Bem-vindo: Seg, 5 de Maio 2025, 18:00 Pesquisa avançada

Velocidade do SO e Partições

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Velocidade do SO e Partições

Mensagempor BrunoDM » Sáb, 15 de Março 2014, 3:43

Boa Noite,

Tenho um notebook com Core i5 430M, 4Gb RAM, Placa de video ATI Readon HD 5650 e 500Gb de HD.
Ta rodando o windows 7 home premium, só que ele ta muito lento. Ate pra abrir paginas no navegador ele esta demorando. Ja formatei, e continua... Nao sei se tem haver com o tempo, pois ja tenho ele ha 4 anos.

Gostaria entao, de saber, se eu formatar, e instalar o Ubuntu 14.04, ele fica mais leve. Ou atualmete o ubuntu é tao pesado quanto o windows 7 ?

E na hora de formatar, quantos Gb eu deveria deixar pra partição Swap, Raiz, e home ? Para um HD de 500.

BrunoDM

Re: Velocidade do SO e Partições

Mensagempor João Víctor » Sáb, 15 de Março 2014, 20:44

Provavelmente sim, ele ficaria mais rápido, já que o Ubuntu é bem mais leve que o Windows.
Mas saiba que a versão 14.04 Trusty Tah ainda é uma versão muito instável, recomendo a versão 13.10 Saucy Salamander por ser bem mais estável que a versão 14.04 Trusty Tahr.

João Víctor

Re: Velocidade do SO e Partições

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 15 de Março 2014, 21:24

BrunoDM (15-03-2014, 2:43) escreveu:Boa Noite,

Tenho um notebook com Core i5 430M, 4Gb RAM, Placa de video ATI Readon HD 5650 e 500Gb de HD.
Ta rodando o windows 7 home premium, só que ele ta muito lento. Ate pra abrir paginas no navegador ele esta demorando. Ja formatei, e continua... Nao sei se tem haver com o tempo, pois ja tenho ele ha 4 anos.

Gostaria entao, de saber, se eu formatar, e instalar o Ubuntu 14.04, ele fica mais leve. Ou atualmete o ubuntu é tao pesado quanto o windows 7 ?

E na hora de formatar, quantos Gb eu deveria deixar pra partição Swap, Raiz, e home ? Para um HD de 500.

Eu tenho um desktop com características semelhantes, exceptuando a gráfica, que é uma Nvidia. No meu ficou uma super bala, com o Ubuntu 12.04, ainda não testei o Ubuntu mais recente, mas depreendo que seja ainda mais rápido.

Quanto às partições:
  • SWAP: O dobro do valor da RAM, no seu caso, 8GB;
  • Root (/): Entre 8 a 20GB (mais de 20GB já é um total desperdício);
  • Home (/home): O restante espaço.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Voltar para Questões gerais