Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 10:02 Pesquisa avançada

Gnome-Shell com lag [RESOLVIDO]

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Gnome-Shell com lag [RESOLVIDO]

Mensagempor Paulo Junior » Qua, 11 de Setembro 2013, 19:32

Pessoal, tem alguma forma de diminuir o lag qndo abro o dash do gnome??, mesmo usando um i7 de 3,2Ghz ele fica lento quando abre, fico vendo o arrasto das janelas com lag, nao trava, mas incomoda
Editado pela última vez por Paulo Junior em Sex, 13 de Setembro 2013, 19:29, em um total de 1 vez.

Paulo Junior
 
Mensagens: 13
Registrado em: 26 Julho, 2013

Re: Gnome-Shell com lag

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 11 de Setembro 2013, 21:36

Mais características do pc tipo grafica?
Editado pela última vez por nuno_nunes em Qui, 12 de Setembro 2013, 13:00, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Gnome-Shell com lag

Mensagempor Exploit » Qui, 12 de Setembro 2013, 2:25

isso é falta de drivers
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: Gnome-Shell com lag

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 12 de Setembro 2013, 15:28

Pode ser falta de drivers, mas também pode ser um problema de ícones com demasiada qualidade. Há uns anos atrás, alguns conjuntos de ícones tinham muita qualidade porque usavam imagens de alta resolução. O problema desses conjuntos de ícones é que depois sobrecarregavam o sistema, tornando as aplicações mais lentas no arranque, pois tinham de carregar para a memória todas aquelas imagens.

Em computadores mais lentos a carregar para a memória, e aqui falo da maioria dos portáteis, porque utilizam discos de 5k rotações, isso sente-se imediatamente. Nesse sentido, aqui poderá estar a ocorrer esse problema também.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Gnome-Shell com lag

Mensagempor Xterminator » Qui, 12 de Setembro 2013, 20:33

Com uma configuração destas não sei te dizer o que ocorre, qual seria a versão do gnome-shell?
só tive problemas em relação a abertura do menu nas versões instáveis, mas em versões finais não tive, experimente instalar a extensão impatience:
https://extensions.gnome.org/extension/277/impatience/
Ela dá uma acelerada nas animações, agora isto também pode ser problema com o tema, pois no .css do tema existem várias opções de delay para várias partes do shell, se você utiliza o tema padrão e da versão correta e mesmo assim tem este problema, fica complicado pois não parece problema com drivers.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Gnome-Shell com lag

Mensagempor Paulo Junior » Sex, 13 de Setembro 2013, 13:35

Estou usando a PPA do oibaf, minha GPU é a da intel HD4000, tenho uma ati 7730m no note, mas nao uso por que ela é hibrida, e nunca consegui fazer funcionar, e dai deixo ela desligada pra consumir menos energia, mas a gpu da intel me atende perfeitamente na unity, mas sou mais produtivo na gnome-shell, estou usando a unity, que nao apresenta nenhum tipo de lag

Paulo Junior
 
Mensagens: 13
Registrado em: 26 Julho, 2013

Re: Gnome-Shell com lag

Mensagempor Xterminator » Sex, 13 de Setembro 2013, 15:51

Paulo Junior (13-09-2013, 13:35) escreveu:Estou usando a PPA do oibaf, minha GPU é a da intel HD4000, tenho uma ati 7730m no note, mas nao uso por que ela é hibrida, e nunca consegui fazer funcionar, e dai deixo ela desligada pra consumir menos energia, mas a gpu da intel me atende perfeitamente na unity, mas sou mais produtivo na gnome-shell, estou usando a unity, que nao apresenta nenhum tipo de lag


Rapaz eu não tenho uma placa da intel para testar, mas verifique qual tipo de aceleração ela está utilizando o ideal é olhando o arquivo /var/log/Xorg.0.log, já li em alguns lugares que por padrão as placas da intel utilizam a aceleração uxa por ser mais testado, sendo que o método sna é muito mais rápido e nas versões mais novas das distros está sendo escolhido por padrão.
Aqui tem alguns benchmarks
http://www.phoronix.com/scan.php?page=n ... px=MTM4MTI
Quanto a ativação só não tenho como testar, então fica por sua conta e risco.
http://www.webupd8.org/2012/10/how-to-e ... on-in.html

Outra coisa que você deve verificar é se todas as bibliotecas mesa estão instaladas principalmente EGL e GLES, eu utilizo gnome-shell em um Athlon II X2 250 3.0ghz 4GB de memória e o desempenho é bom (não digo ótimo, pois sempre tem alguma coisinha), tanto usando o driver proprietário da ATI quando o driver radeon, e também tem a libva (intel) xvba (amd) vdpau (nvidia) que são importantes pois deixam a reprodução de vídeos a cargo da placa de vídeo.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Gnome-Shell com lag

Mensagempor Paulo Junior » Sex, 13 de Setembro 2013, 19:28

Resolvi o problema, tanto a ppa do oibaf quanto a do Xorg.edgers estava dando lag, estava com a do oibaf, removi e testei, ficou fluido demais, do jeito que é para ser, instalei a xorg, e lag denovo, dai deixei sem ppa e com o sna ativo, mesmo meu i7 sendo um IvyBridge. Obrigado galerinha.

Paulo Junior
 
Mensagens: 13
Registrado em: 26 Julho, 2013

Re: Gnome-Shell com lag

Mensagempor Xterminator » Sex, 13 de Setembro 2013, 22:26

Paulo Junior (13-09-2013, 19:28) escreveu:Resolvi o problema, tanto a ppa do oibaf quanto a do Xorg.edgers estava dando lag, estava com a do oibaf, removi e testei, ficou fluido demais, do jeito que é para ser, instalei a xorg, e lag denovo, dai deixei sem ppa e com o sna ativo, mesmo meu i7 sendo um IvyBridge. Obrigado galerinha.


Que bom que resolveu o problema, com esta configuração é muito estranho este lag.
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Gnome-Shell com lag

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 14 de Setembro 2013, 15:13

Xterminator (13-09-2013, 22:26) escreveu:
Paulo Junior (13-09-2013, 19:28) escreveu:Resolvi o problema, tanto a ppa do oibaf quanto a do Xorg.edgers estava dando lag, estava com a do oibaf, removi e testei, ficou fluido demais, do jeito que é para ser, instalei a xorg, e lag denovo, dai deixei sem ppa e com o sna ativo, mesmo meu i7 sendo um IvyBridge. Obrigado galerinha.


Que bom que resolveu o problema, com esta configuração é muito estranho este lag.


Esta imprevisibilidade é o que caracteriza normalmente os repositórios com as versões bleeding edge, aliás, por isso é que normalmente chamamos de repositórios estáveis e instáveis, porque os instáveis são imprevisíveis ao ponto de muitas vezes nem se saber que se passa. ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Questões gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 51 visitantes

cron