Bem-vindo: Sex, 30 de Maio 2025, 16:00 Pesquisa avançada

Volume desmontando [resolvido]

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: Volume desmontando

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 18 de Maio 2012, 0:34

Boas Ricardo, as minhas desculpas, preciso também de uma imagem da janela principal do programa Grub Customizer!

E já agora, como já tens dois SO's instalados, volta a colocar a copiar para aqui a saída deste comando:

sudo fdisk -l

Relativamente a esta imagem:

coloca um visto na caixinha que diz GRUB_GFXMODE 640x480 e depois muito importante!! salva esta alteração!. Encontras a opção Gravar ou Salvar no topo do programa do lado esquerdo.

Entretanto coloca aqui a imagem que falta e o resultado do comando e já com a alteração de cima guardada, reinicia o PC e vê se te aparece o Grub (carrega no Shift mal o PC arrancar!).

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Ricardo Smith » Sex, 18 de Maio 2012, 12:50

Olá Miguel, aqui vai o que solicitou:

Penso que fiz o que orientou. Vou reiniciar o computador agora e já lhe dou uma resposta.

Ricardo Smith

Ricardo Smith

Mensagempor Ricardo Smith » Sex, 18 de Maio 2012, 13:00

Olá Miguel,

Funcionou, reiniciei o computador por duas vezes sem problemas, o grub está aparecendo direto, sem precisar fazer nada. Valeu!

E quanto a máquina estar travando, isso vai parar?

No aguardo,

Ricardo Smith.

Ricardo Smith

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 18 de Maio 2012, 15:17

Boas Ricardo, como na imagem do teu "post" não mostraste ainda a alteração, não sei se o fizeste.

Mas, se puseste o "visto" naquela linha GRUB_GFXMODE 640x480 e funcionou bem, então o que se estava a passar era devido à tua placa gráfica.
Ela não deve "arrancar" de imediato com o PC, por isso, o Grub só aceita a resolução mais pequena.

Que placa gráfica tens?

E tens algum driver proprietário instalado?

Executa este comando no terminal e copia para aqui o resultado:

lspci | grep VGA

Se não te apresentar resultado nenhum o.0 , faz:

lspci

Esses "travamentos" que falas acontecem enquanto trabalhas normalmente no PC?

E em que Ambiente Gráfico acontecem (Unity, Gnome-Shell, etc)? Ou acontecem em todos?

Ao menos já consegues manipular o Grub, para poderes arrancar com o SO que entenderes. :yeah:

Aguardo resposta.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Ricardo Smith » Sáb, 19 de Maio 2012, 2:27

Olá Miguel, vamos lá se estou acertando no que solicitou:

Não sei que placa gráfica tenho, a placa mãe é daquelas tudo em um. Também não sei se tenho driver proprietário instalado.

Exatamente, os travamentos acontecem enquanto estou usando o computador, acontecem do nada. Aí desligo o computador manualmente, religo, o sistema não entra de jeito nenhum, o monitor fica escuro. Reinstalo o SO (12.04), funciona e, repentinamente, trava de novo.

O ambiente gráfico que uso é o Unity, já tentei o Gnome, mas acontece a mesma coisa.

Até aqui, nesta instalação que estou, ainda não aconteceu de travar.

Agradecido pela atenção,

Ricardo Smith.

Ricardo Smith

Mensagempor Ricardo Smith » Sáb, 19 de Maio 2012, 5:28

Olá Miguel,

Volta e meia aparece esta janela sempre que uso o painel inicial.

Será que o problema pode estar aí?

Ricardo Smith

Ricardo Smith

Mensagempor Ricardo Smith » Sáb, 19 de Maio 2012, 5:59

Olá Miguel,

Você perguntou se eu tenho driver proprietário instalado. Não tenho. Logo que instalei pela primeira vez o 12.04, instalei o driver recomendado conforme a tela abaixo e só me deu mais problemas. Ao iniciar o computador a tela alternava de cor beterraba para escura ininterruptamente, não arrancando o sistema.

Abraços.

Ricardo Smith

Ricardo Smith

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 19 de Maio 2012, 13:35

Boas Ricardo, deves instalar os Drivers proprietários, pois dão melhores capacidades que o driver open source.

Estão lá dois, o próprio driver e uma actualização.

Instala os dois, mesmo que ele só te deixe instalar um para já, fá-lo, reinicia e depois vais lá outras vez e instala o outro.
Reinicia sempre que instalares um!

De te der problemas, adiciona este repositório. No terminal faz isto:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates

sudo apt-get update

sudo apt-get upgrade

Vai instalar o último driver da Nvidia.

Reinicia e vê se já está tudo bem.

Quanto ao erro que te aparece, não é nada de grave. Conforme podes ver, é relacionado com o Uniy-lens. E no Launchpad já têm conhecimento do mesmo. É só aguardar que apareça uma correcção, que eventualmente há-de aparecer. :D

Quando te aparecer essa janela, clica em enviar relatório, que embora eles já saibam do problema, tu insistes!

Experimenta o que acima foi descrito em relação ao driver.

Os travamentos são exactamente por causa da parte gráfica.
Como tal, convém instalares os drivers proprietários.

Cumps.
Editado pela última vez por Miguel Fonseca em Seg, 21 de Maio 2012, 6:19, em um total de 1 vez.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Ricardo Smith » Dom, 20 de Maio 2012, 6:03

Olá Miguel,

Peço desculpas pela insistência, fico receioso em instalar os dois drivers em questão, já que os mesmos me deram problemas quando da inicialização do sistema, ou seja, o mesmo não arrancava, a tela do monitor alternava entre cor beterraba e cor preta ininterruptamente. Daí reinstalei o sistema. Sem a instalação dos drivers isso não acontece. Vale arriscar? Confesso que fico meio inseguro.

Mais uma vez com desculpas pela insistência do leigo aqui, grato pela atenção,

Ricardo Smith.

Ricardo Smith

Mensagempor Miguel Fonseca » Dom, 20 de Maio 2012, 9:56

Boas Ricardo, na minha opinião, se temos um sistema estável a trabalhar com todas as opções, não devemos "mexer" em nada!

Mas para teres o total aproveitamento gráfico do teu PC no Ubuntu, é claro que terás que usar os drivers proprietários!

Podes é ter a certeza logo à partida que instalas o último driver estável, adicionando já o PPA que referi no último "post" e só então instalá-lo!

Como já alteraste também a resolução do Grub para a mais baixa (GRUB:GFXMODE 640x480), arrisca.

É evidente se não funcionar mesmo com os drivers proprietários, então terás que ficar como estás.

A decisão final é tua.

Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

AnteriorPróximo

Voltar para Questões gerais