Bem-vindo: Seg, 5 de Maio 2025, 20:58 Pesquisa avançada

[Resolvido] Arquivo tar.gz

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

[Resolvido] Arquivo tar.gz

Mensagempor Vlamirj » Ter, 17 de Janeiro 2012, 1:53

Ola pessoal!
Eu estou com um probleminha eu baixei um programa que esta compactado em tar.gz e gostaria de saber como eu faço para instalar esse programa?
Quais são os comandos que eu digito para instalar o mesmo???? :medo:
Editado pela última vez por Vlamirj em Qui, 26 de Janeiro 2012, 18:05, em um total de 1 vez.
Vlamirj

Re: Arquivo tar.gz

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 17 de Janeiro 2012, 10:25

Normalmente tem de descomprimir o arquivo (tecla direita do mouse em cima do arquivo e seleccione a opção Extrair Aqui). Depois veja o conteúdo, em principio deverá ter um ficheiro INSTALL a indicar como deve proceder à sua instalação! É que existem diversas maneiras de instalar quando vem neste formato. Uns é preciso apenas correr o binário presente na pasta criada no processo de descompactação, outros precisam de correr comandos via terminal, etc!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Vlamirj » Ter, 17 de Janeiro 2012, 12:51

Esse é o problema eu descompactei e não a nenhum ficheiro INSTALL então eu suponho que devemos instalar pelo terminal e quais são os comandos????
Vlamirj

Mensagempor ZonZor » Ter, 17 de Janeiro 2012, 14:55

Quando não tem INSTALL é só executar o binário
ZonZor

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 17 de Janeiro 2012, 15:03

Vlamirj » 17 Jan 2012, 12:51 escreveu:Esse é o problema eu descompactei e não a nenhum ficheiro INSTALL então eu suponho que devemos instalar pelo terminal e quais são os comandos????

Depende (no local onde o descarregou não diz o que é preciso?), pode ser apenas:
./configure

seguido de:
make

e depois a instalação:
sudo make install

Pode depender do cmake, e aí terá de fazer o seguinte:
cmake .

(aguardar pelo processo) seguido de:
make

e depois a instalação:
sudo make install

Pode também só ter o Makefile pronto e aí basta:
make

e depois a instalação:
sudo make install

Ou se já estiver tudo compilado, pode ser apenas executar um ficheiro binário, ou com extensão .run ou ainda com extensão .sh!

Como pode ver, existem muitos procedimentos para instalar um programa (e ainda há mais, mas estes é os que tenho usado mais)! Por isso é que estou a dizer de que devia ter mais alguma informação, pois existem diversos métodos! Já viu se tinha um ficheiro README ou algo género?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Vlamirj » Qui, 26 de Janeiro 2012, 18:05

Ola amigos!

Me desculpe a demora em responder, mas eu agradeço muito o esforço de vocês em querer me ajudar, com as dicas de vocês eu consegui resolver o meu problema muito obrigado mesmo. :rox: :yeah:
Vlamirj

Voltar para Questões gerais