Instalei o Ubuntu Gnome 14.04, que vem com o Gnome 3.10.
Estou bastante contente com a produtividade do Gnome-Shell e tudo mais.
Mas, este GTK 3.10 introduzou algumas alterações, nomeadamente nas aplicações "nativas" do Gnome.
Um dos casos é o Nautilus, que seguindo o novo estilo implementado pela CSD (Clent Side Decorations), abdicou dos botões das janelas, excepto o de fechar (close).
Como tal, os botões de maximizar e minimizar não existem.
Em princípio, com o lançar do 3.12, o Gnome-Tweak-Tool irá trazer essa opção de escolher entre ter ou não ter esses botões.
Agora o estranho!
Essa opção já existe no Gnome-Tweak-Tools 3.10!
Que eu tenho, como podem ver nesta imagem:
E estão ambos activados (como também podem ver na imagem), tanto os botões de maximizar, como de minimizar.
Como é evidente, não funciona para o Nautilus e TODAS! as outras aplicações "nativas" gnome.
Como o Music, Maps, Weather, etc.
Os botões simplesmente não aparecem!
Agora o MAIS ESTRANHO DE TUDO!!!
Como (acho eu!) qualquer utilizador, volta e meia, preciso de aceder a pastas e ficheiros com permissões "root".
Por isso, quer com o comando "sudo", quer com o "gksu", abro o Nautilus para realizar as operações que necessito.
E qual foi o meu espanto , quando abri o Nautilus com "root" e aconteceu isto que deixo na imagem seguinte:
Na imagem à esquerda, em cima, está o Nautilus, com permissões "root" e em baixo `a direita, o mesmo Nautilus, com permissões "normais".
Ou seja, os botões (todos!), aparecem com permissões "root" e não aparecem com as permissões "normais"!!!!!
Alguém me pode ajudar a perceber isto?!
E mais importante ainda, alguém me pode ajudar a "fazer" os botões aprecerem TAMBÉM no Nautilus com permissões "normais"?!
Aguardo alguém que me possa ajudar a perceber e "resolver" (não é assim um problema tão grande!) esta situação caricata.
Hasta.