Como parte dos esforços da empresa para fornecer JavaFX como software open source, a Oracle agora quer liberar ports do JavaFX para iOS e Android como open source. JavaFX é a estrutura da Oracle para o desenvolvimento cross-platform de aplicações ricas para internet (RIAs). JavaFX é destinado também no futuro, para assumir a partir da biblioteca GUI Swing dentro do padrão Java como o método padrão para programar interfaces gráficas de usuário.
De acordo com Richard Bair, da Oracle, os "primeiros bits e peças" para o JavaFX para iOS devem sair na próxima semana. O resto está previsto para vir ao mesmo tempo como o Prisma. Prisma é um dos sete projetos a serem lançados durante o processo da Oracle, a maioria do código deverá ser de código aberto nas próximas duas semanas, com o restante vindo de um a dois meses. O único elemento que deverá ficar como fonte fechado seria javafx-fonte e os desenvolvedores estão trabalhando com a lista OpenJFX para fazer uma fonte aberta de substituição de sistema operacional nativo para esse componente. Bair disse que a empresa também tem priorizado fixação do build / sistema de teste para mais rapidamente aceitar contribuições e correções.
Os ports do iOS e Android são baseados em uma "versão ainda não lançada de-JavaSE incorporado para iOS / Android" . Ainda não há data para o lançamento deste port. De acordo com Bair, houve perguntas sobre licenciamento no iOS, já que "a Apple não permite aplicativos licença GPL em sua loja de aplicativos" , ele diz que a crença atual é que o código do OpenJFX e OpenJDK devem ser capaz de ser empacotado com código de aplicação e o pacote lançado sob a licença do próprio desenvolvedor.