Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 15:44 Pesquisa avançada

Ubuntu GNOME ou Ubuntu com Gnome?

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Ubuntu GNOME ou Ubuntu com Gnome?

Mensagempor DenysMb16 » Dom, 9 de Março 2014, 13:18

Fala aí, galera, é o seguinte, ultimamente ando com algumas dúvidas. Um dos pontos alto do Ubuntu é a facilidade de costumização e etc, gosto de instalar várias interfaces no ubuntu porém minha preferida sempre foi o GNOME. Porém, o Unity é mais leve que o GNOME, mais rápido e instável, mas como sou um usuário que gosta de costumizar a área de trabalho a gosto, fico nas seguintes dúvidas.
É mais vantajoso instalar o Ubuntu GNOME 14.04 ou instalar o Ubuntu 14.04 e instalar a interface GNOME?
Há alguma desvantagem do Ubuntu GNOME comparado ao Ubuntu "normal"?

Gostaria muito também que, quem tivesse a testar a versão beta do Gnome 14.04 pudesse me dizer melhor como se encontra o SO.
Fico nestas dúvidas por que, usava o Ubuntu GNOME 14.04 na versão Alpha 1 ainda, se não me engano, mas por serem versões cheias de bug, não fiquei receoso quanta a correção dos bugs na versão final mas sim receoso de que o Ubuntu "normal" fosse mais instável que o Ubuntu GNOME. Isso seria meio ruim para mim pois, até agora, não consegui fazer o GNOME funcionar 100% na versão "normal" do Ubuntu. Queria muito que me ajudassem a sanar estas dúvidas.
PS: Tinha instalado o elementary OS, achei o menu dele ótimo, várias funções boas mas achei que não estava pronta ainda, sofri com o elementary OS os mesmo problemas que sofria no Ubuntu 12.04 (sendo um desses problemas, problema com a internet que me dava dor de cabeça no 12.04, então, não tinha como continuar com este sistema operacional)

DenysMb16
 
Mensagens: 46
Registrado em: 17 Agosto, 2012

Re: Ubuntu GNOME ou Ubuntu com Gnome?

Mensagempor abdo » Dom, 9 de Março 2014, 14:11

Boas Denys

Na minha opinião sempre é melhor usar a versão do que o SO com uma interface alternativa ou seja...
melhor o Ubuntu Gnome do que o Ubuntu com Gnome
melhor o Xubuntu do que o Ubuntu com XFCE
melhor o Lubuntu do que o Ubuntu com LXDE
melhor o Kubuntu do que o Ubuntu com KDE
Isso porque você fica com um SO sem carregar arquivos que só seriam necessário no Ubuntu como o Unity e seus arquivos de configuração.

Em contra partida ao optar por instalar o Ubuntu e suas outras interfaces você pode alternar entre elas ao seu sabor.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Ubuntu GNOME ou Ubuntu com Gnome?

Mensagempor DenysMb16 » Dom, 9 de Março 2014, 14:17

abdo (09-03-2014, 13:11) escreveu:Boas Denys

Na minha opinião sempre é melhor usar a versão do que o SO com uma interface alternativa ou seja...
melhor o Ubuntu Gnome do que o Ubuntu com Gnome
melhor o Xubuntu do que o Ubuntu com XFCE
melhor o Lubuntu do que o Ubuntu com LXDE
melhor o Kubuntu do que o Ubuntu com KDE
Isso porque você fica com um SO sem carregar arquivos que só seriam necessário no Ubuntu como o Unity e seus arquivos de configuração.

Em contra partida ao optar por instalar o Ubuntu e suas outras interfaces você pode alternar entre elas ao seu sabor.


Obrigado por responder. Estava pensando aqui, acho mesmo mais vantajoso instalar o Ubuntu GNOME para mim.
Vou instalar o Ubuntu GNOME hoje aqui e só espero que não tenha lá tanto bugs e esteja tão instável como estava a versão Alpha.

DenysMb16
 
Mensagens: 46
Registrado em: 17 Agosto, 2012

Re: Ubuntu GNOME ou Ubuntu com Gnome?

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 10 de Março 2014, 0:54

Sem dúvida que recomendo o Ubuntu Gnome. Utilizo-o e funciona muito bem (veja a imagem ao lado por exemplo).

Se utilizar o Gnome-shell pelo Ubuntu (que tem o Unity), vai acabar por encontrar alguns problemas.

Estes problemas ocorrem porque basicamente o Unity utiliza um subconjunto das funcionalidades/aplicações do Gnome-shell (ou melhor: do projeto Gnome) e molda-as conforme as necessidades. Ora, quando instala o Gnome-Shell, algumas dessas coisas moldadas são opções que no Gnome-shell podem fazer pouco sentido. O resultado é um misto que não agrada nem o Gnome-Shell nem o Unity, pois vai haver uma mistura estranha, a começar por exemplo com a situação dos ícones na área de trabalho.

Em suma, se quer o Gnome-shell, instale o Ubuntu Gnome! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu GNOME ou Ubuntu com Gnome?

Mensagempor DenysMb16 » Seg, 10 de Março 2014, 1:31

Claudio Novais (09-03-2014, 23:54) escreveu:Sem dúvida que recomendo o Ubuntu Gnome. Utilizo-o e funciona muito bem (veja a imagem ao lado por exemplo).

Se utilizar o Gnome-shell pelo Ubuntu (que tem o Unity), vai acabar por encontrar alguns problemas.

Estes problemas ocorrem porque basicamente o Unity utiliza um subconjunto das funcionalidades/aplicações do Gnome-shell (ou melhor: do projeto Gnome) e molda-as conforme as necessidades. Ora, quando instala o Gnome-Shell, algumas dessas coisas moldadas são opções que no Gnome-shell podem fazer pouco sentido. O resultado é um misto que não agrada nem o Gnome-Shell nem o Unity, pois vai haver uma mistura estranha, a começar por exemplo com a situação dos ícones na área de trabalho.

Em suma, se quer o Gnome-shell, instale o Ubuntu Gnome! ;)


Valeu, Claudio, isso mesmo que fiz, eu instalei o Ubuntu GNOME, resolvi deixar o Unity de lado. Tá funcionando tudo muito bem, só tive um probleminha com o Gnome Tweak Tool que, do nada, a maioria das minhas extensões sumiram e não tinha como instalar as extensões de novo, mas foi só restaurar as configurações do Gnome que voltou tudo ao normal. Agora só preciso de uma ultima coisa para deixar o PC perfeitamente do meu gosto, como eu faço para colocar o botão de fechar no lado esquerdo da janela? (Costumo usar Dois Cliques para maximizar e um clique com o Botão do Meio para minimizar)

DenysMb16
 
Mensagens: 46
Registrado em: 17 Agosto, 2012

Re: Ubuntu GNOME ou Ubuntu com Gnome?

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 10 de Março 2014, 10:09

No Gnome 3.10 provavelmente isso já não vai ser possível, ou melhor, não vai ser algo natural pois as aplicações estão desenhadas para ter o botão de fechar num botão muito específico (veja as imagens que eu pus no ambiente que referi). Basicamente a barra de título vai desaparecer.

Se você ainda não estiver a usar o Gnome 3.10, então em princípio a solução está aqui:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Questões gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 52 visitantes

cron