Bem-vindo: Ter, 23 de Abril 2024, 6:57 Pesquisa avançada

Tópico Official Ubuntu Gnome 13.04 + Gnome-Shell 3.8

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Tópico Official Ubuntu Gnome 13.04 + Gnome-Shell 3.8

Mensagempor marcos.vargens » Qua, 1 de Maio 2013, 0:21

Bom pessoal, resolvi criar esse tópico para concentrar os problemas e soluções dessas duas bombas :troll: . Brincadeira, mas o Gnome-Shell anda bem revoltado no meu Ubuntu Gnome 13.04.

Na versão betta do Gnome Ubuntu eu não tive muitos problemas, mas o Docky vivia fechando sozinho. Além disso o Gnome-Shell ficava dando restarts, mas não travava. O restante das aplicações funcionavam perfeitamente.

Mas essa semana tive alguns incomodos:

Skype - Tem vários tutoriais na internet ensinando uma forma de resolver a "Falha de segmentação" que impede o aplicativo de iniciar. Funcionava até semana passada, agora não funciona mais. E também acontece no Notebook que não tem Nvidia. Estou sem solução para isso.

Thunderburd - Fecha sozinho. Para resolver é simples, basta desabilitar todas as extensões.

Central de progras do Ubuntu - No PC não da problema, no notebook abre e já fecha em seguida. Encontrei relatos de que é um bug, mas não entendi porque só acontece no note.

AWN - Gosto muito do Docky, mas está insuportável vive fechando sozinho. Tentei instalar o AWN mas deu um monte de erros. Se alguém está usando com sucesso passa a dica.

Papel de Parede do Gnome-Shell some quando habilita pastas na Área de Trabalho e o fundo fica branco - É um bug, se trocar o tema GTK+ (Janelas) da esse problemas. Basta usar o tema default(Adwaita Padrão). Os temas de ícone, barra superior da janela e até do próprio Gnome-Sheel podem ser alterados.


Gnome-Shell - O Gnome-Shell trava, a tela fica escura e aparece novamente, mas tudo muito rápido, sem travamentos longos. Acontece aleatoriamente. Pode ser algo relacionado ao drive de vídeo. Não sei, seria bom mais alguém relatar caso ocorra. Se tiver uma solução melhor ainda.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Tópico Official Ubuntu Gnome 13.04 + Gnome-Shell 3.8

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 1 de Maio 2013, 0:53

Sobre o Papel de Parede convém referenciar esta conversa do link seguinte pois inclui como descobrimos que era problema do tema: ;)

Entretanto, sobre todos estes problemas, principalmente para quem usa o Unity que não tem muitas vantagens (ainda!) provenientes do Gnome 3.8. Quem quiser reverter a instalar do Gnome 3.8, basta usar o PPA-Purge apresentado neste artigo:

Depois de instalar este software, para reverter basta executar estes comandos (em princípio, visto que não "precisei" de testar):
sudo ppa-purge ppa:gnome3-team/gnome3

sudo ppa-purge ppa:gnome3-team/gnome3-staging

sudo ppa-purge ppa:ppa:ricotz/testing
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Tópico Official Ubuntu Gnome 13.04 + Gnome-Shell 3.8

Mensagempor Xterminator » Qua, 1 de Maio 2013, 1:05

Nenhum destes problemas é relativo ao gnome-shell, são problemas do ubuntu
e dos usuários, se você utilizar o gnome-shell como ele foi projetado para ser utilizado
os problemas com o gnome-shell irão sumir.
gnome-shell não utiliza ícones na área de trabalho, isto foi extirpado e inclusive em breve esta opção será desabilitada oficialmente,basta observar que tudo relacionado a área de trabalho foi transferida para o shell.

Logo sobram ai os problemas que são todos relativos ao ubuntu, quanto ao problema do shell reiniciar, verifique se há alguma informação no arquivo .xsession-errors, pois isto não é comum, pode ser problemas com extensões ou a falta de algum serviço ou biblioteca.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Tópico Official Ubuntu Gnome 13.04 + Gnome-Shell 3.8

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 1 de Maio 2013, 1:08

Apesar de eles (programadores do Gnome) terem os seus motivos de desligarem os ícones da Área de Trabalho, eu acho que não faz sentido acabarem com essa opção, principalmente porque há mesmo muita gente que gosta dessa opção!!

Sobre bug, é pena não o resolverem pois ele já é conhecido há já algumas semanas. :|
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Tópico Official Ubuntu Gnome 13.04 + Gnome-Shell 3.8

Mensagempor marcos.vargens » Qua, 1 de Maio 2013, 1:22

Obrigado Claudio. Descobri mais uma agora, que me deixou até triste. O terminal perdeu a transparência. Encontrei uma discussão na internet de um rapaz que abriu como bug e foi informado pelo desenvolvedor que não é bug, não tem mais essa funcionalidade mesmo, pior ainda foi a forma como ele respondeu :| . O jeito é instalar outro terminal.
Aqui no Ubuntued tem matéria sobre o Guake, Terminator e o Terra, todos tem transparência.

Se tirarem a possibilidade de ter ícones na área de trabalho eu volto para o Unity sem pensar.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Tópico Official Ubuntu Gnome 13.04 + Gnome-Shell 3.8

Mensagempor Xterminator » Qua, 1 de Maio 2013, 1:37

Claudio Novais (01-05-2013, 0:08) escreveu:Apesar de eles (programadores do Gnome) terem os seus motivos de desligarem os ícones da Área de Trabalho, eu acho que não faz sentido acabarem com essa opção, principalmente porque há mesmo muita gente que gosta dessa opção!!

Sobre bug, é pena não o resolverem pois ele já é conhecido há já algumas semanas. :|


Creio que não, normalmente as pessoas utilizam docks etc... etc... isto faz muito tempo
o clique direito e os ícones no desktop, nunca foram uma opção no gnome 3.0 sempre veio desabilitada.
Por isto existem os forks.
Eu confesso que nunca fui adepto dos ícones no desktop, colocava para testar ícones criados, mas o gnome sempre teve opções mais interesantes de organização de ícones, como a quick lounge e o próprio painel.
http://quick-lounge.sourceforge.net/screenshots.html
Aqui um screenshot para não perder o costume.
http://xterminador.deviantart.com/art/T ... 81852&qo=3
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Tópico Official Ubuntu Gnome 13.04 + Gnome-Shell 3.8

Mensagempor Xterminator » Qua, 1 de Maio 2013, 1:45

marcos.vargens (01-05-2013, 0:22) escreveu:Obrigado Claudio. Descobri mais uma agora, que me deixou até triste. O terminal perdeu a transparência. Encontrei uma discussão na internet de um rapaz que abriu como bug e foi informado pelo desenvolvedor que não é bug, não tem mais essa funcionalidade mesmo, pior ainda foi a forma como ele respondeu :| . O jeito é instalar outro terminal.
Aqui no Ubuntued tem matéria sobre o Guake, Terminator e o Terra, todos tem transparência.

Se tirarem a possibilidade de ter ícones na área de trabalho eu volto para o Unity sem pensar.


No unity você não utiliza ícones na área de trabalho, por padrão os ícones estão no dash
mesmo caso do gnome-shell.
Acho que há uma certa confusão por parte dos usuários, sei lá me parece que querem só ter um desktop belo para tirar screenshos e mostrar pra todo mundo, por exemplo a pseudo-transparencia do terminal, é um recurso sem muita utilizade.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Tópico Official Ubuntu Gnome 13.04 + Gnome-Shell 3.8

Mensagempor Rafael Schonberg » Qua, 1 de Maio 2013, 2:01

Eu tenho ficheiros no Ambiente de Trabalho e uso isso. Não gostava de me ver limitado sobre isso.
Querem um espaço vazio forçado com que propósito?
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: Tópico Official Ubuntu Gnome 13.04 + Gnome-Shell 3.8

Mensagempor marcos.vargens » Qua, 1 de Maio 2013, 2:05

Xterminator (01-05-2013, 0:45) escreveu:No unity você não utiliza ícones na área de trabalho, por padrão os ícones estão no dash
mesmo caso do gnome-shell.
Acho que há uma certa confusão por parte dos usuários, sei lá me parece que querem só ter um desktop belo para tirar screenshos e mostrar pra todo mundo, por exemplo a pseudo-transparencia do terminal, é um recurso sem muita utilizade.


Você está certo em partes. Eu não gosto das alternativas que o Gnome possui para não usar o Desktop para colocar pastas por exemplo. Para mim, o Desktop é como se fosse um /tmp. Extraio ali, uso e depois deleto, arrasto faço de forma prática e rápida, coisas que teria que abrir o nautilus, criar uma pasta e depois fazer tudo isso dentro de uma janela. Eu não acho nada prático.
Já o terminal, realmente, ser transparente não influência em nada. Assim como usar a mesma cor de sapato e calça, camisa, cueca, meias todo os dias, sempre igual sem mudar nada, não influência a eficiência da roupa. Aí vai de cada um. Eu depois que usei o terminal transparente, me acostumei a digitar comandos enquanto roda um vídeo ao fundo. Poderia dividir as janelas, mas prefiro assim, como também gosto da cor azul como o céu do outono.
Eu sinceramente, não entendo o que tirar a transparência vai ajudar o terminal. Se ele ficar 5 segundos mais rápido eu duvido que vou perceber. Se a dificuldade é tanta em manter, tenho medo do futuro do Gnome.

Xterminator escreveu: quanto ao problema do shell reiniciar, verifique se há alguma informação no arquivo .xsession-errors, pois isto não é comum, pode ser problemas com extensões ou a falta de algum serviço ou biblioteca.


Não encontrei o arquivo .xsession-errors em lugar nenhum, isso é bom?

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Tópico Official Ubuntu Gnome 13.04 + Gnome-Shell 3.8

Mensagempor Xterminator » Qua, 1 de Maio 2013, 2:14

Rafael Schonberg (01-05-2013, 1:01) escreveu:Eu tenho ficheiros no Ambiente de Trabalho e uso isso. Não gostava de me ver limitado sobre isso.
Querem um espaço vazio forçado com que propósito?


Ter uma área de trabalho.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Próximo

Voltar para Questões gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes

cron