Bem-vindo: Dom, 4 de Maio 2025, 17:59 Pesquisa avançada

Bug - Arquivos .goutputstream poluíndo a $HOME

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Bug - Arquivos .goutputstream poluíndo a $HOME

Mensagempor Gramathur » Dom, 13 de Maio 2012, 1:29

Relativo a distribuição Ubuntu 12.04

Ontem, quando teclei ctrl+H na minha Home, descobri uma quantidade exorbitante de arquivos ocultos .goutputstream poluíndo o diretório. Em todas as outras distribuições nunca encontrei estes arquivos.

Resolvi investigar e descobri que isto é um bug relatado aqui: https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+sour ... bug/984785

Li os comentários por lá e até o momento parece-me que ninguém sabe ainda ao certo qual aplicativo ou biblioteca é o responsável por tal acontecimento.

Algum dos colegas do fórum sabe ou supõe o que pode ser?

Estou preocupado com isto. :medo:

Gramathur

Re: Bug - Arquivos .goutputstream poluíndo a $HOME

Mensagempor José Craveiro » Dom, 13 de Maio 2012, 1:38

Reparei que aconteceu o mesmo comigo! ¬¬
Ao todo tenho 8 ficheiros de texto simples e vazios. :S
José Craveiro

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Dom, 13 de Maio 2012, 2:33

Fui verificar e também tenho vários ficheiros .goutputstream! Mas que raio!
35mm", aqui bloga-se!
Ricardo JM Vieira

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 13 de Maio 2012, 12:30

Uma pergunta, qual o vosso ambiente gráfico? É que eu tenho apenas 3 ficheiros! Dois datam do dia em que instalei o Gnome Clássico e o Gnome-shell... O outro foi de ontem, pois ontem precisei de ir ao Unity, Gnome Clássico e Gnome-shell, por isso queria saber se estava de alguma forma relacionado com o Ambiente Gráfico. Já que eu tenho usado principalmente o Ambiente Lubuntu!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Ricardo JM Vieira » Dom, 13 de Maio 2012, 15:53

Luis Cardoso » Dom Mai 13, 2012 12:30 pm escreveu:Uma pergunta, qual o vosso ambiente gráfico? É que eu tenho apenas 3 ficheiros! Dois datam do dia em que instalei o Gnome Clássico e o Gnome-shell... O outro foi de ontem, pois ontem precisei de ir ao Unity, Gnome Clássico e Gnome-shell, por isso queria saber se estava de alguma forma relacionado com o Ambiente Gráfico. Já que eu tenho usado principalmente o Ambiente Lubuntu!

Eu utilizo maioritariamente Unity, mas ás vezes também o Gnome Shell. E a verdade é que tenho 16 (!) ficheiros desse tipo ocultos. Todos têm o tamanho de 0 bytes e se os abrir no Gedit não têm nada escrito. Vá-se lá perceber. Estou tentado a apagá-los, uma vez que gosto de ter tudo organizado, mas não sei se causam prejuízo ao sistema (se bem que estive a ler no launchpad os comentários e parece que não traz qualquer problema apagá-los...).
35mm", aqui bloga-se!
Ricardo JM Vieira

Mensagempor Ron Alon » Dom, 13 de Maio 2012, 15:55

Também tenho. Vou tentar deletar depois e ver o que acontece. De qualquer forma, só tem 0bytes, então...
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor José Craveiro » Dom, 13 de Maio 2012, 16:00

Bem, agora tenho mais 1 e com data de hoje face aos restantes com data de ontem, portanto já são 9 ficheiros e claro todos a 0 bits! :S
Agora como é que vou saber o que possa ter feito hoje por exemplo para se ter criado isto?! ¬¬
Uso a sessão xfce.
José Craveiro

Mensagempor José Craveiro » Dom, 13 de Maio 2012, 16:01

Ricardo Vieira » Dom Mai 13, 2012 3:53 pm escreveu:
Luis Cardoso » Dom Mai 13, 2012 12:30 pm escreveu:Uma pergunta, qual o vosso ambiente gráfico? É que eu tenho apenas 3 ficheiros! Dois datam do dia em que instalei o Gnome Clássico e o Gnome-shell... O outro foi de ontem, pois ontem precisei de ir ao Unity, Gnome Clássico e Gnome-shell, por isso queria saber se estava de alguma forma relacionado com o Ambiente Gráfico. Já que eu tenho usado principalmente o Ambiente Lubuntu!

Eu utilizo maioritariamente Unity, mas ás vezes também o Gnome Shell. E a verdade é que tenho 16 (!) ficheiros desse tipo ocultos. Todos têm o tamanho de 0 bytes e se os abrir no Gedit não têm nada escrito. Vá-se lá perceber. Estou tentado a apagá-los, uma vez que gosto de ter tudo organizado, mas não sei se causam prejuízo ao sistema (se bem que estive a ler no launchpad os comentários e parece que não traz qualquer problema apagá-los...).

Ricardo, mas será que não surgirão mais? :|
José Craveiro

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 13 de Maio 2012, 16:54

Digamos que é alguma aplicação que está a fazer uso da função GOutputStream, mas ao qual está a faltar o fecho para mandar limpar esse ficheiro temporário. Digamos que todos nós temos um programa que anda a transferir ficheiros de um lado para o outro e que usa esta função, que cria um ficheiro na nossa directoria $HOME, mas que se esquece de apagar depois de limpar o seu conteúdo!
Pelo menos o ficheiro de ontem, indica +/- a hora em que andei a copiar ficheiros do Disco Externo para o PC! Será esta uma das causas? É que eu fiz essa cópia fazendo uso do Unity, através do Nautilus. No restante tempo tenho usado o Lubuntu e não tenho ficheiros nesses dias. E hoje já iniciei pelo menos duas vezes o PC e nada...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 13 de Maio 2012, 16:59

Luis Cardoso » 13 Mai 2012, 16:54 escreveu:Digamos que é alguma aplicação que está a fazer uso da função GOutputStream, mas ao qual está a faltar o fecho para mandar limpar esse ficheiro temporário. Digamos que todos nós temos um programa que anda a transferir ficheiros de um lado para o outro e que usa esta função, que cria um ficheiro na nossa directoria $HOME, mas que se esquece de apagar depois de limpar o seu conteúdo!
Pelo menos o ficheiro de ontem, indica +/- a hora em que andei a copiar ficheiros do Disco Externo para o PC! Será esta uma das causas? É que eu fiz essa cópia fazendo uso do Unity, através do Nautilus. No restante tempo tenho usado o Lubuntu e não tenho ficheiros nesses dias. E hoje já iniciei pelo menos duas vezes o PC e nada...

Mais info sobre o problema: http://mail.gnome.org/archives/gvfs-list/2009-April/msg00009.html
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Questões gerais