Xterminator (21-04-2013, 21:01) escreveu:x86_64 "não é, e nunca foi da intel",x86_64 nada mais é que uma especificação inicialmente desenvolvida pela AMD como uma extensão para processadores de 32bits, e depois implementada em outros processadores como a extensão EMT64 intel, que não conseguiu sair na frente da AMD com sua extensão IA64 que faria extatamente o que o x86_64 faz.
Eu não sou expert como você, nem sei do que estou falando pois nunca estudei sobre isto, eu só estava lá quando foi feita a transição, e segundo a própria AMD os processadores podem ser utilizados em modo x86 puro para sistemas de 32 bits, pois o mesmo foi projetado para isto.
Na verdade foi projetado para que a transição de 32 para 64bits fosse feita de forma indolor já que poderiam ser reaproveitados software e hardware, até que os mesmos fossem portados para 64 bits.
Voltando ao fato gerador da discussão, você disse que processadores AMD64 tinha problemas com Sistemas Operacionais de 32bits,pois bem tirando a limitação de memória resolvido faz muito tempo, com os kernels bigmem, e depois PAE, os processadores de 64bits sempre rodaram melhor em sistemas de 32bits, isto só foi melhorado a pouco tempo atrás, pois hoje praticamente 99% dos processadores no mercado vem com instruçoões de 64bits.
@Xterminator, eu não sou
expert na matéria, como refere, aliás, eu nem estudei AMD, só Intel e ARM. O facto de ter x86 no nome, já implica tecnologia da Intel. Lá que a AMD tenha reunido isso antes do AMD64, não quer dizer que seja totalmente AMD. Essa tecnologia x86_64 está também presente nos processadores Intel, aliás o meu Intel Core i5, é um x86_64. Agora, também lhe tenho a dizer, a AMD auxilia a produção dos novos Intel 64 bit, por isso é normal trazer a tecnologia x86_64 que é o resultado da fusão das funções 16, 32 e 64 implementadas pela AMD. Ora se AMD64 for inteiramente igual a x86_64, então para quê usar um nome diferente na AMD e outro na Intel?
Já agora, se eu dei uma impressão de
expert, peço desculpa, porque eu apenas estava a falar de experiências que tive com computadores de outros utilizadores, que me pediram para instalar Linux. No qual a versão 32 bit não funcionava, tinha de ser obrigatoriamente 64 bit. Aliás, alguns dos modelos (não me recordo quais), indicavam na página da AMD apenas suporte de instruções de 64 bit, sendo que na opção 32 bit, apenas tinha um traço.
Xterminator escreveu:Luis Cardoso (21-04-2013, 20:17) escreveu:@Xterminator,
Se estiver a duvidar do que lhe digo, então arranje alguns modelos AMD64 (verifique se tem este selo) e experimente instalar a versão de 32 bit. Depois partilhe o resultado obtido, posso ter tido azar com dois ou três modelos e outros utilizadores também!

Eu já o fiz. e na verdade conheço muitos usuários que o fizeram por muito tempo
até porque a versão recomendada sempre é a de 32bits
pois por vezes o usuário nem sabe qual é a arquitetura do seu processador.
Caso queria acompanhar experiências basta ler este fórum
http://ubuntuforum-br.org/index.php/board,24.0.htmlVerá que a maioria dos usuários que tem processadores AMD64 só passaram a utilizar sistema operacional de 64 bits agora.
Aqui Solus OS2 32bits, rodando em um AMD64
Veja isto:
http://products.amd.com/pages/DesktopCP ... spx?id=562Onde está o selo 64?

Este é um AMD com topologia 32/64 bit, não é um AMD64! Todos os modelos AMD64 têm o 64 no selo.