Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 12:20 Pesquisa avançada

Maquina Virtual para estudar linux, é boa ideia?

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Maquina Virtual para estudar linux, é boa ideia?

Mensagempor AntonioBrito » Sex, 3 de Janeiro 2014, 17:18

Devido a varias frustrações em tentar fazer dual boot no meu notebook ( fujam da Samsung, caso queiram usar linux) tiver que restaurar o sistema de fabrica e então decidi estudar linux instalado em uma maquina virtual, o que voces acham? é uma boa?
Pois de inicio, era esse meu objetivo em fazer dual boot, em instalar o ubuntu e usa-lo para estudar linux e ao mesmo tempo me adaptar ao sistema na prática, enfim, gostaria de saber a opiniao de voces.

Desde já agradeço a atenção de todos
AntonioBrito

Re: Maquina Virtual para estudar linux, é boa ideia?

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 3 de Janeiro 2014, 19:31

AntonioBrito (03-01-2014, 16:18) escreveu:Devido a varias frustrações em tentar fazer dual boot no meu notebook ( fujam da Samsung, caso queiram usar linux) tiver que restaurar o sistema de fabrica e então decidi estudar linux instalado em uma maquina virtual, o que voces acham? é uma boa?
Pois de inicio, era esse meu objetivo em fazer dual boot, em instalar o ubuntu e usa-lo para estudar linux e ao mesmo tempo me adaptar ao sistema na prática, enfim, gostaria de saber a opiniao de voces.

Eu também comecei (em parte) assim. Claro que a real experiência, i.e., desempenho e funcionamento, é melhor quando se tem instalado directamente na máquina, mas pode muito bem usá-lo numa Máquina Virtual.

Agora só tenho a dizer para evitar o Ubuntu com Unity, já que este tem um péssimo desempenho numa MV, pelo menos em alguns computadores. Se quer usar Linux com ambiente gráfico, então recomendo-lhe a utilização de Gnome-shell, KDE, Xfce, LXDE, e17, ... (resumindo, todos menos o Unity).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor AntonioBrito » Sex, 3 de Janeiro 2014, 22:22

Luis Cardoso (03-01-2014, 18:31) escreveu:
AntonioBrito (03-01-2014, 16:18) escreveu:Devido a varias frustrações em tentar fazer dual boot no meu notebook ( fujam da Samsung, caso queiram usar linux) tiver que restaurar o sistema de fabrica e então decidi estudar linux instalado em uma maquina virtual, o que voces acham? é uma boa?

Eu também comecei (em parte) assim. Claro que a real experiência, i.e., desempenho e funcionamento, é melhor quando se tem instalado directamente na máquina, mas pode muito bem usá-lo numa Máquina Virtual.

Agora só tenho a dizer para evitar o Ubuntu com Unity, já que este tem um péssimo desempenho numa MV, pelo menos em alguns computadores. Se quer usar Linux com ambiente gráfico, então recomendo-lhe a utilização de Gnome-shell, KDE, Xfce, LXDE, e17, ... (resumindo, todos menos o Unity).

No caso qual seria o ambiente grafico que voce recomendaria? para ser mais exato
AntonioBrito

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 3 de Janeiro 2014, 22:46

AntonioBrito (03-01-2014, 21:22) escreveu:No caso qual seria o ambiente grafico que voce recomendaria? para ser mais exato

Para poder ser exacto, diga-me -- como se tivesse de categorizar ou utilizar tags -- o tipo de utilização que lhe pretende dar. Não precisa ser específico, i.e., não precisa de dizer o que pretende fazer nele, só se é para programar, jogar, criar um servidor, etc, etc...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor AntonioBrito » Sex, 3 de Janeiro 2014, 22:58

Basicamente quero estudar para prova de LPI e tambem sobre servidores, assim como tmabém recursos e ferramentas que ele dispoe tanto para jogos quanto e designer
Resumindo, para area profissional quero estuda-lo para Certificção em LPI e Servidores e para uso pessoal para jogos, designer e tarefas basicas
AntonioBrito

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 3 de Janeiro 2014, 23:05

AntonioBrito (03-01-2014, 21:58) escreveu:Basicamente quero estudar para prova de LPI e tambem sobre servidores, assim como tmabém recursos e ferramentas que ele dispoe tanto para jogos quanto e designer
Resumindo, para area profissional quero estuda-lo para Certificção em LPI e Servidores e para uso pessoal para jogos, designer e tarefas basicas

Então talvez o KDE, Gnome Clássico ou Xfce (se bem que o Xfce é mais leve para usar em MV).
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor AntonioBrito » Sex, 3 de Janeiro 2014, 23:07

Luis Cardoso (03-01-2014, 22:05) escreveu:
AntonioBrito (03-01-2014, 21:58) escreveu:Basicamente quero estudar para prova de LPI e tambem sobre servidores, assim como tmabém recursos e ferramentas que ele dispoe tanto para jogos quanto e designer

Então talvez o KDE, Gnome Clássico ou Xfce (se bem que o Xfce é mais leve para usar em MV).

Muito Obrigado, so mais uma duvida, instalar ambiente grafico no ubuntu em VM é mesma coisa se tivesse instalado em um computador fisico?
AntonioBrito

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 3 de Janeiro 2014, 23:18

AntonioBrito (03-01-2014, 22:07) escreveu:

Muito Obrigado, so mais uma duvida, instalar ambiente grafico no ubuntu em VM é mesma coisa se tivesse instalado em um computador fisico?

Não é bem, até porque o SO virtualizado apenas verá o hardware que a aplicação, que gere as suas Máquinas Virtuais, lhe fornecer, que na sua maioria é hardware conhecido e de bom suporte. O gestor de Máquinas Virtuais (como VirtualBox, Qemu, etc), terá de fazer a ponte entre esse hardware virtualizado e o Kernel do SO onde está a correr essa aplicação.

Por isso, não fique com a falsa ideia de que se algo correr bem ou mal numa MV, que irá correr da mesma maneira na Máquina Real, até porque os parâmetros podem diferir, além de que os drivers para a máquina real podem estar mais bem ou mal concebidos que os drivers da máquina virtual.
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor AntonioBrito » Sex, 3 de Janeiro 2014, 23:20

Luis Cardoso (03-01-2014, 22:18) escreveu:
AntonioBrito (03-01-2014, 22:07) escreveu:

Não é bem, até porque o SO virtualizado apenas verá o hardware que a aplicação, que gere as suas Máquinas Virtuais, lhe fornecer, que na sua maioria é hardware conhecido e de bom suporte. O gestor de Máquinas Virtuais (como VirtualBox, Qemu, etc), terá de fazer a ponte entre esse hardware virtualizado e o Kernel do SO onde está a correr essa aplicação.

Por isso, não fique com a falsa ideia de que se algo correr bem ou mal numa MV, que irá correr da mesma maneira na Máquina Real, até porque os parâmetros podem diferir, além de que os drivers para a máquina real podem estar mais bem ou mal concebidos que os drivers da máquina virtual.

Então como devo proceder?
AntonioBrito

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 3 de Janeiro 2014, 23:30

AntonioBrito (03-01-2014, 22:20) escreveu:Então como devo proceder?

O procedimento é o mesmo, use a Central de Programas ou o terminal e sudo apt-get install ambiente_que_desejar. Nisso não muda, o que muda é apenas o desempenho, de resto é exactamente igual. Uma Máquina Virtual é como um Computador normal, mas com a vantagem de poder ter diversos SO a correr na mesma máquina real (se o computador aguentar, claro). Outra vantagem, é que se cometer algum deslize (nas suas experiências), o que estava na máquina real não é afectado.
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Questões gerais