Tradução literal da definição no
site do projecto GNUEDIT:
Hoje caso você precise instalar uma rede é necessário:
- Rede Software livre
- A contratação de um profissional que irá:
- Configurar tudo manualmente e de acordo com seus conhecimentos;
- Fazer as modificações que achar necessário - lembre-se o código é aberto;
- Compilar a aplicar as atualizações manualmente.
- Rede Microsoft Windows
- A contratação de um profissional que irá:
- Utilizar os assistentes da Microsoft;
- Não é necessário fazer modificações, o software já vem completo;
- Atualizar as configurações através do Update da Microsoft.
Analisando a parte M$:
A contratação de um profissional que irá: Utilizar os assistentes da Microsoft
Para acontecer o que me aconteceu da última vez que o PC ficou a berrar uma dúzia de vezes e depois a BIOS alerta-me de que ocorreram diversas falhas graves... Resolução, formatar o PC (não sou técnico da M$ nem tenho licença da mesma para fazer tal coisa) e mesmo assim ainda tive um
BSOD devido a um ponto que irei discutir mais abaixo...
(...) Não é necessário fazer modificações, o software já vem completo
Completo? Onde? Ao fim de instalar um Windows tenho de instalar programas Anti-vírus, Firewall, Anti-malware, Anti não sei o quê, tenho de instalar uma carrada de drivers (e a cada instalação lá vai um reboot) e ainda é preciso adquirir o Office, que vem à parte...
(...) Atualizar as configurações através do Update da Microsoft

A cereja no topo do bolo, à pala dos "Updates" já vi mais BSOD na minha vida do que se poderia imaginar... E a corrupção de drivers? Quando estive no Windows Vista/7, tive um problema com o meu
touchpad, pois a cada actualização tinha de instalar o driver original do mesmo, pois as actualizações davam-me cabo deste! Era impossível usar o
touchpad depois de um "Update" da M$. Aliás se a M$ estivesse tão interessada com os utilizadores já teria respondido aos mais de 20 "Reports" que enviei com falhas do Windows!
Quanto à parte de
Rede Software livre, não tenho muito a dizer, apenas que concordo. Aliás a estabilidade é adquirida com a compilação do código na máquina em que se quer ver esse código a trabalhar, assim não é preciso cá andar a remediar as coisas com
tweaks e
config files que só vêm acrescentar lixo!