gpaulinno » 30 Abr 2012, 18:51 escreveu:Oi pessoal!
Com a continuidade de uso do Ubuntu as dúvidas vão surgindo, principalmente no que se refere a segurança. Já li vário tópicos em fóruns que tratam este assunto, mas agora que mergulhei definitivamente no Linux e abandonei o Windows preciso ter mais certeza quanto a este quesito sanando assim qualquer dúvida.
Faz muito bem em apresentar esta dúvida, pois será certamente a de muitos utilizadores que migram do Sistema
X para Sistemas baseados em Linux. Com o crescimento actual das distribuições Linux, é normal começarem a aparecer cada vez mais "infestações".
O próprio Linux, tal como acontece com o Windows, já traz uma firewall, que para o utilizador comum serve perfeitamente! No entanto pode, e se utilizar Windows noutras máquinas será muito recomendado, usar soluções anti-vírus como pode encontrar no site de
ajuda do Ubuntu (existem soluções semelhantes à do Windows, como por exemplo:
Avast!,
AVG,
Avira,
BitDefender,
Panda, etc).
Eu já usei o
ClamAV (solução OpenSource, que recomendo) e o
Avast! (este requer registo, tal como acontece com a versão para Windows).
Existem vírus para Windows que funcionam em Wine. Por isso recomendo vivamente a dar uma olhada na resposta anterior, pois se usar algo no Wine que venha de origem duvidosa, ou se precisa de usar o navegador via Wine para jogar, testar páginas Web em navegador que só existem para Windows, então o risco pode aumentar!
O pior é quando o Wine tem de recorrer a bibliotecas nativas do Windows para poder correr as aplicações correctamente. Pois alguns programas têm como solução a adição de um
dll de um
Sistema Operativo Windows.
Possivelmente a maneira como o Linux encripta os dados e os envia para a memória.
Mas o que faz realmente de um Sistema Operativo um Sistema seguro, é o utilizador! Se este quiser mesmo abrir brechas no Sistema, então é certo que nem o Linux consegue resistir!