:54

Ok José, mais uma vez, ainda bem!

Agora só faltará acrescentares o "RESOLVIDO" ao "post" para que utilizadores com um problema semelhante possam saber que existe uma "luz" :lol: no fundo do túnel. :desdentado:

Cumps.

P.S. - As minhas desculpas José, realmente o "post" não foi iniciado por ti, logo não te compete dá-lo como resolvido.
Só hoje vi a tua PM, mas não foi possível responder-te visto tu teres-las bloqueado.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Anterior

Voltar para Instalação do Ubuntu