Bitetti (01-07-2014, 12:26) escreveu:N sou o Luiz + lá vai uma q talvez sirva (leigo p leigo):
Quando comrpei minha fonte Zalman logo li (pela primeira vez li um manual de uma) q ela fazia coisa que o estabilizador deveria fazer, na verdade até a placa-mãe faz algumas dessas tarefas se for de marca boa.
Depois lí no
http://www.hardware.com.br a verdade. A questão é q a fonte do seu PC, mesmo q a mais vagabunda, faz o mesmo q o estabilizador, só que muito, muito, mais rápido e eficientemente. Oq torna o estabilizador um estorvo pq a fonte tem q compensar a demora e os erros dele.
segue
http://www.hardware.com.br/livros/hardw ... dores.html
Verdade, tudo o que tem uma unidade de alimentação, tem um Conversor AC/DC e/ou Conversor AC/AC.
No caso do PC, a fonte de alimentação possui um conversor AC/DC, convertendo os 230V (no caso da Europa) num valor DC superior a 12V (não sei precisar qual, porque depende de fabricante e do método), isto porque tem como saídas para uso na placa mãe as seguintes tensões: 3.3V (normalmente CPU e Circuitos Integrados de baixo consumo, como o CI de relógio), 5V (normalmente CPU, USB, alguns periféricos e alguns CI) e 12V (normalmente periféricos e ventilação). Depois de convertido o AC em DC, é aplicada alguma regulação por forma a estabilizar a alimentação.
Claro que se não tiver uma alimentação estável à entrada da fonte de alimentação do PC, o que poderá acontecer é que este tenha um comportamento algo errático, ou até mesmo afectar a autenticidade/credibilidade dos dados presentes nas memórias intermédias (RAM e Cache), podendo levar a erros.
Também há componentes que podem não gostar de estarem constantemente a ligar e desligar, acabando por se danificar, porque se baixar até um certo valor, a fonte de alimentação poderá não conseguir manter a potência necessária para manter todas as diferentes tensões. Por exemplo se não conseguir os 12V, poderá afectar aqueles que precisem desta tensão, desligando-os temporariamente. Algo assim pode levar a que a agulha de um disco rígido toque por breves momentos na superfície do disco deixando-o danificado ou criar sectores danificados, ou até mesmo interromper o processo de escrita, levando a fragmentação de informação.