Bem-vindo: Ter, 23 de Abril 2024, 22:37 Pesquisa avançada

Gnome,Gnome2(fallback),Gnome Remix 12.04LTS ou XFCE[RESOLV]

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Gnome,Gnome2(fallback),Gnome Remix 12.04LTS ou XFCE[RESOLV]

Mensagempor fsantana » Dom, 12 de Maio 2013, 0:48

Boa noite.
Desculpem a minha ignorância.
Instalei o Gnome3 mas fiquei bastante desiludido comparativamente com o Unity!
Tenho visto os posts de diversos utilizadores do ubuntu, e quase todos apreciam mais o Gnome2 em detrimento do Gnome3.
Dos 4 ambientes referidos em assunto, qual deles é o melhor e que tenha uma versão "stable" de modo a não colidir com o software existente por instalação directa na instalação do ubuntu 12.04.2 LTS?
Antecipadamente grato.
Editado pela última vez por fsantana em Qua, 12 de Junho 2013, 21:22, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
fsantana
 
Mensagens: 149
Registrado em: 24 Março, 2013
Localização: Almada

Re: Gnome-Do, Gnome2 (fallback),Gnome Remix 12.04LTS ou XFCE

Mensagempor nuno_nunes » Dom, 12 de Maio 2013, 1:44

fsantana (11-05-2013, 23:48) escreveu:Boa noite.
Desculpem a minha ignorância.
Instalei o Gnome3 mas fiquei bastante desiludido comparativamente com o Unity!
Tenho visto os posts de diversos utilizadores do ubuntu, e quase todos apreciam mais o Gnome2 em detrimento do Gnome3.
Dos 4 ambientes referidos em assunto, qual deles é o melhor e que tenha uma versão "stable" de modo a não colidir com o software existente por instalação directa na instalação do ubuntu 12.04.2 LTS?
Antecipadamente grato.


Porque não instalas o mate pelo repositório e assim ficas com o formato do gonome 2

sudo add-apt-repository "deb http://packages.mate-desktop.org/repo/ubuntu $(lsb_release -cs) main"
sudo add-apt-repository "deb http://repo.mate-desktop.org/ubuntu $(lsb_release -cs) main"
sudo add-apt-repository "deb http://mirror1.mate-desktop.org/ubuntu $(lsb_release -cs) main"
sudo apt-get update
sudo apt-get install mate-archive-keyring
sudo apt-get update
sudo apt-get install mate-core mate-desktop-environment
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Gnome-Do, Gnome2 (fallback),Gnome Remix 12.04LTS ou XFCE

Mensagempor fsantana » Dom, 12 de Maio 2013, 2:08

Nuno_Nunes,
Obrigado pela rápida resposta.
Diga-me só uma coisa - Se eu de todo não ficar cativado pelo Mate(Gnome2) será que me poderia dizer o(s) comando(s)
para o desinstalar sem deixar quaisquer resquícios da respectiva instalação e ficar com tudo reposto como se não tivesse havido instalação?
Julgo (pelo aspecto) que não vai ser esse o caso, mas se a eventualidade apontar nesse sentido queria ficar documentado desde já.
Obrigado mais uma vez.
Avatar do usuário
fsantana
 
Mensagens: 149
Registrado em: 24 Março, 2013
Localização: Almada

Re: Gnome-Do, Gnome2 (fallback),Gnome Remix 12.04LTS ou XFCE

Mensagempor nuno_nunes » Dom, 12 de Maio 2013, 4:40

Fazes assim no terminal

sudo apt-get purge mate-core mate-desktop-environment
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Gnome-Do, Gnome2 (fallback),Gnome Remix 12.04LTS ou XFCE

Mensagempor Rafael Schonberg » Dom, 12 de Maio 2013, 4:42

Não sei quais são mas acho que são bastantes mais Nuno.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: Gnome-Do, Gnome2 (fallback),Gnome Remix 12.04LTS ou XFCE

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 12 de Maio 2013, 12:20

Analisando o título conclui-se que há aqui alguma confusão.

Gnome-Do é um lançador ao jeito do Synapse, gmrun, etc. Não se trata portanto de uma sessão!

Gnome2 (fallback) não existe, há sim Gnome 2 que era usado nas versões anteriores a Ubuntu 11.10 e há o Gnome 3 (fallback mode) que é o Gnome 3 com um aspecto semelhante ao Gnome 2, mas não deixa de ser Gnome 3 e está presente desde o Ubuntu 11.10.

Gnome Remix só se tornou uma versão oficial no Ubuntu 13.04 e trata-se de um Ubuntu com o ambiente Gnome-shell (interface de exemplo da equipa GNOME para o Gnome 3) em vez do Unity (interface criada pela Canonical com recurso ao Gnome 3 + Compiz + Nux Framework).

Xfce é uma interface que usa Gtk2 (biblioteca gráfica criada para o Gnome 2) mas vem preparada para lidar com Gtk3 (biblioteca gráfica criada para o Gnome 3).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Gnome-Do, Gnome2 (fallback),Gnome Remix 12.04LTS ou XFCE

Mensagempor fsantana » Dom, 12 de Maio 2013, 23:37

Luis Cardoso (12-05-2013, 11:20) escreveu:Analisando o título conclui-se que há aqui alguma confusão.

Gnome-Do é um lançador ao jeito do Synapse, gmrun, etc. Não se trata portanto de uma sessão!

Gnome2 (fallback) não existe, há sim Gnome 2 que era usado nas versões anteriores a Ubuntu 11.10 e há o Gnome 3 (fallback mode) que é o Gnome 3 com um aspecto semelhante ao Gnome 2, mas não deixa de ser Gnome 3 e está presente desde o Ubuntu 11.10.

Gnome Remix só se tornou uma versão oficial no Ubuntu 13.04 e trata-se de um Ubuntu com o ambiente Gnome-shell (interface de exemplo da equipa GNOME para o Gnome 3) em vez do Unity (interface criada pela Canonical com recurso ao Gnome 3 + Compiz + Nux Framework).

Xfce é uma interface que usa Gtk2 (biblioteca gráfica criada para o Gnome 2) mas vem preparada para lidar com Gtk3 (biblioteca gráfica criada para o Gnome 3).


Luís Cardoso,
Vai-me desculpar (mas dados os meus parcos conhecimentos) ainda me deixou mais baralhado.
A ideia inicialmente era o Gnome3 - mas depois de instalado não gostei, sinceramente.
Pelos vários comentários recolhidos existem muitos utilizadores (que tal como eu) não gostam nada do Gnome3.
Tal como eles estamos mais inclinados para o Gnome2.
Depois sugeriram-me (que dado o facto do Gnome2 ter evoluído para o Gnome3) e não haver a possibilidade de retorno ao Gnome2, o melhor seria ficar pelo fork o META.
Como a versão é a ubuntu 12.04 LTS....
Não sei k faça.
Muito sinceramente!
Avatar do usuário
fsantana
 
Mensagens: 149
Registrado em: 24 Março, 2013
Localização: Almada

Re: Gnome-Do, Gnome2 (fallback),Gnome Remix 12.04LTS ou XFCE

Mensagempor nuno_nunes » Dom, 12 de Maio 2013, 23:47

fsantana (12-05-2013, 22:37) escreveu:
Luis Cardoso (12-05-2013, 11:20) escreveu:Analisando o título conclui-se que há aqui alguma confusão.

Gnome-Do é um lançador ao jeito do Synapse, gmrun, etc. Não se trata portanto de uma sessão!

Gnome2 (fallback) não existe, há sim Gnome 2 que era usado nas versões anteriores a Ubuntu 11.10 e há o Gnome 3 (fallback mode) que é o Gnome 3 com um aspecto semelhante ao Gnome 2, mas não deixa de ser Gnome 3 e está presente desde o Ubuntu 11.10.

Gnome Remix só se tornou uma versão oficial no Ubuntu 13.04 e trata-se de um Ubuntu com o ambiente Gnome-shell (interface de exemplo da equipa GNOME para o Gnome 3) em vez do Unity (interface criada pela Canonical com recurso ao Gnome 3 + Compiz + Nux Framework).

Xfce é uma interface que usa Gtk2 (biblioteca gráfica criada para o Gnome 2) mas vem preparada para lidar com Gtk3 (biblioteca gráfica criada para o Gnome 3).


Luís Cardoso,
Vai-me desculpar (mas dados os meus parcos conhecimentos) ainda me deixou mais baralhado.
A ideia inicialmente era o Gnome3 - mas depois de instalado não gostei, sinceramente.
Pelos vários comentários recolhidos existem muitos utilizadores (que tal como eu) não gostam nada do Gnome3.
Tal como eles estamos mais inclinados para o Gnome2.
Depois sugeriram-me (que dado o facto do Gnome2 ter evoluído para o Gnome3) e não haver a possibilidade de retorno ao Gnome2, o melhor seria ficar pelo fork o META.
Como a versão é a ubuntu 12.04 LTS....
Não sei k faça.
Muito sinceramente!


Para ter um desktop como o antigo do gnome 2 tens o mate porque é um fork do gnome 2 criado pelo linux mint
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Gnome-Do, Gnome2 (fallback),Gnome Remix 12.04LTS ou XFCE

Mensagempor Exploit » Seg, 13 de Maio 2013, 2:45

eu gosto do cinnamon.. viewtopic.php?f=30&t=946
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: Gnome-Do, Gnome2 (fallback),Gnome Remix 12.04LTS ou XFCE

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 13 de Maio 2013, 12:06

fsantana (12-05-2013, 22:37) escreveu:Luís Cardoso,
Vai-me desculpar (mas dados os meus parcos conhecimentos) ainda me deixou mais baralhado.
A ideia inicialmente era o Gnome3 - mas depois de instalado não gostei, sinceramente.
Pelos vários comentários recolhidos existem muitos utilizadores (que tal como eu) não gostam nada do Gnome3.
Tal como eles estamos mais inclinados para o Gnome2.
Depois sugeriram-me (que dado o facto do Gnome2 ter evoluído para o Gnome3) e não haver a possibilidade de retorno ao Gnome2, o melhor seria ficar pelo fork o META.
Como a versão é a ubuntu 12.04 LTS....
Não sei k faça.
Muito sinceramente!

Todos estes que apresento são Gnome 3, quais experimentou e de quais não gosta?


← Cinnamon | Gnome Classic →


Gnome-shell


← Pantheon | Unity →


↑ My Gnome (sessão GNOME personalizada por mim) ↑


Como vê, ainda há muitas sessões baseadas em Gnome 3:
  • A Gnome-shell é a proposta oficial de sessão para o Gnome 3.
  • O Cinnamon é um fork, i.e., pegaram no Gnome-shell e deram-lhe um outro caminho (daí o nome fork, PT→garfo). É uma das caras do Linux Mint e a sua grande aposta.
  • O Gnome Classic foi criado para tentar agradar aqueles que gostavam muito do Gnome 2 e estavam relutantes em adotar o desenrolar do Gnome 3 e a proposta de apresentação, a Gnome-shell. Este ambiente pode ter como gestor de janelas o Compiz ou o Metacity. A versão com Metacity (apelidada de Gnome Clássico (sem efeitos)) é normalmente usada como sessão de escape para o Gnome-shell, inicialmente para o Cinnamon e para o Gnome Classic com Compiz.
  • O Unity é uma proposta da Canonical para ambiente gráfico, inicialmente apresentou-se no Gnome 2 (como o conhecemos atualmente, quando se estava no Ubuntu 11.04, passando a ser sessão Gnome 3 apenas a partir do Ubuntu 11.10) e vê as suas janelas geridas pelo Compiz, uma aplicação que herdou do Gnome 2 e o qual faz funcionar todo o aspecto do Unity.
  • O Pantheon é a aposta da equipa do elementary OS para a sua versão Luna. O seu gestor de janelas é um fork do Mutter e dá pelo nome de Gala.
  • O My Gnome é uma sessão personalizada por mim que pode usar um dos seguintes gestores de janela: Compiz, Mutter e Metacity. Criei esta sessão porque não queria estar preso às sessões que já existem, devido às suas limitações ou por trazerem alguns Bugs associados. Com esta sessão, o utilizador tem o poder de decidir o que quer (qual o gestor de janelas, a dock, o painel, etc, etc...) e pode ser criada através dos seguintes passos:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Próximo

Voltar para Questões gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 79 visitantes