

Publicado por Augusto Campos
Enviado por Cicero Moraes (cogitas3dΘgmail·com):
“Quem trabalha no mercado da computação gráfica sabe que os cliente são apressados e frugais. Mais do que isso, quem trabalha em uma área específica precisa se flexibilizar e fazer trabalhos que fogem um pouco da sua alçada.
Fui contratado para fazer uma série de desenhos estáticos que necessitavam de grande rapidez. Como fazer isso utilizando software livre? A resposta é simples: Inkscape. Como digitalizar um desenho feito inicialmente a mão?
Mais simples ainda. Basta desenhar, tirar uma fotografia com o próprio celular (hoje quase todo mundo pode fazer isso) e para aqueles que acham que é necessária uma mesa digitalizadora, o Inkscape tem uma tecnologia chamada Spiro que “arredonda” automaticamente os desenhos, com a opção de escolher um tipo de traço que lembra aqueles utilizados pro profissionais.
Então, com um lápis, um celular (ou câmera digital), um mouse e o Inkscape é possível fazer um desenho com qualidade profissional.
Criei um timelapse de um dos desenhos que fiz, onde o processo de digitalização é descrito na prática: [youtu.be/…]
Obs.: Para aqueles que acharem que isso não vale como um tutorial, perceba que o vídeo está em Full HD. Para capturar uma parte do processo é só pausar ou baixar o vídeo (com um add-on do Mozilla ou outro) e dar o play com uma velocidade menor. Espero que apreciem, grande abraço!” [referência: youtu.be]
Caso tenha gostado do post, por favor, prestigie a fonte para este e outros assuntos afins





Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!