José Craveiro » Sex Abr 27, 2012 6:40 pm escreveu:É, como disse antes, aqui no portátil tudo está tranquilo e a funcionar normalmente. A tela é bordeaux, mas ainda assim acho que o problema não reside aqui, mas em algo que impede a unidade de dar o seu arranque como seria normal.
Acho que isto pode passar por editar o Grub, mas não sei como fazer isso...
Mas, isto sinceramente, só me faz odiar as mudanças que os sistemas nos impõem...
Mas seria injusto estar a culpar o sistema, afinal aqui no portátil está tudo aparentemente bem.
Boas José, podes tentar o seguinte, mas caso continue, não será, em princípio problema do Grub e é então melhor instalares de novo o Ubuntu.
Eu não tive problemas nenhum na instalação do meu Ubuntu 12.04, mas noutras alturas enquanto me aventurava neste Mundo do Linux, tive um problema semelhante que o resolvi da seguinte forma:
"Arranca" o teu PC com o Live CD, Alternate, Pen, etc do Ubuntu 12.04 em modo de teste (Live).
Abre o terminal e executa os seguintes comandos por esta ordem:
este comando irá listar todas as tuas partições. Terás de verificar em que partição tens o Ubuntu 12.04 instalado.
Atenção, se tens outros sistemas Linux instalados!!! É a partição do teu Ubuntu 12.04 que interessa!!
No meu caso está na partição /dev/sda5 e o tipo de ficheiros é Ext4.
Como tal e, substituindo com os valores que encontrares, executa os seguintes comandos:
sudo mount -t ext4 /dev/sda5 /mnt
é evidente que substituirás o ext4 pelo tipo de ficheiros que tens e o sda5 pela tua partição.
Por último, executa:
sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda
é também evidente que substituirás o sda pelo teu valor, mas não colocarás o número da partição!!!
Por exemplo, sdb ou sdc.
Experimenta e depois diz alguma coisa.
Como disse, se este processo não resultar, poderá ter havido um erro grave no processo de instalação do teu Ubuntu 12.04!
Então, nesse caso, deverás instalá-lo de novo.
Cumps.